Antena Parabólica

A Antena Parabólica é refletora sendo usada para receber os sinais de televisão e de rádio. Ela faz a reflexão do sinal oriundo do espaço, que surge de todas as áreas, chegando até o meio dela, onde se encontra o captador, também chamado como LNB, e desta forma, faz a concentração do sinal enfraquecido num ponto único, para que se conseguir a recepção melhor possível.

Para que ela funcione é preciso usar um circuito elétrico, que promova a codificação dos sinais, e ainda que controle as frequências e faixas usadas. O receptor de sinais ou decodificador de TV serve para isso.

Os sinais passam a ser transmitidos através de satélites que trabalham exclusivamente para as Antenas Parabólicas. Esta antena possui a forma paraboloide, contando com feixes colocados em paralelo de radiação eletromagnética que convertem para o centro.

O Uso das Antenas Parabólicas

Esse tipo de antena e amplamente usado em todo Brasil, mais ainda nas regiões litorâneas e no interior, pois a qualidade na recepção dos canais via satélite é bem melhor que aquela através da TV comum. Além disso, a quantidade de canais recebida com o satélite é bem maior.

Quase sempre o sinal recebido é gratuito, para poder recebê-lo é comprar um kit que contenha a antena parabólica, e o aparelho decodificador, que pode tanto ser analógico quanto digital e ainda os cabos para ligação, chamados de coaxiais.

Grande parte dos canais de TV por assinatura também usam as antenas parabólicas para fazer a recepção do sinal, mas, assim há o pagamento de uma assinatura mensal, cujo valor varia de acordo com o número de canais que se deseja e ainda da empresa responsável.

O Tamanho da Antena Parabólica

Será verdade que quanto maior for a antena, melhor é a transmissão do sinal e maior a quantidade de canais captada?

A qualidade da TV, a dimensão da antena, e ainda se a mesma é de tela ou de chapa, causa influencia na qualidade do sinal que é enviado e recebido para o LNB (aparelho responsável por aumentar o sinal vindo do satélite) localizado bem na ponta do aparelho.

Outra coisa capaz de causa grande influencia no sinal é o apontamento correto  da antena, pois de nada resolve ter uma antena maravilhosa e de tamanho maior se o apontamento para o satélite estiver mal feito, assim ela acabará captando da mesma maneira que uma antena pequena.

Há diferença entre antenas de 2,00 metros e de 1,50? Ela é capaz de pegar mais ou menos canais?

Há diferença sim entre parabólicas de tamanhos diferentes, no tocante a esses tamanhos citados ela é perfeitamente visível. Entretanto é necessário que se leve em consideração o material com que a antena é confeccionada, tela ou chapa. As antenas de chapa possuem sensibilidade maior que aquelas de tela, pois permitem que o sinal fique preso ali, não vaze. No caso, uma parabólica de chapa com tamanho de 1,6m corresponderá a uma de tela com diâmetro de 2,00 metros, para captar os sinais emitidos.

Outro ponto que pode causar influência é o tamanho, pois alguns centímetros mais podem trazer diferença grande no recebimento dos sinais, como por exemplo, uma parabólica com 2,2m trabalha melhor que uma com 2,00m. Uma parabólica com 2,00m é mais eficiente que uma com 1,8m. Então, a maior é sempre melhor, desde que seja chapada e não em tela, pois fará o mesmo trabalho que uma pequena.

Além disso, ainda se deve levar em consideração a qualidade de transmissão do satélite, pois ela traz influencia no tamanho usado da antena. Há existem satélites com maior potencia que outros, entretanto, também existe a diferença entre regiões na recepção. Pode ser que um satélite que traga um sinal mais forte numa determinada região não atue da mesma maneira em outra.

Um fator que é curioso para quem não entende, mas que precisa ser considerado é que, não é porque a parabólica pode receber todos os canais vindos do satélite que seja a antena perfeita. Para que seja a ideal ela precisa passar pela prova do tempo chuvoso, nublado, pois se o tempo vier a fechar o sinal da TV pode falhar, sendo este um dos fatores que demonstram que a antena não possui o tamanho correto.

Mas sejamos sinceros, de nada resolve ter uma parabólica gigante se o LNB não puder ver todo o sinal que a mesma esteja captando. Por isso, quando for adquirir seu, veja qual o maior tamanho de antena que ele é capaz de usar, já que pode acontecer de alguns vendedores te passarem LNB insuficiente, por não saberem desta informação. Por isso, antes de comprar pesquise bem.

Como Escolher a Antena Parabólica

Ainda que você já tenha pesquisado preço e tudo o mais e se decidido por esta ou aquela antena parabólica, é preciso que se atente para determinados detalhes que farão toda a diferença ao final do processo:

  • Veja se o receptor que for adquirido está ajustado com as saída de vídeo e áudio da sua TV, seja ela de qual modelo e tamanho for;
  • Observe com antecedência se a instalação do aparelho é feita de forma simples, ou, se será necessário pedir a instalação pelo fabricante e ainda se o mesmo oferece esse tipo de serviço, caso seja necessário;
  • Ainda não se esqueça de verificar a voltagem com a qual o aparelho opera, para saber se a alimentação do mesmo está acordo com aquela usada em sua residência;
  • Além de tudo o que foi dito, não se esqueça de verificar qual o prazo de garantia, pois isso é bastante importante e nunca se sabe quando irá precisar. Também é fundamental ter consigo a Nota Fiscal de Compra, é através dela que você poderá solicitar a assistência técnica para seu produto.

Se ainda com todas as dicas que foram informadas você não se sentir seguro quanto ao modelo de parabólica que irá adquirir, consulte um especialista da sua cidade ou região e adquira aquela que lhe for mais confiável. Lembrando que antenas parabólicas podem ser encontradas através da internet e ainda em lojas que vendam eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Para quem vive em locais com sinais ruins, as antenas parabólicas podem ser uma boa opção para poder escutar um rádio sem ruídos ou assistir TV sem chuviscos.

Sua forma parabólica faz com que os sinais vindos do espaço para o centro da antena, fazendo que o sinal seja constante e mais forte. Atualmente no Brasil é comum que as pessoas utilizem essas antenas, que existem em diversas marcas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.