As Cores do Fogo

A cor do fogo pode variar dependendo da cor da luz emitida

O fogo geralmente é representado pela cor laranja, pois é uma das cores mais comuns de ver nas chamas. Na realidade o fogo pode assumir várias cores, que vão variar de acordo com a luz que a queima do material emitir.

A luz é formada por partículas chamadas fótons, que são partículas muito pequeninas e possuem o comportamento de ondas eletromagnéticas. A cor que a luz vai ter depende do comprimento que a onda possuir, e o comprimento da onda por sua vez é influenciado pela quantidade de energia carregado por ela: quanto mais energia a onda carrega, menor é o comprimento da onda, e quanto menos energia, mais longa.

Luz

As ondas curtas e que contém mais energia possuem cor azulada, e são mais curtas. É só observar a chama de um fogão: como existe bastante energia, a chama é azulada e curta. Já as ondas maiores e com menos energia são avermelhadas, e isto pode ser observado em uma vela: o início da chama e que está próximo ao combustível é azul, mas a ponta que está longe do combustível e portanto tem menos energia é avermelhada e longa.

Cores diferentes

A cor pode ser diferente quando combustíveis específicos são queimados. Por exemplo, ao acender um queimador de fogão cujo interior contenha sujeira, é possível que a chama saia esverdeada devido às substâncias que estão sendo queimadas junto com o gás. Isso é perigoso e deve ser evitado, pois nunca se sabe o que está sendo queimado e qual é o perigo de uma explosão, por exemplo.

Causas

Existem também chamas transparentes ou invisíveis, que são provocadas pela queima do metanol. Este combustível é usado na Fórmula Indy, e para garantir a segurança à equipe coloca algumas outras substâncias junto ao metanol para que sua chama fique colorida e visível.

Correntes de ar também diferem o tom da chama

Quando um vela começa a ser queimada, a chama consome o barbante (que é combustível, pois a parafina só serve para “segurar” o barbante e evitar que ele seja queimado todo de uma vez) devido à presença de oxigênio (o comburente). Sem o combustível e o comburente não há fogo, e como resultado da combustão são emitidos gás carbônico e água.

Combustivel

Quando os gases resultantes da combustão reagem com os gases da atmosfera à volta, e o ar quente sobe e o que está cheio de combustível, desce alimentando mais ainda a chama, que fica azul devido à quantidade de energia.
Se uma vela for colocada em um ambiente sem gravidade, por exemplo, onde o ar não forme uma corrente ao redor da chama, a mesma fica com cor uniforme.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.