Clonagem

Clonagem

Transferência automática de núcleo foi a técnica utilizada para a clonagem da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado com sucesso a partir de uma célula da glândula mamaria de uma ovelha adulta, que tinha na época, 6 anos de idade. Lan Vilmut e Keith Campbell foram os responsáveis por esse feito científico memorável. A ovelhinha Dolly teve uma vida curta, mas teve dois filhotes. Esta clonagem, não foi apenas um sonho, pois a busca da comunidade cientifica na produção de indivíduos geneticamente iguais, continua. O termo clonagem em biologia representa o processo de reprodução de indivíduos geneticamente iguais que acontece na natureza assexuadamente.

Clonagem

Clonagem

Processo para se criar cópias de fragmentos de DNA, a clonagem molecular e a celular, pode produzir varias cópias de um mesmo produto, tais como os micros digitais. Na clonagem natural, de um modo geral, não há participação de células sexuais. Já a clonagem induzida é feita a partir da retirada de um núcleo de uma célula e de um óvulo da membrana, depois a junção dos dois, se dá em uma barriga de aluguel ou em um laboratório. É uma verdadeira maravilha da engenharia Genética e que vem sendo aplicada em vegetais e animais, a parir de uma ¨celula-mãe¨ onde ocorre a reprodução de uma ou mais células idênticas entre si, que são os ¨clones¨.

Humana

Humana

A Clonagem Humana

Os meios científicos ligados à clonagem, acreditam que a clonagem humana, ao longo dos tempos, vai trazer muitos benefícios à qualidade de vida da humanidade. O Dr. Richard Seed acredita que um dia vai ser possível reverter o processo do envelhecimento através do processo da clonagem humana. A nova tecnologia pode ser a saída para o tratamento cardíaco, injetando células saudáveis clonadas, no coração do paciente. Enfim, existem inúmeras situações em que a clonagem humana pode intervir com sucesso, tanto nos casos de infertilidade, cirurgias plásticas, problemas de fígado e rins, o que é uma luz no fim do túnel para pessoas possuidoras de doenças consideradas incuráveis como a leucemia, por exemplo.

Terapêutica

Terapêutica

O Perigo

Existe outro fator importante e que é visto com muita expectativa, que é clonagem de animais para a preservação das espécies em extinção, que hoje correm risco de desaparecerem da face da terra. Mas os riscos para a clonagem humana, ainda são enormes e variados. Podem ocorrer degenerações, anomalias, envelhecimento precoce, além do que, existe o risco de se desenvolver um mercado negro de fetos, o que seria o mesmo que estar brincando com o perigo, ou ainda, doadores de si próprio que desejam se reproduzir, como por exemplo, uma estrela do cinema. A tecnologia avançada da clonagem, ainda não avançou o suficiente para termos a segurança necessária para uma pratica cientifica correta e sem riscos para a humanidade. Como os cientistas afirmam que o homem ainda não desenvolveu todas as suas potencialidades, resta-nos esperar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.