Doutores Cidadãos

Palhaços no Hospital

Não se espante se algum dia você cruzar com palhaços no corredor de algum hospital. Não, você não tomou doses a mais de seus remédios, são apenas os Doutores Cidadãos, voluntários palhaços que visitam hospitais, asilos públicos e filantrópicos. Essa bela ação começou no final de 1998, quando Roberto Ravagnani, um administrador de empresas, radialista e também palhaço, criou o personagem Dr. Ispaguetti Saracura, iniciando assim, suas visitas voluntárias ao Hospital Estadual Brigadeiro, que se destaca em oncologia, divertindo a ala pediátrica do hospital.

Formação

E não eram somente as crianças que recebiam doses de alegria e de felicidade, adultos e idosos também interagiam com os palhaços, em um ambiente diferente da rotina típica de um hospital. “Ao perceber a ausência de atividades de entretenimento entre os adultos e os idosos, os Doutores Cidadãos se esforçaram para que um maior público interagisse com suas atividades”. Afirma Felipe Mello, um dos doutores cidadãos e fundadores da ONG Canto Cidadão.

Professor

Missão

Em uma missão de humanização hospitalar, os doutores cidadãos, visitam regularmente hospitais e asilos com um simples objetivo de levar alegria e entusiasmo para os pacientes, acreditando no poder de cura de um sorriso e que ainda saúde emocional e física estão relacionadas. “Todos os doutores cidadãos que participam das atividades voluntárias, acreditam que as visitas aos pacientes, estimula a auto-estima tanto das crianças quanto dos adultos e idosos, que neste ambiente, costuma ser baixa.” Completa Felipe.

Doutores Cidadãos

Além de levar um sorriso sincero e harmonia para um ambiente que sente carência nestes aspectos, os doutores cidadãos tem um outro objetivo também, o de promover o voluntariado e a consciência do papel de cidadão, sendo que atualmente o projeto conta com 500 voluntários capacitados, que dedicam no mínimo 3 horas por mês e no máximo 6 horas por semana de seu trabalho.

E não basta apenas querer ser um voluntário, pois existe um treinamento para que o interessado se torne um Doutor Cidadão, com duração de cinco meses e encontros semanais de proximadamente quatro horas de duração. O processo seletivo se faz necessário, pois existe um número maior de candidatos do que o número de vagas oferecidas pela organização. “A quantidade de pessoas dispostas a ajudar, é realmente expressiva, o que dá ânimo para continuar o nosso projeto, talvez porque o filme baseado em fatos verídicos “Patch Adams – O amor é contagioso”, que contagia o telespectador com emoção, tenha inspirado a aquele que o assistiu”. Acredita Felipe.

Programa Solidário

E não é só em São Paulo que os Doutores Cidadãos atuam, sendo que hospitais de 16 estados já receberam a alegria dos palhaços em um programa denominado “Canto Cidadão em todos os Cantos”, que sensibiliza um público maior para a importância do protagonismo social.
Para entrar em contato com o Canto Cidadão e obter mais informações sobre os Doutores Cidadãos, basta ligar para: Telefones: (11) 3259-8021 – (11) 3256-7296 – (11) 8221-3304

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.