Alimentos Perigosos Para a Saúde

Você comeria seu cereal matinal favorito se soubesse que nele tem BHT, produto também utilizado em combustíveis para aviação e formol? Cuidado, porque os alimentos que são considerados “saudáveis” e rotulados como “naturais” contêm substâncias químicas nocivas utilizadas como conservantes e intensificadores de sabor. Tipos químicos por vezes são disfarçados sob os nomes irreconhecíveis.

Alimentos Nocivos

Alimentos Nocivos

A indústria de alimentos avançou aos trancos e barrancos. Hoje, mais de três quartos das prateleiras dos supermercados estão repletos de alimentos embalados e processados. As misturas de caixas, enlatados e congelados na maioria dos casos apenas exigem fervura ou microondas para se tornar comestível.

No total, existem mais de três mil substâncias químicas de suplementos adicionados de modo proposital aos alimentos. Cientistas apontam os melhores pratos para conquistar a osteoporose são quase os mesmos da dieta saudável de produtos naturais não processados. Isso porque produtos químicos sintéticos acidificam PH no corpo que por sua vez acelera a perda de massa óssea.

Evolução dos Alimentos

Progresso científico é uma coisa boa em especial quando se trata de inovações que tornam a vida fácil e agradável. Mas os avanços na indústria podem impedir os esforços para manter dieta saudável porque milhares de produtos químicos entraram no fornecimento de alimentos.

O início da revolução do processamento de alimentos começou logo após a Segunda Guerra Mundial, quando os fabricantes não se preocuparam em esconder os recém-adicionados aditivos alimentares feitos de modo sintético.

Afinal, a percepção era de que as mulheres juntaram a força de trabalho. O tempo disponível para cozinhar foi diminuído. Alimentos como batata e milho por vezes são utilizados como ingredientes básicos a série de produtos. Têm a composição genética adulterada e podem ser perigosos à saúde.

Cuidados Com o Cereal Matinal

Os antioxidantes protegem as células de danos oxidativos. Alguns deles são comprovados protetores do osso. Então, pode soar como uma ótima ideia ter o seu pequeno-almoço de manhã com cereal e antioxidantes saudáveis. Porém, é melhor pensar mais! Uma caixa de marca famosa traz os seguintes componentes:

Arroz, trigo em grão, açúcar, aveia, aveia torrada (feita com flocos, açúcar, óleo de canola com TBHQ, ácido cítrico para preservar o frescor, melado, mel, BHT para o frescor, lecitina de soja).

Flocos de trigo, arroz crocante (arroz, açúcar, malte e sal), xarope de milho, mel, canela, aroma artificial de baunilha, xarope de alta frutose de milho, sal, mel, aroma de malte, alfa tocoferol, zinco, óxido de ferro reduzido, sódio e ácido ascórbico (vitamina C), pantotenato de cálcio, cloridrato de piridoxina (vitamina B6), riboflavina (vitamina B2), cloridrato de tiamina (vitamina B1), BHT (conservante), palmitato de vitamina A, ácido fólico, betacaroteno (fonte de vitamina A), vitamina B12 e vitamina D.

Piores Substâncias do Cereal Matinal

∙ BHT (Butilhidroxitolueno): O aditivo comum usado para evitar a oxidação em uma ampla variedade de alimentos e cosméticos listados no ano de 2005 pela National Toxicology Program (NTP) como “carcinógeno humano”, com base nos resultados experimentais em animais.

Também utilizados em combustíveis de jato, produtos de petróleo, óleos transformadores de borracha e fluídos de embalsamento. Como se isso não bastasse, a Ficha de Segurança (MSDS) adverte que BHT não pode estar autorizada a entrar no ambiente por causar danos ao fígado, além de ser nocivo para os organismos aquáticos.

∙ Xarope de Milho Rico em Frutose (HFCS): Carga com moléculas de frutose e glicose “não ligada”. Os estudos mostraram que as da classe reativa podem causar danos nos tecidos e levar a obesidade, diabetes e também doenças do coração.

HFCS é feita a partir de milho modificado de modo genético e processado com enzimas também modificadas. Para piorar a situação os estudos revelaram de forma recente que quase metade das amostras testadas continha mercúrio.

Hora do Almoço    

Uma salada cai bem para começar o almoço. Os vegetais alcalinizantes trazem ossos saudáveis favoritos e tudo que se tem a fazer é colocar um pouco do delicioso molho. Adicionar algumas nozes e sementes crocantes e voilà!

Porém, a escolha da salada pode arruinar as intenções saudáveis, em principal quando existe o molho italiano de acompanhamento, vendido em grande parte dos supermercados. Veja os ingredientes das principais marcas:

Água, óleo de soja, vinagre, açúcar, sal que contém menos de 2% de alho, goma, ácido cítrico, alginato de propilenoglicol, cebolas, pimentão vermelho, ácido fosfórico, salsa e vitamina E.

Óleo de soja: mais da metade de todas as culturas de soja cultivadas nos EUA são geneticamente modificados (OGM), representando uma ascensão meteórica desde 1996, quando apenas sete por cento foram de soja transgênica.

Piores Alimentos

Piores Alimentos

Culturas modificadas de forma genética não apenas representam perigos ambientais. Há uma preocupação crescente (evidência científica) de que a engenharia genética de sementes de plantas alimentares possui impacto inesperado e negativo sobre a saúde humana.

Alginato de Propilenoglicol (E405): Alimento estabilizante tem derivado do ácido algínico esterificado e combinado com a substância. Tenha em mente que, apesar de ele ser usado como aditivo alimentar, tem usos industriais, incluindo anticongelantes automotivos, por exemplo.

Polissorbato 60: Emulsionante utilizado de modo amplo na indústria alimentar. Feito de milho, óleo de palma e petróleo, mistura do tipo pegajosa que não permite estrago. Por vezes substitui produtos lácteos em itens de panificação ou outros produtos líquidos.

Substituições Saudáveis: O azeite de oliva é na verdade um suco de frutas e contém ácidos graxos insaturados de cadeia longa que alcaliniza o PH do corpo. Possível fazer o próprio molho de salada em casa usando ingredientes naturais saudáveis.

http://www.youtube.com/watch?v=gckS6aX2eWQ

Hora de Jantar

Quando o dia está terminando é necessário consumir jantar nutritivo e substancial. Existem pessoas que não dispensam os hambúrgueres para dietas vegetarianas. Veja os ingredientes das principais marcas: Água, concentrado de proteína de soja, óleo de milho, goma vegetal, sabores naturais a partir de fontes vegetais, fibra de soja e sal.

Amido de batata, cebola em pó, óleo de girassol, óleo de semente de gergelim, molho de soja (água, soja, trigo e sal), cebola concentrada, ácido ascórbico, vinagre em pó, ácido cítrico, ácido aspártico, amido de milho modificado, ácido málico, ácido tartárico, ácido láctico, farinha de trigo e a lecitina de soja.

Concentrado de proteína de soja texturizada e modificadores de amido de milho são diferentes nomes para esconder os ingredientes que possuem glutamato monossódico (MSG) durante o processamento.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.