Como Enfrentar o Medo ao Volante

Muitas pessoas têm carteira de habilitação, passaram por auto-escola, fizeram tudo certo, mas não conseguem dirigir, porque, têm medo. Dentre elas, a maioria é formada por mulheres.

Insegurança Para Dirigir

Para quem dirige sem nenhum tipo de problema esse medo não tem fundamento. Aquele que está habituado com volante pode ter certa dificuldade, para compreender esse comportamento. Entretanto, basta ter um pouco de boa vontade para começar a identificar uma das prováveis causas desse medo. As imprudências cometidas no trânsito pelos outros motoristas. Mas, existem outras causas apontadas por aqueles que quase fogem do volante: perda de ente querido, em acidente de trânsito, algum acidente pelo qual tenha passado, receio de atrapalhar o trânsito, impaciência dos motoristas, etc. Em algumas pessoas o medo é tão grande que supera a vontade de dirigir. E, quando o medo alcança esse nível é aconselhável buscar ajuda de um profissional específico. Podemos classificar essa insegurança ao volante de três formas diferentes (embora em algumas vezes sejam parecidas) de demonstrar, a sensação de desconforto diante de alguma coisa. São elas: medo, fobia e pânico.

Insegurança Para Dirigir

Insegurança Para Dirigir

Medo

Dependendo da intensidade, sentir medo é normal em algumas situações e, pode até ser útil, se levarmos em conta que ele pode nos proteger à medida que, cria obstáculos nos fazendo recuar diante de situações que nos ameaçam ou que nos colocam em risco.

Pânico

O pânico é bem maior que o medo. Ele causa um desequilíbrio emocional às vezes tão grande, que provoca uma sensação de que se vai morrer. Ele se manifesta através de um conjunto de sintomas e sinais que fazem a pessoa se sentir desesperada diante de alguma coisa que ela vê como uma ameaça. Não é necessário que haja um motivo para que a crise de pânico se manifeste. Por isso, não se pode prever com exatidão quando ela vai ocorrer.

Pânico

Pânico

Fobia

A fobia de dirigir pode diagnosticar uma pessoa muito medrosa, ou alguém que tenha passado por alguma experiência muito ruim ao volante. Mas, fobia é antes de tudo um transtorno que geralmente aparece após grande choque pós-traumático. Algumas pessoas são portadoras desse tipo de fobia. Elas ficam ali, silenciosas, porém basta sentar ao volante que ela aparece deixando o motorista em desespero, ansioso para sair dali.

Um Pouco de Insegurança Pode ser Útil

Tenha a certeza de que aquela sensação de insegurança, “aquela normal,” faz parte da cautela, prudência e responsabilidade. Muitas pessoas erram por estarem seguras demais. E, saiba também que muitas vezes “velhos motoristas” ainda sentem a boca seca e as pernas trêmulas ao se sentarem ao volante. Isso, porque, cada vez é única. Então, essa sensação de insegurança que não cria obstáculo para o que se deseja fazer e´normal.

Adquirir Segurança Para Dirigir

Se  uma pessoa tem medo de dirigir, mas está disposta a enfrentá-lo então vá em frente. Mas não perca de todo o medo, transforme-o em cautela. Pessoas que inicialmente tinham medo de dirigir depois que conseguiram superar essa barreira transformaram-se em excelentes motoristas. A cautela faz com que elas sejam mais cuidadosas no trânsito. E, isso é bom pra todo mundo. Algumas pessoas que não dirigem apesar de possuir carteira de habilitação, têm o “famoso medo de errar.” O medo de errar faz parte do contexto de quem exige muito de si mesmo. E, não suporta a ideia de se expor publicamente. Para quem pensa desse modo, errar na frente das outras pessoas é admitir que também falha.

Adquirir Segurança Para Dirigir

Adquirir Segurança Para Dirigir

O Problema Pode Começar na Autoescola

Geralmente quando uma pessoa entra em uma autoescola, seu objetivo maior é “aprender a dirigir para passar no exame do Detran e conseguir a Carteira de Habilitação.” No entanto,ela deveria ter como prioridade aprender para dirigir bem no trânsito. Na autoescola, infelizmente a maioria dos instrutores também tem como foco principal a aprovação dos alunos (as) no tal exame. E, por isso, procuram fazer trajetos semelhantes aos da prova, fazem com a pessoa se acostume bem com o carro que usará no dia do exame, ensinam macetes, dão dicas, enfim, preparam a pessoa para passar na prova. Acontece, que esse tipo de artifício não funciona no trânsito.

Aluno de Autoescola no Trânsito

Enquanto alguém está no trânsito, dirigindo um carro de uma autoescola e tendo ao seu lado um instrutor, a história é uma.Mas, quando pega a carteira e sai para o mesmo trânsito a história é outra, completamente diferente. Muitos motoristas iniciantes reclamam da velocidade e da impaciência dos outros motoristas. Pudera! A grande diferença é que enquanto se está dirigindo um carro de uma autoescola, os outros motoristas cedem a vez, são pacientes, porque, sabem que dentro daquele carro está uma pessoa que ainda não sabe dirigir. Mas à partir do momento que alguém pega uma Carteira de Habilitação e coloca o carro na rua, entende-se que ela sabe o que está fazendo. Essa é uma das diferenças.

Enfrentar a Insegurança

Antes de qualquer outra coisa tenha a certeza que realmente sabe dirigir. Depois, comece a dominar o seu medo. Saiba que nessa batalha o seu adversário está dentro de você. Veja algumas sugestões que podem te ajudar:

  • Entre no carro, abra as janelas, dê a partida, mas não saia do lugar. Se começar a sentir alguma ansiedade, enfrente;
  • Toque nos bancos, no painel, escute uma música, sinta o carro. Quando estiver melhor, desligue o carro e saia devagar. Faça isso até entrar e não se sentir mal;
  • Saia com o carro em um trajeto curto, próximo de casa, dirigindo devagar e atenta. Proceda assim algumas vezes, aumentando a distância gradativamente;
  • Depois avance mais um pouco. Escolha um quarteirão, perto de casa, onde você encontrará outros carros. Porém, não vá ainda para uma rodovia;
  • Dê voltas pelo quarteirão durante vários dias. Não tenha pressa. Se errar, não se preocupe e nem se intimide, faz parte,
  • Quando estiver mais seguro (a) troque de quarteirão,
  • Dê uma volta pela cidade, escolhendo um dia de menos movimento, aos poucos você começará a sentir segurança no que está fazendo.
  • Sua insegurança poderá ser sua aliada no trânsito!
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.