Hubble Telescope

Em homenagem a Edwin Hubble, astrônomo que deu muitas contribuições para a astronomia e entre elas a Constante de Hubble é que o Hubble Space Telescope foi assim denominado. Muito antes que o homem se aventurasse com viagens pelo espaço os astrônomos sonhavam com a possibilidade de conseguir ter um telescópio no espaço e bem distante da atmosfera terrestre. Em 1962 o desenvolvimento de um telescópio com essa finalidade foi recomendado.

Pictures

Início Pioneiro

Em 1968 e em 1972 foram lançados satélites para observar as estrelas e foi através destes satélites que buscaram as bases para que construíssem um telescópio bem mais potente. Em 1973 a NASA escolheu um grupo de cientistas para definirem o modelo de um telescópio e em 1977 o Congresso aprovou a verba para essa finalidade e foi em 1985 que a construção e montagem do Hubble Telescope se completaram e deveria seu lançamento se dar em 1986 tendo sido suspenso devido a explosão do Ônibus Espacial Chalenger.

Space

O Lançamento

Finalmente o lançamento aconteceu no dia 24 de abril de 1990, com quatro anos de atraso e mesmo assim apresentou um defeito nos espelhos ópticos e com isso os cientistas não tiveram as imagens com a devida clareza e somente em dezembro de 1993 foi instalado um dispositivo que corrigiu o defeito e então as imagens ficaram no foco. O Hubble Telescope tem a bordo uma variedade muito grande de instrumentos científicos. Esse telescópio é monitorado e comandado por cientistas aqui da terra e é daqui que eles escolhem e mudam o alvo fazendo com que o telescópio gire e foque no que eles desejam sendo que a comunicação desse telescópio é feita através de sinais de radio e o Hubble faz o mesmo enviando também por sinais de radio as imagens e mensagens por ele coletadas. Os dados são transmitidos para um terminal no New México daí as mensagens vão para outro satélite que os envia finalmente para a NASA e qualquer comunicação com o Hubble tem de fazer este mesmo caminho de volta.

Hubble Telescope

Funcionamento em Órbita

O Hubble funciona com a energia produzida por ele mesmo quando faz a conversão da luz solar em eletricidade. Para completar uma orbita em torno da terra o Hubble leva 96 horas e foi planejado para ficar orbitando durante 15 anos. Durante todo o tempo em que o Hubble permanecer no espaço os astronautas do Ônibus Espacial vão continuar realizando missões de serviço e para que o telescópio se mantenha com um funcionamento satisfatório vão conectar nele alguns instrumentos que possa aumentar sua capacidade de operação. Uma missão nesse sentido foi realizada em 1997 quando alguns instrumentos foram instalados e reparos foram feitos no sentido de proteger o Hubble Telescope das temperaturas extremas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Astronomia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.