Cometa

Aspectos

De maneira diversa de muitos outros corpos de pequeno porte do sistema solar, os cometas já são conhecidos desde tempos muito remotos. Sobre o Cometa Halley existem registros entre os chineses que datam pelo menos de 240 a.C. Sobre a Conquista Normanda da Inglaterra acontecida em 1066, há uma tapeçaria, Bayeux, onde o aparecimento do Cometa Halley está retratado. Estes são aspectos da Natureza e Sua Beleza que fazem com que tenhamos a verdadeira dimensão de Como Nós Somos Pequenos. Até hoje 878 é o numero de cometas que existem catalogados e também com as órbitas calculadas, pelo menos de maneira aproximada. Destes cometas catalogados 184 tem períodos orbitais inferiores a 200 anos e são portanto cometas periódicos. Calcula-se que dos restantes possam existir outros que sejam periódicos, porém como as órbitas não foram precisamente determinadas não se pode ter certeza.

Viação

Viação

Constituição dos cometas

Temos muitos livros e mesmo na Internet podemos ver Fotos Curiosas e lindas sobre estes corpos de estranha constituição que muitas vezes são chamados de bolas de neve sujas, ou então de pelotas de barro congelado, pois que são uma estranha mistura de poeira, água e gases congelados que por razões até hoje desconhecidas, quando foi formado o sistema solar, não se agregaram em planetas.

Halley

Halley

Quando ativos e próximos ao sol, pode-se distinguir as várias partes que o compõem e que são: o núcleo que é a parte relativamente estável e sólida formada por gelo e gás, mais uma quantidade pequena de poeira com outros elementos sólidos; coma que é uma nuvem de água, dióxido de carbono, além de outros gases nobres; nuvem de hidrogênio, um invólucro enorme com milhões de km de diâmetro; cauda de poeira muito extensa, também com milhões de km é composta pelas partículas de poeira que o núcleo expele pelos gases do escapamento. Esta é a parte do cometa vista a olho nu e ainda a cauda de íons também muito extensa e composta por plasma.

Cometa

Cometa

Visibilidade

Os cometas como uma Figura Misteriosa são invisíveis, com exceção para os períodos em que se aproximam do sol. A maioria deles é visto por uma vez apenas desaparecendo depois por milênios. Alguns poucos cometas com períodos curtos como o cometa Halley, que é o mais famoso deles, permanece por uma fração bastante significativa dentro da órbita de Plutão. Com as passagens pelo sol, a maior parte de gás e gelo se evapora e o cometa se reduz a um objeto rochoso como se fosse um asteróide. Se a orbita do cometa se der muito próxima do sol, este pode colidir com um planeta ou então ser ejetado para além do sistema solar. O cometa Halley é sem dúvida o mais famoso, porém Não Esqueça que o SL9 foi, no verão de 1994, o astro mais importante e isto durante uma semana. Vale lembrar que os astrônomos amadores são responsáveis pela descoberta de muitos cometas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Astronomia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.