Administrador de Redes: Profissões

Com o aumento da dependência de informática do mundo também cresce a necessidade de administradores de redes no mercado de trabalho. Se ao final do século XX existia a grande procura por web designers peritos em HTML, no começo do século XXI há maior busca por administradores de redes que servem para tornar o ambiente hábil e seguro entre os usuários do sistema.

Administração de Redes e Informática

Estão enganadas as pessoas que pensam administradores de redes como gestores de pescas com esse tipo de ferreamente no mar. Sob a ótica da informática consiste em profissional que tem o preparo intelectual e trabalha com a ajuda de softwares no sentido de não apenas criar como também administrar a rede de computadores que se ligam entre si dentro ou fora da internet.

Sistemas Distintos

Existem diversos tipos de projetos, desde simplificados em programas MS-DOS como também naqueles que são projetados com linguagem JAVA. O objetivo principal além de criar está em facilitar o contato dos computadores na rede, diminuir o nível de dificuldade aos usuários enviarem conteúdos informativos, melhorar as condições de segurança, aumentar a velocidade, entre outros aspectos.

Administrador de Redes

Administrador de Redes

Trabalho de Segurança em Informática

Grande parte das multinacionais possuem setores que trabalham de forma específica com administração de redes que estão compostos por profissionais especialistas de forma principal no que tange à segurança. Com o aumento da tecnologia na internet também crescem as evidências que se relacionam de modo prático com o aumento de espionagem industrial, o que requer maior nível de defesa dos administradores de redes.

Investigar representa outra função referente à vida dos administradores de redes. De forma frequente investigam para saber se existe ameaça de ataques hackers que podem colocar em cheque o trabalho em geral. Por exemplo, quando existe um endereção de ID que entra de forma frequente no mesmo momento ao sistema, então o profissional pode bloquear a entrada no sentido de aumentar o nível de segurança.

Exemplo interessante consiste na urna eletrônica. Administradores de redes que trabalham ao poder público afirmam que na data de votação existem milhões de ataques que acontecem no sentido não apenas de clonar como também de alterar os dados. De acordo com o MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) consiste em um dos sistemas mais protegidos do mundo.

 

Trabalho do Administrador de Rede  

Quem administra a rede precisa manter o trabalho de fazer a mesma funcionar de acordo com os próprios anseios ou conforme solicitado por empresa contratante, privada ou pública. Em termos práticos administra os recursos computacionais e ao mesmo tempo tem total atribuição de gerar em diversos sentidos.

Nos dias de hoje consiste em campo de trabalho que oferece vagas acima do que há em termos de oferta dos trabalhadores, por esse motivo está entre os mais promissores em terras nacionais e internacionais. De forma prática existe a possibilidade de se formar como tecnólogo ou em curso superior com duração de quatro anos, em média. Especialistas aconselham fazer o técnico antes para conquistar estágio e efetivação na vaga de emprego e depois seguir à universidade, com maiores experiências e chances de conquistar postos altos no mercado.

Não se pode ignorar o fato de que existem pessoas que não possuem nenhum tipo de curso, mas são contratadas para administrar redes ao levar em conta a ampla experiência prática que existe no mundo da informativa. Outro ponto importante na vida do administrador de redes se encontra no fato de reconhecer com facilidade o manuseio não apenas de programas como dos equipamentos que se encontram no entorno laboral. Grandes empresas podem dispor de provas para conceder certificados possuem o respeito dentro e fora do país.

 

 Atribuição Pessoal: Administrador de Redes

No conjunto de atribuição pessoal se pode dizer que existe a necessidade de ter o interesse na área ao ponto de sempre buscar a especialização dos programas e equipamentos que trabalha. Também precisa ser comunicativo ao ponto de trabalhar com diversos setores em conjunto. Quando existe a falta de comunicação outras matrizes podem não se empenhar de forma qualitativa e atrapalhar no ciclo do trabalho em geral.

O dinamismo deve estar inerente a esse tipo de profissional que de forma prática precisa de criatividade e conhecimento na área para encontrar soluções alternativas na busca por resolver problemas técnicos e empenho para se dedicar ao ato de gerenciar a rede. Outro ponto importante na vida profissional está na confiabilidade. Por exemplo, setor público que deseja fazer licitação para contratar serviços de empresas apenas acata empreendimentos de tecnologia que sejam brasileiros por conta da segurança do Estado.

Estar com a atualização em dia consiste em elemento fundamental aos profissionais da área. Com as mudanças da tecnologia que acontecem de forma rápida os trabalhadores precisam se ater a essa questão, inclusive ao fazer pós-graduação na área, o que pode ajudar de forma direta a evoluir de modo rápido da carreira profissional.

Saiba Mais

Saiba Mais

Existem tipos de conhecimentos que são inerentes da área, como no caso do entendimento em nível avançado sobre os protocolos de redes. A segurança da informação também representa trabalho e conhecimento que precisa de renovação quase que diária ao levar em conta que hackers também estão sempre com a motivação de inventar novas formas para invadir sistemas.

Nos dias atuais não há como e bom profissional na área sem conhecer profundamente a rede mundial de computadores, conhecida sob a ótica popular como internet. Também existe a necessidade de obter conhecimento em sistemas operacionais, técnicas que são ensinadas em cursos tecnólogos ou de graduação.

Não se pode ignorar o fato de que no Brasil não existe a necessidade de trabalhar de forma regularizada, nesse sentido o conhecimento acadêmico pode não ser um atenuante para seguir na carreira profissional, de forma principal entre público autodidata que por vezes tem maior conhecimento do que universitários e tecnólogos, de forma principal quando trabalham na prática com redes de computadores há longo tempo.

Por causa da carência de profissionais no mercado nacional existem empresas que contratam aposentados, ou mesmo oferece os cursos necessários para jovens assumirem postos de trabalho.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.