Boneco De Santo Antônio e o Casamento

Fernando Martins de Bulhões, o Santo Antônio de Pádua ou simplesmente Santo Antônio, é de origem portuguesa e se tornou um dos santos mais conhecidos do Brasil. Considerado como padroeiro de muitas causas, a exemplo dos amputados, das grávidas, dos pescadores, dos agricultores e dos viajantes, assim como é considerado o Santo padroeiro de Portugal, foi como o “santo casamenteiro” que ficou mais conhecido por aqui.

Diversas são as tradições populares que envolvem esse Santo na busca por um casamento. Uma das tradições mais conhecidas é retirar o menino Jesus que a imagem do Santo segura no colo para, então, somente quando a pessoa consegue o almejado casamento, devolvê-lo. Outra tradição é alimentar-se do bolo de Santo Antônio em busca de um casamento, comida que aparece em festas celebradas pelas igrejas, geralmente em 13 de Junho, dia do padroeiro.

Boneco De Santo Antonio e o Casamento

Boneco De Santo Antonio e o Casamento

Uma nova forma de relacionar o Santo ao casamento é por meio dos bonecos feitos a partir de sua imagem. Em casamentos, por exemplo, no lugar do bouquet da noiva, que geralmente é atirado para as mulheres solteiras presentes, o boneco do Santo casamenteiro exerce essa função, atraindo novos casamentos para aquela que conseguir pegá-lo. A vantagem é que ele pode ser conservado, diferentemente do bouquet.

Os bonecos, assim como as imagens, também utilizados para a devoção e para cerimoniais, sendo de fácil confecção com tecidos, encontramos por meio de tutoriais na internet, que explicam como como fazê-los, bem como é encontrada uma relação de lojas disponíveis para adquiri-los.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.