Budismo

O budismo é uma das maiores religiões e filosofias do mundo, com mais de 350 milhões de seguidores. Originou-se na índia e espalhou-se pelo continente asiático.

Budismo

Budismo

A religião segue os ensinamentos de Siddhartha Gautama, o Buda. Gautama viveu entre 620 e 540 a.C. O Buda (que significa “o iluminado”) prega que seus seguidores devem buscar o “Dharma”, a verdade. Fazendo isto eles também se iluminariam e alcançariam o “Nirvana”, a paz perfeita que liberta o espírito do ciclo de vida e morte a qual todos os humanos estão presos.

Escolas budistas

Três grandes escolas ou vertentes budistas existem hoje:
Vajrayana, que prega que as pessoas podem “acelerar” sua iluminação através de técnicas tântricas como yoga, mantras (cânticos) e vários outros rituais.
Theravada (a mais antiga e conservadora) e Mahayana que são escolas sutras que se focam na iluminação através dos estudos sobre os ensinamentos de Buda.

Conceitos budistas

Religião

Religião

Samsara

O ciclo de nascimento, vida e morte pelo qual os seres passam várias vezes e cujas próximas encarnações dependem do Karma. Boas ações e iluminação levam a um karma positivo e uma próxima encarnação que permita uma evolução maior.

Karma

O acúmulo do resultado das ações, pensamentos e palavras que um ser não iluminado realiza de maneira consciente. Determina futuros eventos desta e das próximas vidas

Sutras

As escrituras que registram os ensinamentos do Buda Gautama. Seguidos e estudados exaustivamente pelas escolas Theravada e Mahayana.

Quatro Nobres Verdades

Conceitos fundamentais do budismo que são: A Natureza do Sofrimento (Dukkha), Origem do Sofrimento (Samudaya), Cessação do Sofrimento (Nirodha) e O Caminho (Magga) para a Cessação do Sofrimento.

Sangha

Comunidades budistas praticantes que se auxiliam na busca por iluminação.

As três jóias

Também chamadas de “Os três tesouros” são três coisas em que os budistas podem se “refugiar”, ou seja, buscar orientação. São elas: O Buda, o Dharma e o Sangha.

Siddhartha Gautama

Mentor

Mentor

O mentor espiritual que fundou o budismo na antiga Índia, é considerado o Buda supremo. Estima-se que seu tempo de vida tenha sido de 563 a.C a 483 a.C. Filho de um grande rei e destinado a uma vida luxuosa, foi protegido por seu pai da realidade do mundo, vivendo com todas suas necessidades satisfeitas, sendo príncipe até os 29 anos.

Então em escapadas do palácio, conheceu a velhice, a morte e a doença, ficando impressionado. Decidiu partir do palácio e tornar-se pedinte, em busca de iluminação. Passou então por alguns professores de disciplinas ascetas, e depois junto a alguns outros mais radicais chegou ao ponto de se abster quase completamente de alimentos.

Enfraquecido, só então desenvolveu o “caminho do meio”, da moderação. Então, meditou por 49 dias sob a árvore do Bodhi até enfim alcançar a iluminação, aos 35 anos. Então, pelos próximos 45 anos de sua vida, Siddhartha partiu para difundir seus ensinamentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.