Museu Interativo Zonas Climáticas

Numa época em que muito se discute sobre aquecimento global e mudanças climáticas foi inaugurado en junho deste ano, na cidade de Bremerhevan no norte da Alemanhã, o museu interativo Klimahau, que significa “A Casa do Clima” em portugues. O museu, completamente interativo, tem mais de 10 mil metros quadrados e seus visitantes tem a oportunidade única de experienciar as estações climáticas dos mais longínquos recantos da terra, com variações que vão do frio artico até o calor de deserto africano.

Turismo

Turismo

O Klimahaus

A construção do museu custou cerca de 100 milhões de euros, o que na nossa moeda significariam mais de 250 milhões de reais.  No local, todos os ambientes são climatizados de acordo com o local escolhido, e entre as 9 estações o clima varia de -6 a 35º, dando a impressão ao visitante que ele realmente fez a volta ao mundo. O projeto do museu foi desenvolvido com arquitetura moderna e tecnologia avançada, levando em conta os preceitos de sustentabilidade o edifício nasce de um projeto sobre o meio ambiente ecologicamente correto. O edifício parece um barco inflável prateado, e seu nível de emissão de gases de dióxido de carbono fica próximo de zero.

História

História

As estações climáticas

O museu tem 9 estações diferentes, nele você pode passear pelos Alpes Suíços e ver de forma real como as famílias daquele lugar terão suas vidas afetadas pelo derretimento eminente das geleiras do Pólo Norte. Você pode passear pela Floresta da Sardenha, onde os visitantes  se sentem pequenas como insetos, devido ao tamanho gigante dos animais e das plantas daquele local, e entrar dentro de uma lata de refrigerante gigante, uma experiência meio assustadora. Você ainda pode passear pela neve na Antártica e sentir a sensação térmica do clima gelado ou o calor absurdo das regiões mais desertas da África, o Níger. Também tem o passeio por uma floresta em Camarões que se encontra ameaçada pelo voraz desmatamento, e por último você ainda pode fazer um passeio por uma Ilha da Oceania, Samoa, e conhecer as casas típicas daquela região da Polinésia, construídas pelos seus próprios moradores. Os visitantes percorrem um quilometro e duzentos metros, num passeio fantástico pelas várias estações climáticas do planeta, sentindo uma variação de temperatura que inicia com um frio de 6 graus negativos na Antártica para terminar com um calor de 35 graus no deserto africano.

Museu Interativo Zonas Climáticas

Museu Interativo Zonas Climáticas

Conscientização

Além dessa viagem pelas estações climáticas o museu ainda traz outras possibilidades do visitante conhecer mais sobre a forma como as mudanças climáticas afetarão a vida do planeta. Uma oportunidade muito interessante de se divertir e ao mesmo tempo tomar consciência sobre a importância da preservação e controle do meio ambiente e dos efeitos desastrosos do aquecimento global para diversas formas de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.