Fases da Vida do Homem

Todo ser vivo existente na face da terra tem duas etapas na vida como certeza irrefutável, o nascimento, que será quando a vida começa, e a morte, que é quando a vida se extingue. O período entre essas duas etapas pode ser vivido de diversas formas, e varia dependendo do tipo de ser vivo, existe uma expectativa de vida para todo ser vivo na face da terra, alguns exemplo: O porco vive em média dez anos, o cachorro em média doze, a coruja em média vinte e três, o papagaio pode chegar a viver setenta e cinco anos, a tartaruga gigante de Aldabra pode chegar a viver até duzentos anos, o tubarão da Groenlândia vive em média quatrocentos anos, geralmente as espécies com maior expectativa de vida são aquáticas. A expectativa de vida do homem vária de acordo com a região que ele vive, no Brasil por exemplo a média de vida é de setenta e dois anos para homens e setenta e nove anos para mulheres, a média no mundo todo é de cerca de setenta e um anos e o Japão tem a maior expectativa de vida do mundo, cerca de oitenta e seis anos. E o que se passa durante esses anos na vida do homem? Bom, costuma-se dividir a vida em quatro fases, sendo elas a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

A Infância

A infância é a primeira fase pela qual os homens passam, ela vai desde o nascimento até os onde anos de idade. Nos primeiros dois anos somos ainda bebês de colos, nessa fase começamos a andar, falar nossas primeiras palavras, nos dois anos seguintes vai se formando a personalidade da criança, é uma fase de muito aprendizado, costuma-se dizer que por volta dos três anos começa a “fase do porquê” que é quando a criança quer saber sobre tudo e pergunta a toda hora. Por volta dos quatro anos a criança começa a ir para a escola, nesse momento ela começa a se tornar um pouco mais independente dos pais (tomar banho sozinha, ir ao banheiro), ela também começa a ter que seguir mais regras que as colocadas dentro de casa, aprender a viver em grupo com os colegas, relações pessoais e cria novas amizades. No período que se segue a criança vai aprendendo a ler, escrever, pedir o que se quer, aprende respeito e muitas outras coisas, a fase desse desenvolvimento se segue até os onze anos, a criança com onze anos ainda não se sabe ao certo diferenciar todas as coisas, e não tem grandes certezas na vida, e ainda é bastante dependente dos pais. Pode-se chamar a infância também de fase da criatividade e da sinceridade, é incomum ver crianças mentindo, e geralmente a imaginação delas é extremamente forte.

A Adolescência

A adolescência costuma ir dos doze aos vinte anos de idade, é nesse período que irá se passar pela puberdade, fase muito “difícil” para aqueles que convivem com os adolescentes, além dos hormônios estarem a flor da pele, como diz a expressão, é uma fase de mudança física para os adolescentes, nessa fase o corpo se desenvolve, crescem mais pelos, a voz engrossa, entre outros aspectos físicos que mudam bastante, a maioria das pessoas tem mudanças radical dos doze para os vinte anos por exemplo, conserva-se alguns traços porém além de mudar fisicamente a personalidade se desenvolve. Aos doze a inocência ainda reina no meio adolescente, eles ainda costumam brincar, porém querem ter mais privacidade e liberdade, nos anos que se seguem começam a descobrir novos horizontes, é quando os adolescentes querem começar a ir em festas, beijar, namorar. Nessa fase também na escola há mudanças, o número de matérias aumenta, é preciso ter mais atenção e cuidado com os estudos. Nessa fase a pessoa costuma descobrir daquilo que gosta, estilo musical, roupa, sexualidade e tudo mais, é na adolescência também que a pessoa irá escolher qual carreira deseja seguir na sua vida, alguns decidem logo cedo e seguem no seu sonho, outros demoram mais, mas geralmente até os vinte anos os adolescentes já se encontram na faculdade, a escola é um grande definidor para essa decisão, lá a pessoa irá se identificar mais com alguma área do que com outra. Alguns consideram a adolescência fase da rebeldia, e de mudanças, é também a fase de descobrir novos horizontes, é também a fase que a pessoa acredita ser independente, mas na maioria das vezes ainda depende muito dos seus pais.

A Vida Adulta

A vida adulta se inicia nos vinte e um anos e termina por volta dos sessenta anos. Essa é a maior fase da vida, nesse momento a pessoa irá ter que ter certeza do que quer para seu futuro, se está feliz na sua escolha de carreira (quando ainda estamos na casa do vinte podemos mudar nossas escolhas, ainda é uma fase de juventude), se quer namorar ou ficar curtindo a vida por mais um tempo. A chegada dos trinta anos marca a idade de “sossegar”, claro que muitas pessoas se casam e já estão instáveis financeiramente antes do trinta, mas geralmente é por volta dessa idade que isso ocorre. A fase adulta inicia-se como uma fase de incertezas, podendo ser muito difícil, porém ao longo dos anos a pessoas irá entender daquilo que gosta e de como quer viver. A fase adulta marca também o período de ter filhos, e isso não há uma idade certa para isso, pesquisas apontam que a idade “ideal” para se ter filhos é até os trinta e cinco anos, mas isso vai variar das escolhas pessoais de cada um. Nessa fase a pessoa começa a organizar seu futuro, por exemplo comprar uma casa, fazer alguns investimento, se estabilizar etc. A fase adulta pode ser considerada tanto a fase de muitas mudanças como fase de estabilidade, por ser um período prolongado e por outros motivos também é provavelmente a fase mais importante da vida humano.

A Velhice

A fase da velhice vária de quando ela vai começar, alguns consideram os sessenta anos, já a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera a velhice a partir dos setenta e cinco anos, o que soa meio estranho já que inclusive no Brasil muitas pessoas não alcançam essa idade. Pode-se dizer que a velhice inicia quando a pessoa consegue se aposentar. Ela também pode ser conhecida como terceira idade, ou melhor idade, é a fase mais avançada na vida do homem e geralmente traz um pouco de tranquilidade pra vida da pessoa. Nessa fase a pessoa já não está mais inserida no mercado de trabalho (claro que há muitas exceções) e ela pode descansar. É também nessa fase que os cabelos começam a ficar brancos, a pele começa a ficar bem mais enrugada, os músculos se tornam mais fracos e problemas de saúde costumam aparecer, além do físico a mente também começa a ter algumas variações, como perca de memória por exemplo. Na fase da velhice é quando a pessoa tem mais experiência de vida, e adora conversar e transmitir seus conhecimentos as pessoas mais novas. Pode-se chamar de fase de tranquilidade para uns e terror para outros (por surgirem muito problemas de saúde), mas é uma fase de se aproveitar as memórias boas que se tem da vida.

Essas são as fases da vida do homem, claro que não é regra e conhecemos a realidade de muitos países, onde as crianças começam a trabalhar com menos de onze anos, abandonam os estudos, pessoas morrem com pouca idade, muitos não conseguem entrar na faculdade e se profissionalizar mesmo que desejam. Muitos adultos passam a vida vivendo com os pais, outros começam a vida muito antes dos vinte um, alguns tem filhos com quinze anos outros com cinquenta, enfim há uma infinita variedade de possibilidades de se viver a vida, o importante é tentar curtir e aproveitar ao máximo tudo que ela lhe oferecer!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário