Morar Só é Diferente de Viver Só

A vida cotidiana

Globalização, internet, novidades da tecnologia, uma vida corrida, falta de tempo, oportunidades longe de casa, são muitos os motivos que levam as pessoas a um comportamento de isolamento. Atualmente, o novo ritmo ditado pelo universo consumista, imediatista e apressado, faz com que muitas pessoas se vejam praticamente obrigadas a optar por uma vida mais solitária, em nome de suas realizações profissionais que consomem anos de trabalho duro até que se alcance um patamar considerado seguro.  Sim, elas tem a opção de ficar onde estão, rodeadas pelas pessoas conhecidas, amadas, sentindo-se seguras e acolhidas, mas para isso abrem mão de muitos sonhos, carreiras, etc. Não sabemos dizer o que é certo ou errado nesta situação, aliás, talvez nem exista o certo e o errado, o que existe é a sensação de plenitude ou de insatisfação em cada ser humano, e estas sensações são necessariamente decorrentes de suas escolhas.

Vida

Solidão

A incidência de pessoas que optam por morar sozinhas é cada vez maior no Brasil, além disso o perfil de quem faz esta escolha vem mudando bastante. Atualmente 40% dos brasileiros que moram só estão na faixa etária acima de 60 anos, 11% estão na faixa etária dos 20 aos 29 anos e 13% estão na faixa etária dos 30 aos 39 anos. Com esta nova realidade os debates se modificam, antes as pessoas eram estigmatizadas, hoje se pensa que morar só seja uma opção que muitas vezes proporciona mais qualidade de vida. De nada adianta viver com diversas pessoas diariamente e não ter uma boa relação com nenhuma delas, brigas, desentendimentos ou simplesmente frieza são atitudes muito comuns nos relacionamentos, mas não são nada salutares. Portanto, que escolhe morar só e pode bancar esta opção, geralmente experimenta sensações muito prazerosas como a autonomia, a liberdade, paz de espírito, respeito a si mesmo, etc., e pode com certeza convidar a sua casa, parentes e amigos para serão recebidos com prazer.

Morar Só é Diferente de Viver Só

Opção ou não

Existe uma tênue diferença entre pessoas que moram sós por opção e as que estão nesta condição por determinadas circunstancias como separações, mortes, etc. As que são levadas a esta condição por falta de opção geralmente buscam o conforto de amigos e familiares para superar momentos de tristeza e depressão, e neles encontram novos rumos para mudar sua vida, é preciso se readaptar a nova situação e encontrar um outro estilo de vida.

Feliz

Quem faz a opção costuma ser visto como uma pessoa independente, e está numa situação favorável, sem medo se errar. A sensível e importante diferença nestas questões esta ligada as relações que nutrimos com as pessoas, para ter amigos, boas relações familiares ou um amor, não é necessário morar debaixo do mesmo teto, você pode ter todos estes vínculos se cultivá-los, independente do lugar ou distancia em que ambos se encontrem. Solidão é uma escolha, morar só é diferente de viver só.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.