Como a Cerveja é Feita

Veja Como a Cerveja é Preparada!

O ponto principal do processo de preparação da cerveja é transformar a fonte de amigo em um líquido chamado de mosto, que é açucarado. Em seguida, convertê-lo na bebida que conhecemos com o nome de cerveja. Isso é feito através de um processo de fermentação que se dá graças as leveduras. Para se fazer a cerveja são necessários vários processo, que são eles: maltagem, brassagem, lavagem, fervura, fermentação, maturação, filtragem e o último é embalar a bebida.

1- Maltagem é o primeiro passo para se fazer a cerveja, momento em que se prepara os grãos para a fabricação. Essa primeira etapa é dividida em três partes:

a- O grão é colocado dentro de um tanque cheio de água num tipo de um molho. Esse molho deve durar cerca de 40 horas.

b- A segunda parte dentro do mesmo processo é espalhar os grãos depois de passado o período de molho em um chão de uma sala que é chamada de “sala de germinação”. Neste lugar, os grãos devem permanecer mais 5 dias.

c- A terceira e última fase da maltagem é a secagem dos grãos, que é feita passando-os por uma temperatura muito alta em um forno específico para essa fase do processo de se fazer cerveja.

Nesta etapa, é feita a secagem, porém, com uma temperatura gradual que não danifique as enzimas nos grãos que serão trabalhados.

Terminando a terceira e última etapa da maltagem, esses grãos, agora chamados de malte vão ser moídos ou triturados para retirada do chamado cotilédone, onde estão escondidos os açúcares e carboidratos.

Entre os maltes que podem ser usado na fabricação da cerveja, o mais comum é a cevada e a escolha é feita pois é o que contém maior número enzimas. Porém, outros cereais maltados também serviriam para fazer a cerveja, como a aveia, o milho, o trigo ou o centeio.

2- Brassagem

Nesta fase da produção é hora de transformar os amidos que foram liberados durante a maltagem em açúcares. Porém, estes poderão ser fermentados.

A farinha que se consegue, já que o grão é moído, é misturada com água quente e desse MIX surge o mosto de cereais.

Naturalmente, os amidos se transformam em moléculas menores, um processo do próprio malte. Essa fase é chamada de sacarificação. Sendo assim, terminada essa fase se obtém um mosto rico em açúcar que deve então, passar pela filtragem. Porém, antes que isso aconteça, se aumenta a temperatura desse líquido, que deve chegar a 75 graus e isso é feito para que as enzimas parem de “trabalhar”.

O Momento da Fervura no Processo de Fazer a Cerveja

É necessário ferver o mosto, que o extrato de açúcar do malte para garantir que ele fique esterilizado e afaste qualquer chance de infecções, comuns caso não existisse essa etapa.

Além da importância de esterilizar o mosto durante a fervura, é nesta fase, que se junta o lúpulo, que dá aquele amargor típico da bebida. Além de dar o aroma e o sabor para a cerveja.

Na fervura, as proteínas do mosto se coagulam enquanto mosto temo pH caindo e isso faz com que sejam produzidos vapores que tiram todo o tipo de sabor indesejado que poderia ficar na bebida.

A fase da fervura dura no mínimo 15 minutos e no máximo 120 minutos, a variação de tempo depende de quanto ela é intensa e a necessidade de colocação do lúpulo.

Quanto mais tempo mosto fica em ebulição mais amarga ficará a cerveja, porém, os óleos que contribuem para o sabor podem amenizar de alguma forma esse amargor.

Terminada a etapa da fervura entramos na etapa do Whirlpool.

4- Essa é a quarta etapa, quando o mosto deve fazer um movimento espiral. Nesta fase, os sólidos densos formam um cone bem no centro do tanque que é chamado de whirpool. Se trata de um tanque bem grande e com uma leve inclinação em direção a saída.

Em cervejarias menores, o whirlpool é feito no mesmo lugar em que acontece a fervura.

5- A etapa cinco é chamada de hopback, que se trata de um câmara selada que fica entre o resfriador de contra-fluxo do mosto e um recipiene de fervura. É aqui que se adiciona mais lupo e o mosto vai “passar” por ele em temperatura alta. Quando ele for arrefecido no resfriador ele entra na câmera de fermentação. Se usa essa fase, em alguns lugares, para clarear o mosto.

São processos na fabricação de cerveja que podem ser modificados de acordo com o desejo do fabricante em relação ao resultado final.

Resfriamento do Mosto e Fermentação

As últimas fases do processo de se fazer uma cerveja são a do resfriamento do mosto e da fermentação e por último, o condicionamento, que veremos mais adiante.

O resfriamento deve ser feito em temperaturas que variam entre 20 a 26 graus, antes do momento de se colocar a levedura. Isso é feito com trocador de calor em algumas fábricas.

Já a parte da fermentação significa que está sendo feita uma conversão de carboidratos para dióxido de carbono e também de álcool para ácido orgânico. Esses processo são feitos graças a bactérias, leveduras e em alguns casos, usando ambos os métodos juntos, sob condições anaeróbicas. Também é correto afirmar que a fermentação é transformar quimicamente os açúcares em etanol.

A levedura só é adicionada depois que o mosto foi oxigenado e arrefecido e nesta fase, tem início o processo de fermetanção. Também é neste momento, que todo o açúcar que foi conseguindo do malte é metabolizado em dióxido de carbono e álcool. Nesta fase, finalmente, se pode chamar o líquido conseguindo de cerveja.

Essa fermentação é feita dentro de um tanque que pode se apresentar de várias formas.

Para finalizar o condicionamento.

8- Essa é a oitava etapa do processo de como é feita uma cerveja. É o momento em que a cerveja é maturada, condicionada ou envelhecida e nesta fase existem várias formas para se fazer o processo. Porém, em qualquer um deles, o tempo de duração varia entre 2 a 4 semanas, mas pode chegar a meses ou anos. O tempo para mais ou menos dependerá do tipo de cerveja que se busca.

Na maioria das vezes, a cerveja é colocada num segundo recipiente para evitar que tenha contato novamente com levedura morta e isso é o que garante que a bebida não terá sabores estranhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.