Curso De Cinema: O Que é e Onde Fazer

Os estudantes dos anos 2000 são privilegiados porque contam com uma formação para ser cineasta. Pergunte a James Cameron, Steven Spilberg, Jorge Furtado e Fernando Mereilles como eles se tornaram cineastas: tentando, usando experimentos e assim chegaram a uma carreira brilhante no cinema mundial. Todos os nomes acima não tiveram chance de aprender com um curso de cinema.

Curso De Cinema: O Que é e Onde Fazer

Curso De Cinema: O Que é e Onde Fazer

O Que é Um Curso De Cinema?

O curso de cinema é a formação para quem deseja atuar em qualquer área do áudio visual relacionado com a produção da grande tela. Assim como em outras opções, o profissional formado nesta área pode atuar em diversas vertentes como escrevendo roteiros, dirigindo, editando e gravando.

No Brasil, um curso de cinema ainda é novidade no mercado, por isso não é cobrada qualquer certificação para quem deseja atuar nesta área como um diploma, apenas e eventualmente mesmo um certificado de curso, mas sabe-se que uma boa parte das pessoas que atua como audio visual no cinema mundial aprendeu na prática. São poucos os graduados em algum curso, mas existem boas escolas para cineastas como a Escola de Artes de Nova York.

O Que é Um Curso De Cinema?

O Que é Um Curso De Cinema?

Ainda é novidade um curso de graduação em cinema no Brasil e começou a surgir nos últimos cinco anos. Contudo, já contamos com cursos em nível superior em graduações e escolas tradicionais como a Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE, e a Faculdade Maurício de Nassau e a Aeso Barros Melo, todas em Pernambuco.

Algumas instituições oferecem cursos específicos voltados para o mercado de trabalho em formações simples como direção de filme, cinema independente, como divulgar um projeto e temas diversos que permitem que o aluno atuar em filmes, documentários, comerciais de TV também e outras áreas. Vale lembrar que o curso de cinema é para quem quer trabalhar na área e não atuar.

Os interessados em estar em um filme atuando devem fazer curso para ser ator, que é possível em oficias ou cursos de teatro e dramatização com boas escolas em todo o Brasil.

Imagem de Amostra do You Tube

Por Que Fazer Curso De Cinema?

Sempre é importante ter uma formação mais ampla sobre um tema e um curso de cinema pode proporcionar isso. Aprender na prática nem sempre traz o nivel técnico necessário, e no caso do audio visual é importante que se tenha em mente que quanto mais se sabe, melhor será seu desempenho no dia a dia em suas funções no trabalho, por isso um curso pode ser mais importante.

A formação técnica em qualquer área ajuda bastante o profissional a conseguir mais empregos e no de cinema, quando os profissionais são raros, é mais importante ainda. Alguns cineastas simplesmente disputam profissionais para seus filmes por falta de gente no mercado.

Curso De Cinema De Nível Superior Ou Oficinas?

Em muitas cidades ainda não existe curso superior de cinema e, por isso, a melhor opção são as oficinas. São cursos curtos, de apenas alguns dias, mas que contam bastante para aprimorar o currículo e ótimos para quem deseja ter um nome no currículo, principalmente se for feito em boas escolas ou com bons cineastas.

Workshops são relativamente baratos no investimento e ótimos para quem deseja um nível superior. Contudo, vale informar que o curso de cinema em nível superior sempre é a melhor opção. O profissional por lá sairá um completo cineasta e, para quem quer colocar filmes no mercado, uma formação completa sempre é a melhor pedida.

O profissional vindo de uma universidade ou faculdade poderá atuar em diversos segmentos, como redação de roteiro, editor de imagem, montagem, efeitos especiais, direção, auxiliar de diretor, dentre outros. Será um profissional completo e capaz de atuar em todos os segmentos do cinema, seja ele independente ou comercial.

O campo de atuação de um profissional de cinema se expande ainda para publicidade e televisão, em emissoras de TV, novelas e outros campos ainda maiores, como documentários, registro em fundações e eventos.

Área De Atuação De Um Profissional Com Curso De Cinema

Confira Algumas Áreas Em Que o Formado Pode Atuar e Como Funcionam:

Montador de filme – No Brasil esta é a área que mais emprega pela falta de profissional. A montagem do filme é colocar a sequência quadro a quandro na ordem cronológica em que ele deve estar, já que quando se filma dificilmente se obedece a linha do tempo. O importante é que se veja como quer o filme, escolher as melhores cenas. Em televisão esse profissional recebe o nome de editor.

Roteirista – Ser roteirista não é fácil. É preciso escrever um bom roteiro que envolva, com cronologia e sair do mesmo para vender bem e, por isso, os roteiristas de sucesso são os mais bem pagos do mundo em relação ao cinema. O visual é importante, mas sem uma boa história não funciona. O valor de um roteiro pode ser maior que de um livro, pois há igual valor e profissionais competentes nessa área são poucos no mercado. Por isso, os conhecidos se auto firmam e conseguem muitos empregos ao mesmo tempo. Na maior parte das vezes, o roteirista vende o seu roteiro para um diretor executar o projeto da forma que ele quiser, dando seu conceito visual a produção.

Imagem de Amostra do You Tube

Fotógrafo de filme – Afotografia de um filme é sua iluminação para conseguir efeitos e não como pensamos que ela é formada. Esta é feita para que se sinta o clima por meio de luzes e um profissional com esta formação é bastante disputado no mercado, tanto para televisão como para filmes publicitários. Hoje se aceita que fotógrafos profissionais atuem nesta área pelo seu amplo conhecimento com luz e, muitas vezes, são tais profissionais que estão em filmes.

Para todos os segmentos citados acima, é importante saber que o valor a ser pago é por projeto, o que, na maior parte das vezes, é bem superior a um trabalho tradicional e muitos profissionais se envolvem em mais de um filme ao mesmo tempo. Esse é o caso do montador e roteirista, que podem atuar em tempos separados, pois no caso do roteirista ele apenas acompanha as cenas e do montador atua apenas no final da produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>