Bom Relacionamento Entre Madrasta e Ex-Enteado

Existem muitos textos que abordam a questão sobre o bom relacionamento da madrasta com seus enteados. Mas se a relação com o pai das crianças acabar? É possivel continar a boa relação com os filhos do ex-companheiro?

Concordância dos Pais

Segundo especialistas em relacionamento familiar, a convivência da ex-madrasta com os enteados é possivel se os pais deles estiverem de acordo.

Os Pais

Os Pais

Com a constituição de uma nova família, há casos em que a madrasta sempre apresentou uma relação muito boa com os filhos do homem com quem se casou, por isso não há razão para que essa boa convivência que se transformou em amizade tenha de acabar.E natural que o vínculo afetivo construído, às vezes em anos de relacionamento seja preservado.

Relacionamento Significatvo

De acordo com profissionais especializados em psicologia,se durante o relacionamneto do casal, foi construída uma relação de afeição e amizade entre a madrasta e seus enteados, não há motivo para que esse laço afetivo acabe.

Tanto o pai quanto a madrasta,devem conversar para que o vínculo continue, mesmo eles estando separados, pois o principal é entender as demandas emocionais dos filhos e de todos que estão de um certo modo, envolvidos nessa relação.

Relacionamento do Casal

Relacionamento do Casal

Principalmente se houver irmãos, a proximidade depois da separação do casal é até recomendada para que a união entre eles seja mantida.

Dificuldade das Madrastas na Manutenção dos Laços Afetivos

Um das maiores dificuldades da madrasta em manter o vínculo afetivo com os filhos do seu ex-companheiro será que tipos de pessoas farão parte dessa nova história.

No caso da nova madrasta, ela pode não querer o envolvimento das crianças com a ex-madrasta, e no caso da madrasta ela pode iniciar um novo relacionamento e seu atual companheiro não permitir que ela continue se relacionando com os filhos do ex-companheiro.

Para a maioria dos novos parceiros será muito difícil aceitar a manutenção do vínculo afetivo mantido nessa situação.

Sugestões de Especialistas

De acordo com alguns psicólogos especializados em terapia familiar, algumas orientações podem ser seguidas para que a ex-madrasta possa continuar se relacionando com os filhos do ex-companheiro:

– Se todos estiverem de acordo com a manutenção da amizade por parte da ex-madrasta, a família deve se organizar para que as crianças possam ter um tempo efetivo com ela.
– A ex-madrasta deve se abster de dar opiniões sobre a educação que é dada aos filhos do ex-companheiro, mantendo-se neutra. No entanto, pode ajudar no que for preciso, levar para passear, comparecer às festas, sem esquecer que os limites devem ser dados pelos novos responsáveis pelas crianças.

Ex-Madrasta

Ex-Madrasta

– A ex-madrasta deve ter conhecimento de que não tem nenhum direito legal sobre os filhos do ex-companheiro, mesmo que tenha passado boa parte de sua vida ao lado deles.
– Quando o casal der a notícia às crianças que irão se separar, devem fazê-lo com cuidado, pois afinal é a segunda separação que os filhos estão vivenciando. É nessa hora que a ex-madrasta deve lembrar para seus enteados, que mesmo estando longe do pai deles, seu afeto e carinho continuarão sendo os mesmos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.