Doces Brasileiros que não tem nos EUA

Estados Unidos

Os Estados Unidos da América são uma república federal, composta por cinquenta estados e um distrito federal, onde compartilham da soberania do governo federal. Grande parte do país se localiza na região central da América do Norte, e ele é banhado por dois oceanos, o Pacífico e o Atlântico.

Além disso, os EUA fazem fronteira em sua parte norte com o Canadá, e em sua parte sul com o México. Há ainda o Alasca, que é um estado que não faz parte da área contínua do país, e assim, se localizando mais a noroeste do continente, além de fazer fronteira com o Canadá, ele também faz com a Rússia, mais especificamente pelo Estreito de Bering.

Os Estados Unidos são o quarto país do mundo com maior área territorial total, contando com quase dez milhões de quilômetros quadrados de área. A população do país é de mais de 300 milhões de habitantes, fazendo com que os EUA seja o terceiro maior país do mundo no quesito população.

O país também é considerado uma das nações mais globalizadas, multiculturais e diversa em questões étnicas do mundo, tendo como principal justificativa a grande imigração vinda de diversos países. Ainda assim, a cultura que mais se sobressai e que se torna comum para a maioria das pessoas é a cultura ocidental de herança europeia, contando também com outras influências.

A culinária do país – que é o foco desse artigo – é bem semelhante a todo o restante do ocidente, mas também existem algumas particularidades. As comidas mais tradicionais norte americanas utilizam itens como carnes de veados, perus e cervos. Também há o forte uso de batatas, milhos, xarope de bordo, abóbora, entre outros ingredientes. Existe também alguns pratos característicos e muito marcantes na cultura estadunidense, como a torta de maçã, frango frito, e ainda comidas que se enquadram mais no padrão “fast food”, como pizzas, hambúrgueres, cachorros-quentes e batatas fritas.

Brasil

O Brasil é o quinto maior país do mundo, e o maior da América do Sul, levando em conta o tamanho do seu território. Cercado em seu lado leste pelo Oceano Atlântico, e fazendo fronteira com quase todos os países da América do Sul – exceto Chile e Equador – sendo esse países: Venezuela, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. O Brasil também conta com vários conjuntos de ilhas – conhecidos como arquipélagos – em toda sua extensão, sendo os mais conhecidos o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, o Atol das Rocas e o Arquipélago de Fernando de Noronha.

Assim como os Estados Unidos, o Brasil também possui uma imensa variedade nos aspectos étnicos e culturais, fatos advindos da decorrência de muitas imigrações vindas de vários países de todo o mundo.

A culinária brasileira é resultado de uma junção de itens europeus, indígenas e africanos, e até mesmo as receitas mais tradicionais sofreram várias mudanças e adaptações com o passar do tempo.  A alimentação cotidiana do brasileiro envolve basicamente café, leite, bolos e pães, arroz, feijão, saladas, carnes e batata, tendo algumas variações de acordo com a região do país.

Existem também receitas mais elaboradas e tradicionais, sendo mais específica de certa região ou estado do país, como o pão de queijo, o feijão tropeiro, acarajé, vatapá, feijoada, entre outros.

Diferenças Entre Estados Unidos e Brasil

Embora tendo algumas semelhanças, o Brasil e os Estados Unidos são países bastante diferentes. Quando alguém decide sair do Brasil e tentar a sorte nos EUA, acaba se deparando com uma tarefa difícil, onde é preciso aprender uma nova língua, se adaptar a costumes e culturas diferentes.

Uma das maiores distinções entre Brasil e EUA, é que enquanto em nosso país uma pessoa só alcança sua maioridade aos dezoito anos, nos EUA isso é dividido em fases. Os jovens estadunidenses podem tirar sua carteira de motorista aos dezesseis anos e também já podem exercer seu direito ao voto. Aos dezoito, eles alcançam sua maioridade penal. E só podem beber depois dos vinte e um, por exemplo.

Ainda sobre o consumo de bebidas alcoólicas, enquanto no Brasil é absolutamente comum ver pessoas com bebidas em lugares públicos, como praças e praias, nos EUA isso é proibido, sendo apenas permitido beber em ambientes fechados.

Outra diferença entre os países, é que no Brasil, a maioria das pessoas que possuem boas condições financeiras, optam por estudar em escolas particulares, visando a melhor qualidade de ensino e infraestrutura. Já nos Estados Unidos, os colégios públicos são referência, funcionando em período integral, não dando espaço para as escolas privadas. Porém, quando se trata de ensino superior, as coisas são diferentes. No Brasil, as pessoas que estudam em faculdades públicas não possuem nenhum gasto com mensalidades, ou coisas do tipo, mas nos EUA, existe essa necessidade.

Doces Brasileiros que não tem nos EUA

A diferença na culinária dos dois países também existe, e existem várias comidas que fazem falta para brasileiros que vão viver nos Estados Unidos, mais especificamente doces.

Um desses itens é o açaí, que embora não seja um doce propriamente dito, ele é encontrado apenas no Brasil. Aqui ele é servido com várias misturas que o deixa ainda mais apetitoso, que vão desde frutas, até mousses e leite condensado.

O pé de moleque, que é um doce feito a base de amendoim, açúcar e/ou rapadura, também não é encontrado por lá. O brigadeiro também é um doce que não é fácil de se achar por lá, mas quando os estrangeiros experimentam, gostam muito, fazendo com que ele seja uma espécie de orgulho nacional.

Outros doces que também não são encontrados nos EUA são a pipoca doce de saquinho, paçoca de amendoim, geleia de mocotó – feita a base de extremidades de bovinos, leite condensado, açúcar e gelatina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.