Brasão da Família dos Santos

Brasão da Família dos Santos

O sobrenome Santos é originário do latim. E significa dos santos. Esse sobrenome faz referência ao dia de todos os santos, celebrado no dia 01 de novembro. E é por esse motivo que há uma variação desse sobrenome em todos os países europeus de predominância católica. O sobrenome Santos era uma abreviatura de “Todos os Santos”. 

Na tradição medieval, costuma-se levar o nome do santo celebrado no dia do nascimento. Por isso é que surgiu o sobrenome Santos que, é na verdade, uma forma abreviada de mencionar todos os santos. 

Segundo conta-se, o apelido Santos é ainda mais antigo do que o Reino de Portugal, sendo que já era utilizado nos reinos medievais católicos da Península Ibérica. Para algumaspessoas, as primeiras famílias que usaram o nome Santos no lugar de um sobrenome em Portugal, foram os imigrantes espanhóis que vieram da Andaluzia.

O nome Santos era dado com frequência para aqueles que nasciam no dia 01 de novembro, Dia de Todos os Santos. Mais tarde, porém, passou a ser adotado como um nome de família. Esse é um dos sobrenomes mais comuns hoje em dia, principalmente aqui no Brasil. Ele divide a atenção com os sobrenomes Sousa/Souza e Silva. 

Para alguns pesquisadores, o sobrenome Santos era atribuído aos portugueses que se estabeleciam na província da Bahia. Um exemplo é o pai de um político das Cortes de Portugal chamado José Lino dos Santos. Para ele, o sobrenome Santos tinha o objetivo de indicar onde o cidadão residia. Pois José Lino residia na Real Província da Bahia de Todos os Santos. 

Para outros pesquisadores, porém, o sobrenome Santos tornou-se popular depois da abolição da escravatura, em 1888, no Brasil. Na época, vários ex-escravos africanos passaram a ter o sobrenome Santos, pois moravam na província da Bahia de Todos os Santos. Lá era onde estavam a maior parte dos escravos no período imperial. 

Devido as migrações, nos séculos XX e XXI, de portuguesas, de brasileiros, dos povos lusófonos e dos angolanos para vários países, o sobrenome Santos acabou se espalhando muito, e hoje é considerado como um dos sobrenomes mais populares da França. 

As primeiras famílias a adotarem o sobrenome Santos originaram-se na França e na Itália, sob as variantes “Santy” e “Santi“, respectivamente. 

De acordo com algumas histórias, esse sobrenome se tornou mais popular devido ao casamento entre as pessoas que possuíam o mesmo nome de “Santos”. Sendo assim, para que a mulher não precisasse ter em seu nome o “Santo e Santo”, ou seja, o dela e o do marido, ficou decidido que seria adotado o sobrenome “dos Santos”, que é a união do Santo de cada um. E, convenhamos, ficou bem melhor mesmo. 

Descrição Heráldica do Brasão da Família Santos 

Escudo partido; Primeiro campo de prata; com um leão rompante de vermelho, armado e lampassado de ouro. 

Segundo, de vermelho com quatro faixas de ouro. 

Timbre: Um leão de vermelho armado e lampassado de ouro. 

Quem desenhou esse brasão foi Dom Gilvan Francisco dos Santos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.