Carnaval Paulista

Apesar do carnaval do Rio de Janeiro ser o mais famoso do Brasil, reconhecido internacionalmente como uma das maiores festas do mundo, São Paulo também possui um carnaval tradicional e de incrível beleza, com milhares de foliões enfeitando as ruas e atraindo turistas do mundo inteiro. São Paulo tem cerca de 200 entidades carnavalescas registradas, no entanto as escolas de samba mais tradicionais e que possuem mais títulos são a Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde, Unidos do Peruche,Vai-Vai, Rosas de Ouro e Camisa Verde e Branco.

Escola

História do Carnaval Paulista

O carnaval paulista é uma festa tradicional que tem seu ápice com o desfile das escolas de samba do grupo especial, que acontecem nas noites de sexta e sábado de carnaval no sambododramo de Anhembi, um espaço especial e imponente que foi projetado por Oscar Niemeyer, o renomado arquiteto brasileiro que também fez o projeto do sambódromo do Rio de Janeiro, conhecido como a Marques de Sapucaí. O início do carnaval paulista está relacionado com a crise do café e o êxodo rural, e as suas primeiras manifestações acontecem nas zonas fabris, com os bailes e as brincadeiras populares que aconteciam nas ruas das cidades, com destaque para os “cordões”, que seriam os blocos atuais, onde já aparecem o Vai-vai e também o Camisa Verde e Branco, que originaram as escolas de samba mais tradicionais de São Paulo, localizadas respectivamente na Bela Vista e na Barra Funda, dois bairros onde existe concentração operária. Foi no ano de 1934 que aconteceu o primeiro desfile de carnaval oficial em São Paulo, já então com a intervenção e organização da Prefeitura Municipal e na década de 50 surgiram as primeiras escolas de samba paulistanas, com inspiração nas sociedades cariocas do gênero. A Escola de Samba mais antiga de São Paulo é a Nenê de Vila Matilde, e o primeiro desfile de escolas de samba aconteceu em 1955 no Ibirapuera. A partir da década de 70 o carnaval paulista foi oficializado e os blocos acabaram por se transformar também em escolas e samba para se adequar a legislação municipal e poder participar dos campeonatos das escolas de samba. Desde então até os dias atuais o carnaval paulistano evoluiu muito e hoje é um grandioso espetáculo de beleza, luxo e criatividade.

São Paulo

Carnaval Paulista – 2010

Em 2010 foram 14 escolas de samba a desfilar no grupo especial: Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Gaviões da Fiel, Imperador do Ipiranga, Império de Casa Verde, Leandro de Itaquera, Mancha Verde, Mocidade Alegre, Pérola Negra, Rosas de Ouro, Tom Maior, Vai-Vai, X-9 Paulistana e Unidos de Vila Maria. Foi consagrada como grande campeã a Rosas de Ouro com enredo que falava sobre Cacau, enquanto o segundo lugar, com 0,25 pontos de diferença ficou com a Mocidade Alegre. Há 16 anos a Rosas de Ouro não conquistava o título máximo do carnaval paulista.

Rosa de Ouro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.