2010 – Ano do Tigre

No dia 14 de fevereiro a China esteve em festa comemorando a entrada do Ano Novo Chinês, uma data também comemorada por outras nações do Oriente que não adotam o calendário ocidental. As diferenças na contagem dos dois calendários fazem que as data do início do ano seja sempre diferente entre os dois calendários, pois enquanto o calendário chinês conta as fases da lua o calendário ocidental conta 365 dias e a cada 4 acrescenta um dia, contando 366 dias, para sincronizar a contagem com o ano solar. Este calendário é chamado do calendário Gregoriano.

O Calendário Chinês

O calendário Chinês tem como orientação o calendário lunar, por esse motivo sua data não é fixa, acompanha as fases da lua. Cada ano corresponde a 13 lunações e cada ano inicia sempre com a lua nova no final do mês de janeiro ou início do mês de fevereiro. Assim, segundo estas convenções o ano de 2010 iniciou dia 14 de fevereiro, às 00 horas e 51 minutos e termina no próximo dia 02 de fevereiro.

Calendario

Os Animais do Zodiaco Chinês

Para os chineses cada ano novo que se inicia está relacionado a um animal, num ciclo que se repete de doze animais, que são os doze animais do zodíaco chines. A origem a escolha desses animais se origina na crença de que Buda teria chamado os animais para uma reunião, no entanto apenas 12 animais entre todos compareceram a reunião. Para agradecer e homenagear aqueles que atenderam seu chamado Buda os transformou nos signos do zodiaco. Assim os signos do zodíaco chines e o ano chines corresponde a ordem com que eles chegaram na reunião, sendo o primeiro o rato, o segundo o búfalo, o terceiro o tigre, o quarto o coelho, o quinto o dragão, o sexto a cobra, o sétimo o cavalo, o oitavo a cabra, o nono o macaco, o décimo o galo, o décimo primeiro o cachorro e o décimo segundo o javali, fazendo um ciclo que se repete a cada 12 anos, governados pelos animais míticos. Assim, seguno as crenças chinesas dia 14 de fevereiro entramos no ano do tigre.

Animais

Influências do ano do Tigre

O tigre é um felino, e como tal rápido e enérgico, sendo preciso atenção e cuidado com ele. Assim deve ser o ano regido pelo Tigre, cheio de novidades, mudanças e surpresas que podem chegar de forma imprevistas. Os acontecimentos podem ser precipitados com consequencias que podem perdurar por bastante tempo. O ano do Trigre oferece muitas oportunidades para quem tem coragem além de capacidade para se adaptar rapidamente, no ritmo imposto pelo tigre, que também é um animal de grande vitalidade, assim costuma ser um bom ano para a saúde. O ano zodiacal do tigre traz a marca da ousadia, da paixão, do vigor, agilidade e da sinceridade, juntamente com a impaciencia e a imprevisibilidade. O significado do tigre é a determinação e a energia.

Um bom 2010 para todos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.