Como Evitar Acidentes de Bicicleta

Andar de bicicleta é agradável, saudável, e nos diverte muito, isso sem contar o bem que o uso deste meio de transporte faz para o meio ambiente, já que não emite nenhum tipo de elemento tóxico na atmosfera do planeta.

Mas, até mesmo uma singela e inofensiva bicicleta, se não usada da maneira correta, pode acarretar acidentes, podendo até ser fatal. E como evitar que isso ocorra? Simples. Venha conferir neste artigo algumas dicas para você ante de se aventurar pelas ruas, rodovias, enfim. Pelas vias em geral.

Além disso, ainda vamos dar dicas de itens de segurança para, se caso algum acidente ocorrer, você poder se proteger de machucados e outros ferimentos. Então, vamos lá?

A Bicicleta

Há muitas histórias envolvendo a invenção deste meio de transporte. Uns dizem que o seu protótipo nasceu das mãos do renomado artista Leonardo da Vinci, em 1490, aproximadamente. Mas, para outros, o verdadeiro inventor é Lu Ban, um chinês que viveu há cerca de 2500 anos atrás.

A primeira competição de corrida de bicicletas, de conhecimento popular, foi feita em abril de 1829 em Munique, na Alemanha.

Hoje, as bicicletas estão muito popularizadas, visto que, o preço baixo e novas tecnologias empregadas nesses meios. Se compararmos os primeiros modelos com os novos, iremos notar uma grande diferença, principalmente no tamanho e desenvoltura.

Acidentes Envolvendo a Bicicleta: Como evitar?

Veja agora algumas dicas para evitar os acidentes ciclísticos que podem ferir gravemente os seus pilotos.

*Fique atento ao trafegar nas vias. Preste atenção nas ruas, já que objetos no meio do caminho, como galhos, pedras, ou até mesmo problemas no asfaltamento, buracos, enfim. Fique alerta, já que, qualquer descuido pode levar você a tombar e se ferir.

*Quando estiver trafegando nas vias, principalmente ruas de residências, veja se não há crianças. Se houver, você deve redobrar a sua atenção, visto que, mesmo dando sinais de que não pretendem atravessar, elas o fazem de maneira repentina.

*Você deve ter em mente que as crianças, especialmente as pequenas, não fazem ideia do estrago que uma bicicleta em alta velocidade pode causar. Aliás, elas não sabem nem a velocidade em que o veículo de duas rodas está operando. Então, paciência.

*Há alguns pontos em que o tráfego de bicicletas nas calçadas é permitido. Mesmo assim, preste atenção nos pedestres, que, se o virem rápido demais, podem se assustar e, sem querer, se jogar na sua frente e causar uma batida.

*Quando for fazer alguma ultrapassagem, seja de ciclista ou até mesmo de pedestre, faça sinais, grite, enfim. Mas é indispensável que você os avise antes. E, na hora de ultrapassar, o faça devagar, sem pressa.

*Nunca ande na contramão, andando sempre no tráfego do lado certo. Assim, fica mais cômodo e seguro ao motorista de te ver, podendo desviar de você mais facilmente. Quando algum ciclista aparece repentinamente, o desvio se torna mais complicado.

*Quando estiver de bicicleta nas vias em um grupo, oriente-os a andar um atrás do outro, nunca uma bicicleta paralela á outra. Se precisar conversar, diga a eles para pararem em um local seguro e inicie o bate-papo.

no images were found

*Manter uma distância de cerca de 70 centímetros entre a bicicleta e o carro é uma opção segura, pois evita muitos acidentes. Se estiver trafegando juntamente á beira da calçada, essa distância pode ser reduzida para 50 centímetros.

*Quando estiver em locais onde há carros parados, observe atentamente se há algum ocupante do veículo que irá sair para evitar que você se choque contra á porta. Isso é previsível; basta olhar as ações do motorista ou dos ocupantes em geral.  Faça sinais, grite ou acione a buzina. Se não conseguir desviar, pare, mas nunca entre no tráfego de carros ou motos. É melhor parar e esperar o indivíduo descer do que sofrer um acidente grave, que pode até ser fatal.

*Você deve saber se os outros motoristas estão te vendo. Para isso, veja, na sua direção, se os motoristas estão conscientes e estão te visualizando na via.  Mudar repentinamente de direção pode fazer com que os motoristas percam a visão sobre você.

*Para ver se os motoristas estão trafegando a uma alta velocidade e se isso pode vir a te prejudicar, cuidadosamente, olhe para trás e observe. Se for necessário, diminua a velocidade ou simplesmente pare e observe.

*Se for fazer alguma manobra, mesmo que ela não seja arriscada, dê sinais disso bem antes de realizá-la, para preparar os motoristas ou outros ciclistas que estão atrás de você.

*Tente executar a manobra de um jeito mais prático e rápido. Perder tempo ou ‘’enrolar’’ pode aumentar o risco de acidentes. Se perceber que, no momento a manobra é inviável, não tenha pressa, aguarde e, depois de perceber que está mais seguro, aí sim faça a manobra.

*Quando for ultrapassar um carro, nunca o faça pelo lado direito, pois há uma chance muito grande de o motorista não lhe enxergar, por ali ser o seu ponto cego.

*Lembre-se que a bicicleta também deve respeitar o semáforo. Então, quando estiver vermelho, pare, assim como os carros e as motos. Se você desrespeitar, pode pagar um preço muito alto pela negligência.

Itens de Segurança para os Ciclistas

Confira, agora, alguns itens indispensáveis que visam manter a segurança do ciclista:

*Capacete

Embora muito útil e seguro, podendo até salvar vidas, muitas pessoas esquecem ele. Use até para trajetos ínfimos, como ir á padaria, ou até mesmo numa volta inocente na orla, no parque enfim. Ele, atualmente, é produzido com materiais mais leves e resistentes, além de um design mais moderno e dinâmico. Antes de adquirir um, veja se o mesmo tem o selo do Inmetro.

*Luvas

Além de fornecer um visual mais aventureiro, as luvas também servem para proteger as mãos de calos, espinhos, galhos e até mesmo insetos. Elas também podem ser muito úteis em uma queda: quando caímos, nosso modo instintivo é se apoiar usando as mãos.

*Óculos

Além da função estética, os óculos, se escolhidos da maneira correta, podem proteger os seus olhos dos temidos raios UV. Além disso, impede que detritos e insetos choque-se com os seus olhos.

Não podemos nos esquecer das faixas que refletem a luz, pois, quando colocadas nas bicicletas, podem avisar aos motoristas de que há ciclistas transitando.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.