Animais x Crianças

Animais de Estimação

È muito comum ainda nos dias de hoje casais com animais de estimação que se desfazem deles quando vai chegar o bebê, muitas vezes isso acontece inclusive por orientação de médicos que tem uma visão radical a respeito da convivência de animais e crianças pequenas. No entanto vários estudos e pesquisas tem sido realizadas neste campo e a ação positiva dos animais domésticos sobre as crianças é comprovada, assim como sobre toda a família, os idosos e também sobre doentes. Crianças e animais de estimação via de regra são uma boa companhia, pois ter um animalzinho de estimação é sempre uma experiência gratificante.

Atividades

Atividades

Interação entre animais e crianças

A interação entre animais domésticos e crianças é capaz e proporcionar para a criança elementos fundamentais para um desenvolvimento social e emocional saudável: diversão, aprendizado e entretenimento, além de afastar a solidão nos momentos em que os pais não estão por perto e dar segurança, uma vez que estão sempre disponíveis para o convívio, além de alegrar a família inteira. O cachorro, o mais comum dos animais de estimação, brinca, corre, abana o rabo, pula, reage ao carinho e pode morder se for maltratado, e nessas experiências há um importante ganho para o desenvolvimento das crianças, pois ela não tem sobre o animal total poder como tinha com seus brinquedos antigos, pois suas ações provocam reações nos animais, e ele pode correr para pegar a bolinha, abanar o rabo, rosnar…  esta relação com o animal  de estimação forma um vinculo afetivo muito importante, além de estimular a percepção sensório motor pois a criança explora e conhece o corpo do animal e passa a observar as reações as suas ações e outras situações. A posse responsável de um animal exige cuidados, e estes devem ser dados pela criança sob a orientação de uma adulto, e assim cuidando da limpeza, dando comida, água e remédio quando preciso ele fortalece o vinculo afetivo e aprende a lidar com muitos sentimentos diferentes, desde a alegria de ser responsável por outro ser, até as frustração da morte. Através desta convivência e interação entre criança e animal há o desenvolvimento de valores muito importantes para o seu futuro, como a sensibilidade, a solidariedade, a compreensão, a observação, o zelo, a compaixão, a generosidade, o carinho e o afeto, que influenciarão nas suas relações com outras as pessoas, gerando aceitação, compreensão, segurança e respeito.

Foto

Foto

Benefícios à saúde promovidos por um animal de estimação

Pesquisas também comprovam que crianças que possuem animais de estimação tem benefícios em seu estado de saúde geral, são mais resistente e imunoprotegidas. Além de melhorar a auto-estima, a segurança e desenvolver bons sentimentos, os animais podem colaborar no tratamento de doenças e na recuperação dos pequenos pacientes. Crianças portadoras de Síndrome de Down e crianças com autismo são especialmente estimuladas com a presença de animais.

Animais x Crianças

Animais x Crianças

Enfim, os benefícios de se ter um animal de estimação na infância são imensuráveis, mas é essencial que se tenha conhecimento dos princípios da posse responsável antes de escolher seu bichinho de estimação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>