A Liberdade Para os Adolescentes

Toda liberdade tem seu preço, basta que cada um saiba o seu limite de maneira que não interfira na liberdade do outro. Para o adolescente excesso de liberdade pode ser complicado de mais, a imaturidade leva para caminhos que nem sempre são satisfatórios. A liberdade vai ser boa ou ruim a partir do momento em que o adolescente tiver consciência dos seus atos e usar a liberdade que lhe confiaram para um propósito positivo de crescimento e não de destruição. Sabemos que a sabedoria vem com a idade, mas é preciso passar por fazes na vida para atingir a maturidade suficiente. A liberdade é o fim e não o começo.

Problemas

Problemas

Qual o papel dos pais?

Os pais estão a cada dia mais envolvidos com as questões profissionais do que com os próprios filhos. Essa ausência acarreta na intolerância dos adolescentes causada pela necessidade de carinho dos pais. Para poder suprir a sua ausência os pais costuma fazer todas as vontades dos adolescentes e esquecem da regra principal “impor limites, dizer não”. Eles acham que agindo dessa maneira estão aproximando o adolescente, mas estão enganados, pois é nessa faze da vida que eles mais precisam de apoio e carinho que só pode ser transmitido pelos pais.

A  Liberdade Para os Adolescentes

A Liberdade Para os Adolescentes

O que dizem os especialistas?

A medica Mônica Mulatinho faz um alerta que foi exibido no Jornal Hoje, programa da Rede Globo de Televisão, a liberdade em excesso faz tanto mal quanto ao controle excessivo, as coisas devem ser dosadas para que não se torne sufocante. Os adolescentes precisam ter certa liberdade para poder fazer as suas descobertas e abrir as portas para o mundo, mas de maneira que os pais estejam sempre por dentro de todas as suas atitudes para evitar que a liberdade possa se transformar em uma armadilha, pois é nessa idade em que a sua inteligência emocional esta sofrendo transformações. A psicoterapeuta Lídia Arantangy afirma que todos nós temos que ter limites ao longo da nossa vida, sendo que na adolescência essa  questão é muito critica pois é nessa faze que o poder que os pais tem sobre os filhos diminui  de maneira que eles passam a desrespeitar os pais, principalmente as suas ordens, parece que o poder da educação não existe. É preciso que os pais tenham muita paciência para poder lidar com essa situação sem perder o controle.

Sexualidade

Sexualidade

O que fazer?

Não esqueça que a melhor maneira de diminuir o conflito com os adolescentes é os pais explicarem o “não”, mesmo que não consiga convencer é preciso manter a ordem. A palavra não é muito forte e precisa ser respeitada e não banalizada, para quando a usar ser de maneira convicta e tranqüila. Para impor os limites nos filhos é preciso que os pais aprendam a lidar com as próprias dificuldades que tem em tolerar as frustrações dos filhos.

Concluindo

A melhor maneira de lidar com a adolescência é ficar por perto dos filhos e acompanhar conhecendo o mundo em que vivem, manter-se bem próximo e atualizado para que o mesmo sinta segurança, pois liberdade é muito bom, mas é preciso saber lidar com ela, por isso que os pais devem estar sempre presente na vida dos filhos para evitar que essa liberdade se torne em uma catástrofe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.