Gerontologia

Gerontólogo é uma profissão nova no mercado de trabalho brasileiro, e vem atender uma demanda da sociedade gerada pelo aumento da longetividade da população. Gerontologia e geriatria são duas áreas diferentes, apesar de ambos cuidarem dos idosos. O gerontólogo estuda o envelhecimento do homem e busca formas de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em todos os seus aspectos, sejam emocionais, psicológicos, sociais e físicos.

Gerontólogo

Atualmente cerca de 10% da população do Brasil tem mais de 60 anos, e esse índice deve aumentar de forma gradativa ao longo dos anos, formando uma grande demanda para atendimento das necessidades deste público. Nesse artigo nós vamos falar sobre o curso de formação e a profissão de gerontólogo, a área de atuação e o mercado de trabalho.

O que é o Gerontologia

Enquanto o geriatra cuida da saúde física e das doenças próprias da velhice, o gerontólogo é capacitado para cuidar do idoso em sua integralidade, promovendo a qualidade de vida nesse período de suas vidas. O gerontólogo é preparado para atender as necessidades da população idosa em suas diversas dimensões de forma integrada, sendo capacitado também para criar e para gerenciar serviços nesse sentido, seja na área pública ou privada.

Desafios da nova Profissão

Essa nova profissão tem grandes desafios a serem enfrentados em sua área de atuação, gerados pela associação da longetividade com as condições crônicas e os arranjos familiares da sociedade contemporânea, cabendo a este profissional buscar soluções que conciliem o atendimento de todas as necessidades físicas, emocionais, e sociais dos idosos e a disponibilidade dos recursos humanos, materiais e financeiros.

Formação Acadêmica

Gerontólogo é considerado ainda como uma profissão do futuro, pois o primeiro curso teve início em 2008 na USP – Universidade de São Paulo. O período mínimo do curso é de 8 semestres para formação em bacharelado em gerontologia, podendo chegar a 12 semestres se o aluno decidir fazer especialização em alguma área de atuação.

Turma

A grade curricular do curso contempla disciplinas como alimentação e nutrição, aspectos sócio culturais do envelhecimento, epidemiologia, biologia do envelhecimento, bioestatística, ciclo de vida, meio ambiente e cidadania, odontogerontologia, psicologia, processos patológicos e lazer ao envelhecer.

Mercado de Trabalho

O curso de graduação em gerontólogo está criando uma categoria profissional que deverá estar capacitado para atuar e intervir nas demandas assistências referente aos idosos, prevendo, dimensionando, assistindo e orientando o processo de envelhecimento, contribuindo para a qualidade de vida dos idosos.

Profissão

O gerontólogo também estará apto a atuar combatendo o preconceito e as intervenções inapropriadas das organizações assistenciais e das famílias. Os profissionais podem atuar em hospitais, unidades de saúde, escolas, centros de permanência e/ou convivência, em serviços ou programas de assistência domiciliar e em todos os segmentos onde haja intervenção junto aos idosos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.