Coisas que Brasileiros Sentem Falta no Exterior

Tomar a decisão de morar no exterior não é fácil, contudo, em muitos casos é a melhor escolha para acelerar o crescimento profissional, tornar-se fluente em outro idioma ou estudar. Independente dos motivos há muitos brasileiros se mudando para outros países todos os dias e depois que já estão devidamente instalados eles começam a perceber que além da família e dos amigos tem muitas coisas de que eles sentem falta. Que tal conhecer quais são os alimentos e hábitos culturais que abrem a ferida da saudade?

Coisas que Fazem Falta para Brasileiros no Exterior

Feijão

Você deve estar se perguntando “Não tem feijão em outros países do mundo?”, a resposta é: tem, mas não é a mesma coisa em termos de sabor daquele que está em nossos pratos todos os dias. Para início de conversa comer feijão diariamente é hábito de brasileiro e dessa forma em muitas nações o alimento é algo exótico no mercado sendo difícil de encontrar e em alguns casos até custando caro. Porém, ao encontrar um feijão no mercado local é importante se preparar para a decepção de descobrir que não é exatamente o que você estava esperando.

Carne com Preço Acessível

Para quem reclamava do preço da carne vermelha nos supermercados brasileiros já avisamos que terá uma surpresa desagradável em particular em países europeus e asiáticos. Pelo fato do Brasil ser uma das potências exportadoras de carne bovina oferece preços mais acessíveis – pode acreditar – que boa parte das outras nações.

Além disso, como muitos países importam esse tipo de carne – em muitos casos do Brasil – os preços ficam mais salgados e nem estamos falando do sal do churrasco que, aliás, ficará praticamente impossível de fazer. Aproveite o boom das churrascarias no exterior para matar a saudade.

Pão de Queijo

O quitute mineiro que faz sucesso em todo o Brasil é outro item culinário raro ou que quando é encontrada decepciona pelo sabor e/ou textura. Para quem gosta de preparar o seu pãozinho de queijo fica a dica de se preparar para pagar caro na farinha ou então se contentar com as versões congeladas que tendem a ficar murchos depois de descongelados.

Suco Natural de Frutas

Tem coisa melhor do que beber um suco natural de frutas nos dias mais quentes? Se esse é o seu pensamento saiba que no exterior geralmente os sucos são industrializados. Fique atento, pois pode ser que ao pedir um suco num restaurante o garçom te sirva uma caixinha. Até dá para encontrar esse tipo de suco em países europeus, por exemplo, no entanto, com um preço muito mais alto e sendo chamados de vitamina. Aí ficamos pensando e a vitamina como conhecemos será o que então?

Manga

Os apaixonados por essa fruta sofrem um pouco no exterior, pois quase nenhum outro país no mundo tem a mesma variedade que o Brasil. E assim como outros itens dessa lista é caro e pesa no bolso de quem já tem uma série de gastos por estar morando fora. Fica a dica de que banana também um item que tem um preço elevado e que não é encontrada em grande variedade. Melhor começar a economizar antes da viagem para comprar frutas.

Comunicação e Piadas

Mesmo tornando-se fluente em outro idioma com certeza você não terá a facilidade de um nativo da língua, pois aprendemos a nos expressar com a nossa bagagem cultural. Até quem vai morar em países que tem o idioma português como oficial como Portugal, por exemplo, sentem falta de se comunicar na linguagem brasileira. Além disso, tem aquelas piadas que somente quem está no contexto brasileiro consegue compreender como “Já acabou Jéssica?” ou “Só que não”.

Pastel de Feira

Quase todo mundo já furou a dieta para comer aquele pastel de carne, queijo ou até de pizza na feira. Sabemos que não faz nada bem comer algo pingando óleo, mas não tem como resistir, a menos, é claro, que essa opção não exista no país em que você está morando. No exterior dificilmente você encontrará algo sequer semelhante a essa iguaria popular.

E a Coxinha

Cada vez mais conhecida no exterior, a coxinha, ainda enfrenta dificuldades de difusão no que diz respeito ao seu modo de preparo e preço. Por ser entendida como algo exótico gastronomicamente falando é normal que o preço de cada unidade se torne astronômico. Que bolso resiste assim?

Cafezinho na Padoca

Quantas vezes você foi com seus amigos numa padaria de esquina tomar café e comer um pão na chapa enquanto troca ideias sobre a vida? Saiba que esse hábito não será possível no exterior, pois boa parte dos países não tem tantas padarias e nem mesmo reconhece esse hábito. Beber café pode se tornar uma ida eterna ao Starbucks, não é a mesma coisa!

Manicures e Pedicures

Esse é um item que faz muita falta para as mulheres, no Brasil é comum que nos salões de beleza tenham profissionais para fazer as unhas das mãos e dos pés. No entanto, no exterior essa não é uma função normal de encontrar. Sabe o mais curioso? Quando você encontra uma manicure geralmente ela é brasileira.

Torcida Animada de Futebol

Quem está de mudança para a Europa, em especial, sabe que poderá assistir a clássicos do futebol com qualidade muito mais alta do que os jogos do Campeonato Brasileiro, no entanto, enquanto estiver sentado numa cadeira devidamente marcada acompanhado um embate como Barcelona x Real Madrid ou então Chelsea x Manchester eventualmente essa pessoa sentirá falta das explosões de emoção que é características dos povos latinos. Não tem jeito a torcida sofrida e apaixonada pelo mundo da bola fará falta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.