Criacionismo e Evolucionismo: Batalha na Sala de Aula

Conheça as duas teorias para o surgimento da vida e porque o ensino do criacionismo na escola está causando polêmica

Os Estados Unidos estão vivendo uma polemica que envolve dois campos muito importantes para a sociedade americana: a ciência e a religião.
O palco desta batalha está sendo a escola americana, que vem sendo disputada por representantes de ambos os lados.
O problema é que nas aulas de biologia, os estudantes aprendem a teoria de Darwin sobre o inicio da vida. Darwin formulou a teoria do Evolucionismo, que até hoje é aceita na comunidade acadêmica como a explicação da origem das espécies.
Mas uma nova teoria criada na década de 80 nos Estados Unidos propõe uma nova solução para o mistério da vida.

Escola

O “Design Inteligente”, como está sendo chamada esta nova teoria, defende que o Universo e tudo que derivou dele (como animais, plantas e até microorganismo) foram criados por uma inteligência superior, pois seria impossível elas terem evoluído todas a partir de uma mesma estrutura.O problema com a teoria do Design Inteligente é que é um conceito religioso, sem respaldo cientifico comprovado. A teoria está sendo bem recepcionada pelos setores mais conservadores da sociedade, que acham que a idéia corrobora o conceito bíblico da criação do mundo por Deus, um ser superior.

O problema é que algumas escolas americanas começaram a ensinar o Design Inteligente nas escolas como componente da matéria de Biologia mesmo sem ter base cientifica, e não de Religião onde se adequaria melhor, segundo professores e componentes da comunidade cientifica.
A polêmica chegou inclusive aos tribunais, quando pais de alunos de uma escola na Pensilvânia que ensinava o Design Inteligente na escola entraram na justiça alegando que esta seria uma matéria de cunho religioso e criacionista, e não cientifico.
Os pais ganharam o processo e a escola parou de ensinar o Design Inteligente na matéria de biologia.

Teoria

Veja as Diferenças Entre as duas Teorias:

– No Darwinismo, a vida surgiu na Terra de forma espontânea, resultando na mistura de alguns componentes químicos.
O Design Inteligente sustenta que a vida em todas as suas diferentes formas foi criada por um ser inteligente e superior, que fez a Terra tal qual ela é.
– O livro que sustenta os pilares da teoria evolucionista defendida pelos Darwinistas é o “A origem das espécies”, escrito em 1859 pelo inglês Charles Darwin.
O livro base dos criacionistas é o “O mistério da origem da vida”, escrito em 1984 por Charles Thaxton.
– A teoria evolucionista sustenta que a evolução das espécies ocorreu devido à seleção natural, onde as espécies mais fortes e que mais tiveram facilidade de adaptação teriam sobrevivido, evoluindo para espécies cada vez mais aptas, ao passo do que as outras foram desaparecendo.
No criacionismo, as espécies surgem através da criação e vontade do mesmo ser superior e inteligente que teria criado a vida na Terra.

Darwinismo

Andressa Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>