Diferenças Culturais

A diversidade cultural do planeta permite que um costume estranho em um lugar, seja comum em outros

Durante o período preparatório das Olimpíadas de Pequim, ocorridas em 2008, as autoridades chinesas fizeram um pedido para a população: não cuspam nas ruas.
É estranho? Lá não. O costume de cuspir no chão é comum entre os chineses. Como os ocidentais e outros países orientais não encaram como natural este costume, o governo teve que pedir para a população se adaptar aos costumes estrangeiros, para receber bem os atletas e expectadores do evento.

Costumes como esse, que são extremamente comuns e parte da cultura de um povo, podem ser encarados como coisas embaraçosas ou até curiosas por um outro povo.

Respeitar as diferenças realmente é importante, principalmente em um mundo tão fragmentado.
É interessante pensar o quanto pessoas podem ter pensamentos e hábitos tão divergentes acerca de um mesmo assunto – e isso é o que acaba enriquecendo mais ainda a humanidade.

Veja alguns costumes diferentes ao redor do mundo:

– Egito

Mostrar a sola dos pés no Egito é uma afronta: como os pés geralmente estão sujos (pelo contato com o solo) e ainda são os membros mais baixos do corpo, eles acreditam que exibir esta parte do pé é uma falta de respeito.

O que acontece se alguém encher sua xícara até deixá-la transbordar? Provavelmente nós ficaríamos bravos. Os egípcios não: deixar a xícara transbordar de chá é um ato de elegância.

Egipcio

– Áustria

Quer desejar boa sorte a um austríaco? Pois bata com seus punhos na mesa mais próxima! O sinal para eles quer dizer boa sorte.

– Israel

Um israelense está te apressando? Balance a mão com as pontas dos dedos unidas – isso quer dizer para ele esperar um pouco.

Outra curiosidade diz respeito a culinária – existem israelenses que são kosher, e não misturam leite, ovos e carne em uma mesma refeição. Oferecer esse alimentos juntos a um deles é uma ofensa.
Por via das dúvidas, é melhor não fazer a combinação ao chamar um israelense para jantar!

– Tailândia

Ao parar para conversar com um nativo, tire as mãos do bolso! Para eles, conversar com alguém mantendo as mãos ocultas é falta de educação.

– Alemanha

Sabe aquele costume bem brasileiro, de cumprimentar dando palmadinhas nas costas? Não faça isso com um alemão!
Para os alemães isso é um insulto, pois eles detestam esse tipo de proximidade. Apertar as mãos de maneira respeitosa é um cumprimento bem vindo para eles – mais que isso, você pode arrumar briga, pois eles não gostam de muita intimidade.

É o que Basta

Turquia

– Se você estiver no país, não coloque o polegar para cima em hipótese alguma! Por lá isso quer dizer que você está convidando seu colega para um encontro homossexual.
Como as leis por lá são rígidas, o mal entendido pode custar bem mais que uma discussão. Portanto, tenha cuidado!

Homossexual

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.