As Maiores Ondas do Mundo

O nosso planeta sempre arruma um jeito de nos impressionar. Isso pode ser notado em tudo á nossa volta, na natureza em geral: Nas plantas, nos animais, nos rios, nos oceanos, nos mares, enfim. É cada coisa que aparece que, às vezes, achamos impossível de acontecer. Por exemplo; cadelas que adotam filhotes de gatas ou até mesmo porquinhos; as cobras mais venenosas e perigosas do mundo protegendo filhotes indefesos de cachorros, plantas que se fixam em árvores para continuar vivendo, enfim. Nos mares, também não é diferente. Ondas gigantes volta e meia atingem as costas, fazendo os banhistas e turistas ficarem de bocas abertas e impressionados com a força da natureza sobre o planeta. Mas isso não é somente aqui não. No espaço, as estrelas, planetas, cometas, asteroides, entre outros, também nos impressionam, pela sua grandeza e beleza ao fazerem a sua aparição nos céus. Mas voltando aos mares, as ondas gigantes atraem muitos surfistas, a fim de pegar essas ondas e baterem recordes próprios.  Sabemos que o Havaí é muito famoso no que diz respeito ás ondas gigantes, perfeitas para os amantes do surf. Mas não é o único local. Você conhece outros locais onde as ondas gigantes também fazem sucesso? Não? Fique tranquilo. Neste artigo, você vai conhecer os locais onde as ondas gigantes fazem sucesso e é sensação. Então, vamos lá?

As Maiores Ondas do Mundo

As Maiores Ondas do Mundo

As Ondas Gigantes no Mundo

Venha conferir conosco quais locais no planeta possuem ondas gigantes, e que fazem a alegria dos surfistas e turistas. Antes de começar, vamos declarar aqui o local onde a maior onda até agora foi registrada. Foi na praia de Mavericks, no estado americano da Califórnia. A onda chegou a inacreditáveis 21 metros, um verdadeiro paredão aquático. E, a proeza de se aventurar surfando na onda ficou por conta de um brasileiro, o surfista Carlos Burle. Para que ele atingisse a onda, teve de ser içado por um jet-ski. Mas, também, outras ondas espetaculares existem, como:

Jaws (No Estado Americano do Havaí)

Tendo seu nome traduzido do português para ‘’Mandíbulas’’, Jaws é um dos locais com ondas mais temidas e perigosas. Só é possível surfar nela através do reboque com o Jet- ski (conhecido como tow-in). A época perfeita para a prática de surf é entre os meses de Dezembro e Março, onde o ápice das ondas atingem os 21 metros.

Mavericks (No Estado Americano da Califórnia)

Como já citado, as ondas de Mavericks costumam bater nos 21 metros de altura. O problema, entretanto, é com a paisagem encontrada: O mar tem uma coloração escura, a temperatura da água é bem baixa, e por ali nadam tubarões brancos somente a espreita de um surfista descuidado, além de cavernas bastante rochosas submersas. Para surfar ali, somente com muita cautela e coragem. Entretanto, a adrenalina é muito maior que esses problemas.

Cortez Bank (Também na Califórnia)

Essas ondas estão a aproximadamente 170 quilômetros da costa, em um recife. O estadunidense Mike Parsons surfou nessa onda e recebeu o equivalente a quase 120 mil reais (60 mil dólares) As ondas lá costumam bater na casa dos 20 metros. Mas alguns surfistas ainda esperam o ápice, que é ondas de 100 pés, que equivale a 30 metros.

Todos os Santos (No México)

As ondas desse local recebem a mesma força das que banham o Havaí, mas com um atraso de cerca de 3 dias. Apesar das altas ondas, que podem chegar á 12 metros, há um perigo que sempre assola os surfistas. O fundo é composto de várias rochas. Quando essas ondas são formadas, podem carregar consigo rochas do fundo, que pode acarretar sérios acidentes aos surfistas.

Todos os Santos (No México)

Todos os Santos (No México)

WAIMEA (No Havaí)

Antigamente, as ondas da ilha de Oahu eram bastante procuradas, pelas suas altas ondas. Depois que Jaws e Mavericks foram descobertas, o fluxo de surfistas nessas ondas diminuiu, mas não o bastante. Lá, onde as ondas podem chegar a 15 metros de altura, é realizado o ‘’Eddie Aikau Invitational’’, sendo o mais popular e antigo campeonato de surfe do planeta. Para você ter uma ideia, a altura media de uma onda comum não chega a 2 metros. Isso mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=QCm_vUPfdw4

E, Aqui no Brasil.

Para quem não é tão corajoso a fim de pegar ondas tão grandes, ou não tem dinheiro para fazer a viagem até os locais, ou simplesmente quer continuar no país, há praias no Brasil com um potencial não comparável aos dos demais citados acima, mas que dá conta do recado direitinho. Então, vamos lá?

*Cacimba do Padre

Em Fernando de Noronha, há locais propícios para a prática do surfe, inclusive a Cacimba do Padre, uma praia badalada pelos surfistas.  Há vários fatos interessantes, como que as ondulações que formam as ondas vem diretamente da parte do Hemisfério Norte. Lá, as ondas chegam a 4 metros.

*Ilha dos Lobos

Localizada em Torres, no Rio Grande do Sul, a praia e circundada por rochas, e as suas ondas são perfeitas para os surfistas que buscam diversão, adrenalina e outras sensações.  As ondas da Ilha dos Lobos podem chegar a 5,5 metros de altura.

Ilha dos Lobos

Ilha dos Lobos

Os Tsunamis

Há quem acredite que, os Tsunamis são eventos marítimos em que as ondas atingem alturas imensas, gigantes. Entretanto, não é assim caracterizado um tsunami. Os tsunamis são causados por deslocamentos das placas continentais, geralmente onde elas têm uma ‘’fronteira’’, que geralmente é uma grande fenda. Quando essas fronteiras se encontram, gera uma força imensa sobre as águas do mar, dando origem aos sismos que provocam as ondas.

Elas são gigantes sim, não no comprimento vertical, mas sim horizontal. Pode atingir centenas de quilômetros nessa posição. Quando chegam ao continente estão muito fracos em comparação a quando ela foi formada. Mesmo assim, ela ainda causa um efeito devastador. No Japão, por exemplo, ocorreu em 2011, um tsunami, causando destruição e morte por onde passava. Apesar de quase 2 anos do fato, ainda são visíveis os estragos, como um navio que foi carregado pela onda e está até hoje em uma rodovia do Japão. Apresentamos aí, alguns dos locais no planeta onde predominam as ondas gigantes.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.