Como Ensinar Crianças a Ler?

1. Leia Para os Filhos

Ensinar o seu filho a ler é realmente um processo que começa na infância. Há quem dica que este exercício deve começar quando recém-nascido, dentro dos dias de boas-vindas! Isto ajuda a infundir o amor por livros. Leitura quando tomada de prazer representa entre crianças com idade escolar. Quem aprende desde cedo a gostar de ler pode dificultar a capacidade em momentos do futuro. Pode ser interessante ler pelo menos 3-4 livros por dia, mesmo enquanto o seu filho ainda é jovem. Quando ficaram mais velhos eles podem percorrer por longos trechos de tempo por causa do um familiar. No entanto, comece aos poucos para não assustar a criança com o excesso. A prática traz o aumento da resistência e interesse; Leve pelo menos vinte minutos por dia no processo inicial. Não se esqueça de escolher os gêneros conforme a idade:

  • Nascimento-1 Ano: Livros Board (com reais fotos), livros de Pano (com várias texturas) e livros de canções
  • 01-03 Anos: Livros rimados, livros de canções e livros de contos.
  • 03-05 Anos: Livros do alfabeto, livros de canções, livros ilustrados, livros rimando.

2. Faça Perguntas

Fazer perguntas durante a leitura não apenas incentiva o filho a interagir com o livro, mas também é extremamente eficaz no desenvolvimento da capacidade de compreender o que está lendo. Se uma criança não consegue compreender o que está lendo, não há realmente nenhum ponto para a leitura a todos! Quando ainda estão aprendendo a falar, faça perguntas como “Você vê o gato?”, Apontando para a foto do gato. Isto desenvolve o vocabulário e encoraja a interagir com o livro. Peça para apontar para as coisas no livro próprio e fazer os ruídos dos animais. Depois que o filho possui dois ou três anos de idade, comece a fazer perguntas antes, durante e depois de ler o livro. Mostre ao filho a capa do livro e pergunte como acha que vai ser o final (previsão). Se o personagem está representando emoção forte, identifique e pergunte ao seu filho se ele já se sentia assim (conectar). No final do livro, perguntar se a previsão se tornou realidade. Depois, peça para dizer o que ele se lembra de acontecer no livro (resumo). Modificando cada uma destas técnicas durante a leitura-voz alta para atender à fase de desenvolvimento do seu filho é uma ótima maneira de promover e aumentar a compreensão da leitura!

2. Faça Perguntas

2. Faça Perguntas

3. Seja Exemplo de Leitura

Mesmo que a criança seja fascinada com os livros desde cedo, a fascinação rapidamente diminui se ela não vê a leitura como modelo em casa. Se você não é um ávido leitor se, faça esforço consciente para deixar as crianças verem que você lê por pelo menos alguns minutos de cada dia! Leia uma revista, um livro de receitas, um romance, a sua Bíblia, enfim, é com você!  Mostre às crianças a leitura é algo que até mesmo os adultos precisam fazer. Algumas vezes esquecemos que crianças aprendem pelo exemplo.

4. Incorpore Vários Domínios de Desenvolvimento

Crianças aprendem melhor quando múltiplos sentidos ou áreas de desenvolvimento estão em conjunto. É por isso que a aprendizagem prática produz maior retenção e aplicação mais significativa. Depois de demonstrado interesse em letras comece a utilizar cenários naturais para a identificação das letras, implante atividades que incorporam sentidos possíveis. Mantenha em mente que o aprendizado dos nomes da letra não é quase tão importante quanto aprender os seus sons! Há uma infinidade de maneiras de incorporar vários domínios de desenvolvimento em relação ao reconhecimento da letra e início de habilidades de leitura.  Artesanato alfabeto permite aprender a forma de uma carta, juntamente com associação do som que faz todo o motor enquanto utilizando multa habilidades no processo de corte, colagem e criação! Jogar jogos que envolvem habilidades motoras também é forma maravilhosa para incluir movimento. É claro, toda criança adora canções e rimas! Com cinco anos de idade peça à criança reconhecer a diferença entre o real e o faz de conta. Busque gêneros de livros durante o seu tempo de leitura em conjunto. Isso pode parecer complicado, mas não é verdade. Há cerca de cinco diferentes gêneros de livros infantis distribuídos em diversos títulos nas melhores livrarias do país.

4. Incorpore Vários Domínios de Desenvolvimento

4. Incorpore Vários Domínios de Desenvolvimento

Desenvolvimento Cultural e Leitura

As mudanças comportamentais estudadas pela psicologia do desenvolvimento são referência do decurso da vida. Considerado também processo em que as pessoas funcionam como instrumentos de contínua interação entre outras. Sem contar que a matéria está intimamente ligada com a própria evolução cultural. O filósofo sofista Sócrates já afirmou que “da cultura surge riqueza, mas da riqueza não vem cultura”. O filósofo Celso Furtado acredita que a cultura do povo está expressa no desenvolvimento. Inovações tecnológicas são consideradas elementos ligados aos traços culturais da nação. Exemplo está na internet, que junto com as redes sociais, modificou a cultura de grande parte das pessoas do mundo. As informações representam maior valor do que qualquer outro tipo de bem na economia moderna. Por este motivo que quando os pequeninos aprendem a decodificar melhor as informações há maiores chances de desenvolver a mente e acrescentar de maneira positiva e prévia no mercado de trabalho, preocupação constante de quase todos os países do mundo.

Leituras infantis são elementos poderosos na construção das identidades e valores que formam as perspectivas futuras. Em países nos quais os instrumentos são vistos de maneira qualitativa acontece maiores chances de transformações sociais que colaboram com o conjunto ético estipulado pela maioria dos membros compostos na sociedade. Leitura permite, inclusive, o resgate da autoestima junto com reconhecimento dos valores civis nas perspectivas da vida, afirma a professora do Instituto de Economia da UFRJ, Beatriz Azeredo.

Cultura e desenvolvimento representam canais direcionadores dos impulsos convertidos em atividades criativas. Porém, quando resultam em processos ilícitos, como a violência urbana, representa a própria contracultura, ou seja, padrão de conhecimento antagônico ao estipulado pela coletividade. A personalidade é harmoniosa quando isenta de conflitos físicos e ideológicos. O êxito do desenvolvimento cultural acontece quando, após a experiência social, acontece enriquecimento sobre algum ponto específico dos milhares que existem na globalização. Traços culturais evoluídos não estão presentes apenas na diversão e entretenimento, como também no conhecimento que abre a mente e amplia as considerações sobre o mundo.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.