Como é Formado um Iceberg?

Até os dias de hoje não existem apenas uma explicação oficial para explicar como se forma o fenômeno ambiental intitulado de Iceberg. O que os cientistas sabem é que ficam da respectiva forma ao levar em conta que na prática consiste de grande pedações de geleiras que se desprenderam dos polos e seguiram aos mares até se fixar em determinado ponto.

Geleiras

Geleiras

As movimentações dos icebergs podem acontece para a parte superior e inferior, variando de acordo com o valor da massa de gelo e os movimentos das correntes marinhas. Grandes partes se expandem até que o calor e excesso de líquido dos mares fazer a quantidade de gele se separar de forma completa, por consequência finalizando o processo que cria icebergs.

Na média geral a altura se equivale a setenta metros de altura, embora a grande parte não se faça nítida ao olho humano quando se considera que valor além do que oitenta por cento de localiza na parte inferior da água. Cientistas dizem que a maior parte fica nas profundezas porque o H2O marítimo tem mais densidade do que o gelo. Caso contrário à imensidão do iceberg ficaria ao lado externo. O peso pode chegar a oitocentos mil toneladas.

Quanto Tempo Demora ao Iceberg Derreter?

O tempo de variação para o iceberg derreter varia em nível a se considerar de acordo com fatores ambientais e composição da massa. Na média global ter prazo de validade que não excede o valor de dois anos. Existe diferença de resistência do conjunto ao levar em conta o movimento do bloco de gelo.

Por exemplo, quando a estrutura de gelo viaja via oceano faz com o trabalho aumentar os valores de calor e aumenta o ritmo de processo do derretimento. Em contrapartida, quando o bloco fica grudado em costa tem a tendência de ficar por maior período no estado sólido.

Já parou para pensar em como o iceberg consegue se mover no oceano? A locomoção acontece por causa da ajuda das ações doe ventos e correntes do mar. Em termos práticos, mesmo com o grande valor em termos de massa, a estrutura não tem força suficiente para lutar contra grandes ventos ou movimento das águas oceânicas.

Impacto e Mudanças Climáticas

Aumenta o número de pesquisa que colocam culpa no efeito estufa o fato de aumenta o número de icebergs que se formam por causa do desprendimento das geleias no globo terrestre. Quando de derretem colaboram de forma direta para o aumento do nível dos mares.

Com o aumento da temperatura o globo terrestre não consegue enviar o excesso de gases quentes e poluentes para o universo, o que causa o efeito que faz a energia voltar ao solo terrestre e aumenta a temperatura de forma global. Por consequência as geleiras também sentem os reveses ambientais do calor e começam a se desfazer em pequenos blocos com o nome de icebergs.

Onze Curiosidades dos Icebergs

A: Em épocas antigas não era fato normal ouvir dizer que determinada embarcação sofreu danos depois de colidir com icebergs que não estavam perceptíveis no caminho. Entre os principais acidentes que provocaram mudanças no mundo foi do barco Titanic. Por causa do acidente as principais potências mundiais iniciaram processo para patrulhar os mares com gelo que estão compostos no oceano Atlântico.

B: Na prática as estruturas de gelo do gênero se fazem presentes na parte do polo Sul no globo terrestre. Cientistas apontam ausência do fenômeno na parte Norte ao levar em conta que na região o H2O está no estado congelado.

C: Ventos e correntes marítimas são elementos responsáveis por fazer os icebergs se moverem ao oceano e aumentarem as chances de entrarem em estado líquido. Especialistas entram em convergência ao afirmar que estruturas que possuem parte líquida no centro interno podem se mover com maior velocidade ao ponto de se tornar surpresa às navegações que compartilha o mar.

D: Embora haja especialistas que defendem a tese o número de icebergs que se formam por causa do desprendimento das geleias no globo terrestre, também há doutrinas que não consideram o efeito estufa como principal causa à formação dos icebergs.

E: Mesmo com o H2O quente sendo necessário para derreter geleiras, efeitos estufa não possuem a responsabilidade direta que as estruturas se formem e virem corpos distintos nos oceanos.

F: Icebergs possuem a maior parte da composição com água doce, embora se estabeleçam em mares que possuem a água salgada. Também pode trazer a possibilidade de ter fósseis na parte interna.

G: Não se pode observar com o olho humano valor além do que vinte por cento dos icebergs. Como a grande parte fica embaixo da superfície terrestre acontece maior nível de perigo às embarcações que nos ambientes noturnos ou com condições ambientais adversas podem não observar a presença dos blocos.

H: O trajeto de icebergs acontece por causa da ajuda das ações doe ventos e correntes do mar. Em termos práticos, mesmo com o grande valor em termos de massa, a estrutura não tem força suficiente para lutar contra grandes ventos ou movimento das águas oceânicas.

I: Iceberg consiste em fato que faz parte do folclore popular inclusive em termos de linguagem. Por exemplo, quando alguém diz que o problema consiste apenas na ponta do iceberg se quer dizer que pouco se sabe da problemática e que a maioria da informação ainda continua obscura. O mesmo termo pode ser usado para designar políticos que se envolvem em escândalos, como o fato do caso mensalão ser apenas a ponto do iceberg dos problemas de corrupção.

J: Cientistas dizem que a maior parte fica nas profundezas porque o H2O marítimo tem mais densidade do que o gelo. Caso contrário à imensidão do iceberg ficaria ao lado externo. O peso pode chegar a oitocentos mil toneladas.

K: Durante a história registrada na humanidade o maior iceberg da memória do mundo acontece no ano de 1956, quando estrutura de quase 350 km no cumprimento de 100 km ao que tange à largura surgiu em plena região da Antártica. Nos dias atuais ainda permanece como pequeno bloco de gelo que tem tamanho maior do que o território belga, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.