Comunicação Interpessoal

Esse tipo de comunicação representa no método que pode acontecer entre dois ou mais seres-humanos e está baseada em diversos elementos. De forma prática existem diversos pontos de vista que são baseados em experiências culturais e estudos de forma prática e teórica. No meio comunicativo do gênero existem diferentes opiniões que tentam demonstrar o ponto de vista para manipular e ao mesmo tempo convencer sobre o fato social que está em discussão.

Receptor X Emissor

Receptores e interlocutores são consideradas as pessoas que ouvem as palavras. Entre dois seres-humanos, por vezes existe a funcionalidade de um virar o receptor, ou seja, ouvir as palavras que estão sendo proferidas. Na mesma conversa a mesma pessoa pode virar emissora, ou seja, emitir informações de acordo com o próprio ponto de vista ao discordar ou concordar e aumentar o valor de conteúdo informativo em defesa da tese.

Para poder participar do discurso de forma qualitativa e quantitativa existem diversos aspectos a se considerar. Por exemplo, quanto maior o repertório cultural mais chances de aumentar o repertório para conversar. Porém, o excesso de cultura quando não compreendido de forma ideal pode se transformar em preconceitos em comparativos por causa de julgamentos de valor e realidade interpretados de forma incorreta.

Comunicação Interperssoal

Comunicação Interperssoal

Não se pode ignorar o fato de que a formação educacional representa elemento importante para a comunicação interpessoal entre duas pessoas. Por exemplo, com nível de educação ao extremo, duas pessoas podem conversar e discordar sem brigar de forma física ao usar o raciocínio e capacidade de se comunicar e receber comunicação sem prejudicar o psicológico do receptor.

Porém, apenas a educação não representa ponto elementar em termos de comunicação pessoal. Tenha em mente de que a vivência também representa aspecto importante. Quanto maior o conhecimento de diferentes tipos de meios maiores são as chances de compreender o que acontece com o outro lado, ou seja, o receptor ou emissor da mensagem. Por exemplo, quem viaja para a África e conhece a pobreza de perto pode mudar o julgamento de valor e realidade no sentido de se comunicar sobre o tema com pessoas que discordam com o seu ponto de vista, independente do nível de educação que existe entre ambas as partes.

Existem escritores que precisam de vivência diferente para poder escrever um livro e se comunicar melhor com o público em geral. O mesmo acontece com os grandes artistas que precisam viver o papel do personagem na forma real para melhorar as condições de interpretação aos receptores que assistem o trabalho cênico.

Ponto Básico: Comunicação Interpessoal

De acordo com grande parte dos especialistas que realizam estudos em termos de comunicação interpessoal para existir esse tipo de fato social existe a obrigatoriedade de existir pelo menos um emissor e outro receptor. Cada parte que se envolve no ato de se comunicar possui a própria bagagem e pode influenciar os pensamentos de quem ouve. O conteúdo informativo acontece de acordo com o repertório de cultura, embora não se possa ignorar o valor das emoções e personalidades no ato de se comunicar. A transmissão da informação acontece de acordo com objetivos ou conjunto particulares que fazer o receptor ter sentimentos e usar ou não as palavras para si de acordo com o filtro de cultura.

Os choques culturais podem ser empecilhos que prejudicam o ato de se comunicar e por esse motivo, com o tempo, especialistas desenvolvem métodos e ferramentas para acontecer comunicação interpessoal. Desde a fala até a mímica representa pontos que melhoram o ato de se comunicar.

Meios de Comunicação

Não se pode ignorar o fato de que os meios de comunicação são partes importantes no processo de comunicação interpessoal. Antes de existirem os atos a se comunicar era complicado ao extremo, com mensageiros que tinham de percorrer milhares de quilômetros para pode comunicar um fato entre dois reinos longínquos.

Com a invenção da prensa de Gutemberg as comunicações começaram a ficar facilitada. Porém, na época em que foi inventada não tinha importância de forma global ao levar em conta que grande parte do povo europeu sofria com carência por causa da falta de educação e compreensão de processos básicos, como no caso de fazer a leitura, por exemplo.

Porém, com o tempo e as explorações no novo mundo à renda se concentrou melhor, surgiram às universidades e a imprensa escrita que revolucionou a forma de se comunicar entre um emissor (jornal ou livro) e milhões de receptores que faziam a compreensão de acordo com os códigos culturais e filtros para modificar as formas de pensamento.·.

Saiba Mais

Saiba Mais

Com o surgimento do rádio o mundo também conheceu nova forma de se comunicar e que dura até os dias de hoje, assim como o jornal impresso, apesar de a publicidade estar concentrada de forma principal na televisão que representa a forma mais segura para fazer a comunicação interpessoal.

Telégrafo e telefone também foram importantes para revolucionar as formas comunicacionais. O homem conseguiu chegar à Lua e por consequência desenvolveu técnicas para lançar satélites artificiais e melhorar os modos de se comunicar sob a ótica interpessoal.

Entre os meios de comunicação não se pode ignorar a presença da rede mundial de computadores, conhecida de forma popular como internet. Milhões de pessoas que não se conhecem começam a conversar e encontrar pontos em comum ao ponto de se tornarem grandes amigos ou até mesmo noivos.

http://www.youtube.com/watch?v=h3gJBWUjP1g

Ruídos e Boatos

Em termos de comunicação interpessoal os ruídos e boatos são grandes problemáticas que acontecem no meio. Os dois aspectos precisam de queda nos processos para melhorar a qualidade em se comunicar sob a ótica cristalina e com bom entendimento entre ambas as partes. Por exemplo, quando o sinal dos telefones começa a cair fica impossível compreender o que duas pessoas estão falando. Interessante notar que os boatos podem gerar mentiras que viram verdades por causa do aumento do processo comunicacional que se estabelece entre membros da opinião pública.

Vale ressaltar que para o processo de comunicação acontece com qualidade e êxito não deve acontecer transmissão apenas de forma cristalina como a compreensão também representa ponto fundamental, o que se relaciona com cultura e educação.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.