Como um Zíper Fecha?

O Zíper se tornou um dos objetos mais usadas no mundo de hoje, e é difícil encontrar roupas ou acessórios que não usem o zíper para fecho: calças, malas, bolsas, sapatos e uma infinidade de acessórios precisam dele.

Apesar de o zíper ser importante hoje em dia, obviamente houve época em que ele não existia, e as pessoas tinham que fechar tudo com botões ou presilhas. Mas botões não funcionavam tão bem, pois imagine um bolsa que só fecha com um botão: as laterais ficarão abertas e as coisas podem cair.

Bolsa

A idéia de usar algum dispositivo que deslizasse e unisse completamente as duas “metades” de algo foi concebida em 1893. A idéia foi apresentada na Exposição Mundial de Chicago, sediado nos Estados Unidos.

O homem que teve a grande idéia foi do americano Whitcomb Judson, engenheiro. O zíper projetado por ele possuía uma fileira composta de ganchos que se uniam a argolas da outra fileira. Esse modelo de fecho ainda é usado em alguns modelos de roupa, como cintas para recuperação pós-operatória, por exemplo.

Ziper

O zíper que usamos hoje em dia foi projetado apenas em 1912, quase 20 anos depois de o dispositivo ter sido idealizado pela primeira vez.
Foi outro engenheiro que criou o modelo que é usado atualmente: o sueco Gideon Sundback. Mas nessa época o zíper ainda não tinha esse nome: o nome “zíper” que se tornou popular no ano de 1923, quando uma empresa que fabricava galochas de borracha colocou o nome “Zipper Boots” em um de seus produtos. Como a galocha possuía um fecho deslizante, as pessoas começaram a chamar esse fecho de “Zipper”, e esse acabou ficando o nome dele.

Como o Zíper Funciona

Um zíper funciona basicamente pressionando uma fileira de pino contra uma fileira com um buraco, e fazendo com que se encaixem.
Para que isso ocorra, são necessários três elementos: dois trilhos compostos por dezenas ou centenas de dentes que devem ter todos o mesmo tamanho, e um elemento responsável por uni-los, chamado cursor.

Cursor

Os trilhos de dentes são presos a faixas de tecido, e o tecido por sua vez é costurado na roupa ou objeto que terá o zíper. Os dentes que compõe esses trilhos possuem um buraquinho em uma extremidade e um pino na outra extremidade. Isso é essencial para que encaixem.

Quando a pessoa puxa o cursor para fechar o zíper, o cursor pressiona os dentes um contra os outros – nesse momento, os dentes começam a se encaixar: o pino de um dente acaba se encaixando na buraquinho de outro dente.
Para abrir o zíper, a pessoa puxa o cursor para baixo e este vai pressionando os dentes, que ficam desalinhados e acabam se desencaixando um dos outros.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.