As Três Fases da Engenharia Geotécnica

Sobre a construção em grande escala e projetos de engenharia, muitas vezes há uma necessidade de investigar no lugar que está a ser construído as suas propriedades do solo. O ramo da engenharia civil que trata da investigação das condições do subsolo; descobrir suas propriedades físicas e químicas, determinar quais os riscos que podem existir devido às condições do local e o acompanhamento da terraplenagem e construção da fundação é chamado de engenharia geotécnica.

Especificações

As Três Fases da Engenharia Geotécnica

As Três Fases da Engenharia Geotécnica

O processo de engenharia geotécnica é complexo e depende de medidas precisas e um alto nível de precisão para as suas conclusões e recomendações para ser relevante e benéfico para qualquer projeto específico. O processo determina como uma estrutura, ou como o início de um projeto serão tratados, por isso a necessidade de acertar, sem margem de erro é de suma importância. Todo o processo pode ser dividido em três fases.

Análise

Mestrado

Mestrado

A fase de análise geotécnica é o primeiro passo para garantir que qualquer projeto possa realmente acontecer. A análise destaca todas as propriedades do material do solo que cobre um local. Nesta fase, os problemas fundamentais podem ser destacados. A maioria dos comentários são apenas indicadores quanto à abordagem a tomar durante a próxima fase e muitas vezes não é algo que se encontra presente logo no início que não pode ser superado.

Investigação

Diferentes

Diferentes

A investigação do local leva a bordo de todas as conclusões ou recomendações que foram sinalizados na análise. Os estudos de solo, distribuição das falhas das rochas são realizadas para determinar a viabilidade de um local para qualquer projeto de engenharia. Esta fase da engenharia geotécnica devem ser executadas com um elevado grau de precisão, não importa o que é o projeto, mas tem que investigar áreas que são específicas para o projeto. Por maior e mais complexo que seja o projeto, a investigação precisa ser feita.

Todas as conclusões desta fase vão determinar como o local será tratado. As propriedades de engenharia que são encontradas no solo irão influenciar diretamente como os alicerces de qualquer construção serão criados. Algumas fundações terão de compensar as falhas naturais na terra e alguns vão se beneficiar de qualidades que já estão a ser encontradas no solo.

Montagem da Fundação

Há muitos tipos diferentes de projeto de fundação, alguns são simples, alguns mais complexos, pois precisam de apoio às estruturas maiores. O processo de engenharia geotécnica termina na fase em que as fundações são projetadas com base nos resultados e conclusões da análise e da investigação. Todas as construções precisam passar pelo processo de engenharia geotécnica e todas as estruturas feitas precisam de fundações concebidas com base nas conclusões do processo. Arranha-céus, pontes, grandes e pequenas construções apoiam-se em fundamentos de sua resistência e longevidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.