Qual o Estado Químico Do Vidro?

Quem nunca se fez esse tipo de pergunta ou não estudou ou é muito despreocupado e pouco curioso com as coisas da vida. Para quem já teve a oportunidade de acompanhar o processo de fabricação do vidro deve ter notado algo de diferente que provavelmente prova que o vidro realmente é algo diferente.

Qual o Estado Químico Do Vidro?

Qual o Estado Químico Do Vidro?

Composição

A composição de um material é feita pela junção de átomos que de uma forma se junta e uma estrutura rígida acontece. Entretanto não se pode dizer que esta estrutura seja sólida. É exatamente isso que acontece no caso do vidro.

Ai vem a pergunta: Se esse material que é duro, e mesmo assim não possui as moléculas em uma estrutura que caracterize a estrutura sólida, então ele se encaixa dentre os líquidos?

Isso seria cabível caso alguém já tivesse visto algum vidro mole ou escorrendo por alguma porta.

Composição

Composição

Dentre todas as dúvidas, o vidro leva a classificação de sólido amorfo. Esse tipo de substancia não possui exatamente uma ordem de moléculas exatas, isso significa que eles ficam desorganizados? Sim. Sendo assim, um material com esse tipo de composição molecular faz com que ele não seja considerado sólido.

Para entender melhor, é possível fazer comparação outros elementos. Por exemplo, o algodão doce também pode ser considerado amorfo, por quê? Ao ver o algodão doce, temos a impressão de que aquilo seja uma nuvem sólida, mas ao colocar na boca essa textura some e ele fica macio e se degrada. O vidro é do mesmo jeito, basta um pouco de pressão ou contato brusco para que ele se quebre.

O vidro é feito através de um superaquecimento que rapidamente é resfriado até que chegue a um ponto rígido sem que haja a cristalização. Há ainda algumas pessoas que consideram que o vidro seja um líquido de viscosidade alta devido a esse processo de fabricação.

Porém, por base em todos os processos de fabricação de compostos que sejam amorfos (que no caso são materiais rígidos que em seu processo de fabricação são derretidos e resfriados bruscamente), é possível afirmar que o vidro se encaixa dentro dessa classificação.

Na verdade essas duas classificações não estão erradas afinal de contas o vidro é um sólido amorfo e também é considerado um líquido de altíssima viscosidade. Para tentar entender melhor, vamos avaliar o processo de fabricação do vidro.

Processo De Produção Do Vidro

O vidro é um dos materiais que apresenta temperatura de transição vítrea durante o processo de produção. O termo correto e usado para isso no dia a dia é material cerâmico. Geralmente ele é transparente e é obtida a partir do resfriamento de uma massa a base de sílica na forma líquida.

O vidro nada mais é do que óxido metálico transparente resfriado em sua forma mais pura. Tem elevado grau de dureza, é biologicamente inativo e inerte. Suas propriedades servem para um grande número de aplicações, porém ele é frágil, e pode quebrar-se muito facilmente. Ele basicamente é feito por fusão, a graus elevados de carbonato de sódio, carbonato de cálcio e dióxido de silício.

O Processo De Fabricação Pode Ser Dividido Em Etapas:

  • Embora pareça simples o processo exige várias medidas exatas e temperaturas elevadas. Sendo assim o primeiro passo é juntar todos os ingredientes: que é 70% areia (geralmente essa areia é retirada do fundo de alguns lagos), 14% é cálcio, outros 14% é sódio, os outros 2% restantes são outros componentes químicos.
  • Em seguida essas substancias vão ser misturadas e vão para um forno onde são aquecidas a temperaturas elevadíssimas que vão até 1500° C. E lá fica até que a mistura se funda, e vire um material líquida (bem grosso e viscoso).
  • Quando sai do forno, aquela mistura já virou uma massa gosmenta bem viscosa e de cor dourada, bem semelhante à cor e textura do mel. Saindo do forno ela passa por caneletas e segue até os moldes onde será despejada essa massa. A quantidade de material varia de acordo com o tamanho do vidro desejado.
  • Já nos moldes, essa massa será moldada para o formato final que o vidro deverá possuir. Dessa forma existe uma máquina que insere um canudo na massa que injeta ar dentro dessa massa de vidro. O ar molda o líquido e dá a ele o efeito de garrafa, taças, e o que mais quer que seja.
  • Depois da 5º etapa a temperatura do vidro já caiu mais ou menos para uns 600° C e ele começa a enrijecer facilitando a retirada do molde. A parte final é chamada de recozimento, onde o vidro é deixado para esfriar. O tempo costuma variar de acordo com o objeto, o tamanho e etc.

Curiosidades

Durante os processos de descoberta o vidro foi um dos elementos que quase ganhou um estado único, e ele se chamaria vítreo. Ainda existem muitas pessoas que não conseguem entender o porquê dele ser sólido e líquido ao mesmo tempo. Essa mistura molecular é bagunçada e então ele é considerado um sólido amorfo, que significa sem forma.

Os vidros considerados temperados recebem esse nome porque eles passam pro um processo de tratamento térmico diferente, e esse tratamento aumenta a resistência deles. É o tipo de vidro usado como para brisa nos carros e para Box de chuveiro.

Existem muitos artesãos que fazem o artesanato em vidro e eles usam a técnica do assopro. Na etapa onde há uma máquina que injeta ar na massa do vidro, aqui ela é feita por assopro, onde os artesãos assopram ar para dentro da massa e a moldam como eles querem.

Outra curiosidade muito interessante é a de que existem alguns vidros que são feitos de açúcar. Sim! Apesar de eles serem mais frágeis são usados geralmente em programas de TV ou cenas de filmes, são aqueles vidros em forma de vasos ou garrafas que são quebrados na cabeça de algum personagem. Como o vidro não tem tanta resistência não há perigo de alguém sair machucado.

Além disso, o efeito visual dele é o mesmo dos vidros comuns e pra quem não entende do assunto dá pra confundir bastante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.