A Melhor Prisão do Mundo

Presídio norueguês possui mordomias dignas de hotel

Uma prisão de segurança máxima localizada na Noruega possui um modo no mínimo curioso de tratar seus detentos. Lá, o objetivo é fazer o preso de sentir “em casa”, desfrutando de ótimas acomodações e mordomias que às vezes não são encontradas nem em certos hotéis.
Este é o presídio de Halden, que fica situado na cidade com o mesmo nome, a 117 quilômetros de distancia da capital do país, Oslo.

A construção do presídio criou uma polemica no país, já que grande parte da população não apóia a decisão de que detentos de alta periculosidade e que muitas vezes nem são nativos da Noruega (ou seja, serão deportados depois e não se reintegrarão à comunidade local) tenham tantas mordomias por praticar um crime.

Curioso

Cerca de 70% dos presidiários são estrangeiros e a grande maioria está presa pelo crime tráfico de drogas, o que aumenta os protestos por parte da população, que diz que o país está gastando dinheiro com uma obra absurda.
De acordo com o diretor da penitenciária, o norueguês Are Hoidal, o objetivo das penitenciarias no país é reintegrar os presos à comunidade e por isso todo o sistema prisional é baseado nos direitos humanos.

Acomodações da prisão 5 estrelas

Muitos hotéis não possuem o mesmo luzo das acomodações da prisão norueguesa. O quarto em que os presos ficam confinados, por exemplo, é individual – até aí tudo bem, já que grande parte dos presídios de segurança máxima confina os presos individualmente para evitar planos de fuga ou rebeliões. Cada cela contém amplas janelas sem proteção, escrivaninha e cadeira e cama. Além desses itens básicos, o preso também usufrui dentro de sua cela de uma televisão de tela plana, banheiro particular e frigobar.

Metade da população carcerária é constituída por mulheres, o que geralmente não ocorreria em prisões comuns.
O presídio também possui uma grande galeria de arte, com obras que custaram no total 2 milhões de reais.

Os corredores são iluminados com luz natural e possuem janelas com persianas. O muro da prisão é o local que tem recebido maiores críticas por parte da população: no muro existe um desenho grafitado, que retrata um detento em um momento de rebelião. A explicação da direção do presídio é que este desenho mostra o quanto a penitenciária respeita a personalidade de cada detento.

População

O presídio conta ainda com um ginásio de esportes para que os presos se exercitem, bicicletas para a realização de spinning, paredes para a prática de escalada, estúdio de música e ainda aulas de culinária.
Os presos podem receber visitas de familiares, que ficam hospedados em uma casa de hóspedes exclusiva. A acomodação dos visitantes também inclui uma sala, uma cozinha, banheiro, dois quartos e até um playground.
O preço de tanto conforto foi pago pela população da Noruega, já que a prisão custou cerca de 500 milhões de reais
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.