Mary Cassat

Pintora impressionista de grande importância e talento, Mary Cassat nasceu no dia 22 de maio do ano de 1844 na França e morreu no dia 14 de junho de 1926. Embora sendo filha de um influente homem de ferro, voltado apenas para o mundo dos negócios, Mary tinha como seu sonho de menina o desejo de estudar artes e ir para os Estados Unidos da América. E seguindo sua paixão a menina foi estudar na importante Academia de Artes da Pensilvânia, onde se dedicou com afinco aos seus estudos ciente de que o poder da educação aliado ao seu talento e habilidade, lhe abririam as portas para uma carreira de sucesso. Em meados da década de 80 Mary Cassat participou de exposições bastante relevantes de impressionismo, ocasiões em que pode conhecer ilustres pintores como Monet, Degas com quem posteriormente veio a se casar, Renoir, Morisot e Pisarro. Os trabalhos de Mary tinham a sua marca pessoal, um estilo próprio e seu marido Degas a defendia intensamente da severidade dos críticos daquela época.

Mary Cassat

Mary Cassat

Infelizmente, como para a maioria dos grandes gênios da arte daquela época, os quadros de Mary Cassat não foram devidamente valorizados em vida. Algumas de suas obras como “Em um balcão durante um carnaval”, “Leitura de mulher em um jardim”, “A lampada” e Mãe e criança”, entre outros, estão expostos em importantes museus e institutos de arte pelo mundo. Algumas obras como, por exemplo, “Duas mulheres assentadas por um córrego da floresta”, fazem parte de coleções particulares.

Obras

Obras

O grande diferencial das obras de arte desta mulher foi o fato de suas telas trazerem representações de cenas da vida diária, e embora ela nunca tenha tido a oportunidade de experimentar o que seja a alegria de ser mãe, muitas de suas telas abordavam esta relação com demonstrações de extrema ternura e afeto.  A mãe banhando seu filho, uma mãe acalentando o filho no colo, um menino nu nos braços de sua mãe, a menina aconchegada ao lado da mãe enquanto ela se dedica a um trabalho manual, enfim, muitos momentos de intimidade entre mães e seus filhos. Grandes nomes da arte como Auguste Renoir e Pablo Picasso também abordaram temas como a maternidade.

Pinturas

Pinturas

Ao passear pela internet em busca de obras de pintores importantes fico a pensar em quantas coisas atualmente são denominadas como arte. Devemos respeitar sim todas as formas de expressão, mas também há que se diferenciar verdadeiros mestres da arte como Aleijadinho, que foi um escultor sem igual; Portinari que foi um pintor brilhante e tantos outros que não foram aqui citados. Mulheres brilhantes como Mary Cassat devem ser lembradas e homenageadas, pois não esqueça que além de pintora ela foi uma pioneira em sua época, conquistando espaço com seu talento em um mundo exclusivamente dominado e comandado pela força masculina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.