Aula de Cinema

Quem gosta de cinema e é estudante de escola pública ou privada, vai gostar de saber do projeto de lei do senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, que está sendo examinado na Comissão de Educação do Senado.

O projeto tem como objetivo que os alunos assistam durante o mês, ao menos duas horas de filmes do cinema nacional.

Mas, há controvérsias. A senadora Rosalba Ciarlini do DEM do Rio Grande do Norte, afirmou que essa medida pouco contribui para a melhoria da qualidade do ensino.
Depois do lançamento do filme brasileiro “Lula, o Filho do Brasil”, Rosalba voltou atrás da rejeição do projeto e disse que a aprovação do projeto poderá ser uma vantagem para os alunos e para a indústria cinematográfica.

Cinema Brasileio

Lula, O Filho do Brasil

O filme, com direção de Fábio Barreto, relata a história do presidente atual do nosso país. A produção foi inspirada no livro homônimo de Denise Paraná e conta a história de Luís Inácio Lula da Silva desde o momento de seu nascimento, no ano de 1945, até 1980, quando se consagrou um líder sindical.
Glória Pires, Rui Ricardo Dias (ator que interpreta Lula), Cléo Pires, Juliana Baroni,Milhem Cortaz, entre outros, estão no elenco do filme.

Filme

O Projeto

Cristovam Buarque apresentou o projeto no mês de maio, em 2008, e propõe a inclusão do cinema nacional para alunos com idade de 4 a 18 anos com exibição de filmes e documentários em um período de duas horas, no mínimo, por mês.

O projeto altera a Lei n° 9.395, de 20 de dezembro de 1996, a Lei Darcy Ribeiro, em que estabelece as diretrizes e as bases da educação do nosso país, para acrescentar um parágrafo novo de obrigar as escolas a exibirem filmes de origem nacional, como parte das disciplinas obrigatórias.
A justificativa do projeto afirma que é preciso que a indústria cinematográfica do Brasil seja mais incentivada e apoiada pelos brasileiros. Cristovam afirmou que, “deve ser parte fundamental do processo educacional nas escolas. A ausência de arte na escola, além de reduzir a formação dos alunos, impede que eles, na vida adulta, sejam usuários dos bens e serviços culturais; tira deles um dos objetivos da educação, que é o deslumbramento com as coisas belas. O cinema é a arte que mais facilidade apresenta para ser levada aos alunos nas escolas. O Brasil precisa de sala de cinema como meio para atender o gosto dos brasileiros pela arte e ao mesmo tempo precisa usar o cinema na escola como instrumento de formação deste gosto”.

Cristovam Buarque defende a exibição de filmes nacionais nas salas de aula pois acredita que isso seja um complemento ao ensino do aluno.

Uma ótima oportunidade para os estudantes que gostam de cinema e apreciam filmes e documentários brasileiros.

Educação

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cinema

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.