A Ilíada ou a Guerra de Tróia

A guerra de Tróia é um evento mitológico grego descrito na famosa Ilíada de Homero (e também citado na Odisséia, do mesmo), narrando o longo conflito entre gregos e troianos que segundo o poeta, foi motivado pelo rapto de Helena. Embora existam indícios de que a guerra tenha ocorrido de fato por motivos econômicos e políticos, a história mais famosa é a que chegou através do poema épico.

A Ilíada ou a Guerra de Tróia

A Obra Ilíada

Uma das mais importantes da literatura mundial, não conta literalmente toda a história da guerra, suas origens e causas e nem sequer seu desfecho. Apenas através das referências que faz a inúmeros outros mitos e de informações de outras obras se consegue ter uma visão completa. É dividida em cantos que já se iniciam no décimo ano da guerra e tem como personagens principais: entre os gregos Aquiles, maior dentre os guerreiros e seu companheiro Pátroclo; Agamêmnon, rei de Micenas e seu irmão Menelau, rei de Esparta e marido de Helena; Odisseu (ou Ulisses) rei de Ítaca e dotado de grande inteligência. Entre os troianos temos a própria Helena, o rei de Tróia Príamo, seus filhos Páris, que raptou Helena, Enéas e Heitor, nobre e habilidoso guerreiro.

Resumo

Origem e Conclusão na Mitologia

Outra lenda narra a origem mitológica para a guerra: o nascimento de Páris é profetizado como sendo o de quem trará a ruína de Tróia mas seus pais incapazes de matá-lo entregam-no para um pastor para que o faça. O próprio também é incapaz de fazê-lo e cria-o entre os demais pastores do monte Ida. Páris então se envolve na contenda entre três deusas, Atena, Hera e Afrodite, para decidir qual é a mais bela dentre elas. Ao escolher Afrodite, ele recebe a promessa do amor da mais bela dentre as mulheres, Helena. Depois de retornar à corte de Tróia e reassumir seu lugar, Páris é enviado a Esparta em uma missão diplomática, aonde se apaixona por Helena e a rapta para Tróia, dando início à guerra. Helena era tão bela que seu casamento só pôde ocorrer sem conflitos através de um pacto entre todos os reis, que juraram honrar e proteger a união. Dessa forma, Menelau convocou a todos para auxiliá-lo na batalha contra Tróia e os gregos lançaram-se ao mar. Somente através da obra Odisséia, nas aventuras de Ulisses, é que se tem notícia do estratagema do cavalo de Tróia e da derrota desta cidade.

Homero

A Guerra na Ilíada

Depois de longos dez anos de batalha tem início poema épico Ilíada. Inicia-se com os conflitos entre Aquiles que então recusa-se a lutar e Agamênnon, a respeito de uma prisioneira. Gregos e troianos confrontam-se diversas vezes até que os soldados de Tróia começam a levar vantagem. Pátroclo pede a Aquiles para usar sua armadura na batalha, mas é morto por Heitor. Furioso, Aquiles vira a batalha para o lado dos gregos e mata Heitor, tomando posse de seu cadáver. A Ilíada termina com o rei Príamo pedindo o corpo de seu filho de volta, o que é concedido por Aquiles.

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.