Avaliação do Comportamento de uma Década

Tendências dos Últimos Dez Anos

A última década vivida, foi marcada por vários comportamentos que abrangeram por os temas ligados à alimentação,à sexualidade, e aos costumes das pessoas de um modo geral.

Como exemplo, a entrada no século XXI, de acordo com estudos estatísticos, foi marcada por um número maior de indivíduos obesos, com prognóstico para daqui a mais dez anos, trinta por cento dos brasileiros, estarão sofrendo com excesso de peso.

Talvez essa constatação seja devido ao sedentarismo, que também ficou comprovado seu aumento, em pesquisas científicas. A boa notícia fica por conta dos alimentos orgânicos, que tiveram um aumento de trinta por cento de seu consumo.

Produtos Orgânicos

De acordo com dados coletados pela IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica, o setor de produtos orgânicos,teve um crescimento de cerca de trinta por cento no país, e nos últimos anos houve um aumento nas vendas de cerca de cinquenta por cento.

Esses números foram suficientes, para colocar o Brasil no trigésimo quarto lugar, no ranking das nações exportadoras desse tipo de alimento. Há uma estimativa de que cerca de cem mil hectares de área, cultivarem o produto, sendo que os estados brasileiros, que mais se destacam nessa produção são: São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Paraná.

Aumento no Consumo

Os especialistas em agricultura orgânica, alertam que esses alimentos, não são somente os que não utilizam agrotóxicos, mas que isso, para ser considerado um alimento orgânico, tem também de ser sustentável,e os produtores devem demonstrar preocupação com a saúde dos consumidores.

Personais Para Todas as Horas

Nas décadas passadas, quando os indivíduos tinham algum tipo de problema que não consiguiam resolver, procuravam um terapeuta. No entanto, esses últimos dez anos foram marcados, por vários tipos de atendimentos individuais, o chamado personal, que podia ser trainner, stylist, shopper e walker( no caso de pessoas que passeiam com animais domésticos).

Para alguns especialistas, essa atitude reflete uma certa imaturidade do adulto, que não é capaz de decidir por si próprio o que deve fazer, tendo de recorrer à ajuda de profissionais especializados.

No entanto, para outros,esse comportamento reflete apenas as consequências de uma sociedade moderna, onde as pessoas não dispõem de tempo para escolher uma simples vestimenta, preferindo contratar um profissional para fazê-lo.

Década dos Divórcios

Esse últimos dez anos foram marcados, por um considerável aumento na quantidade de divórcios no Brasil. De acordo com o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística),somente no ano de 2009 foram registrados cerca de cento e oitenta e oito mil divórcios, o que equivale à uma separação para cada cinco casamentos.

Aumento das Separações

Para alguns especialistas, a descomplicação da aplicação da lei do divórcio, pode ser sido um dos fatores que tenha contribuído para esse aumento de casos, pois agora para se divorciar basta ir em algum cartório, sem nenhuma complicação e pagar uma taxa bem econômica.

Sedentarismo e Obesidade

Segundo o relatório anual que é feito pelo Ministério de Saúde do Brasil, chamado Vigitel, foi observado pelos especialistas, que os alimentos com alto teor de açúcar e gordura são predominantes na alimentação do brasileiro,e não há uma compensação desse consumo com atividades físicas regulares, ao contrário, as pessoas estão adotando um comportamento cada vez mais sedentário.

Os dados coletados revelam que, apenas quatorze por cento dos indivíduos fazem algum exercício ou esporte, enquanto que o número de indivíduos sedentários cresceu para dezesseis por cento da população,demonstrando que a falta de atividade, cresceu muito nesses últimos dez anos.

De acordo com especialistas, esse fato é muito preocupante, pois já foi constatado por pesquisadores que um sedentário, pode ter sua vida abreviada em até oito anos, e se além disso for obeso, pode diminuir em até quinze anos, em virtude de doenças que podem surgir, devido a esse comportamento.

Por isso, esportes, dança,ou caminhadas, são atividades dinâmicas que emagrecem,e são indicadas para pessoas não querem fazer a tradicional ginástica, ou musculação nas academias.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.