Álbuns de Figurinhas

Colecionar é um dos costumes mais interessantes que o ser humano possui, onde vemos colecionadores para todo tipo de objeto. No Brasil, um desses hábitos é o de colecionar cromos de um determinado assunto em álbuns em forma de livro e é tão popular que já dura mais de um século desde a primeira publicação do gênero, data de 1907, sendo a pioneira de uma mania nacional que envolve e educa não somente crianças mas também muitos marmanjos e meninas.

Álbuns

História

É impressionante a quantidade de assuntos e maneiras com que as figurinhas se espalharam pelo Brasil desde a primeira coleção que se tem notícia: a coleção das 60 bandeirinhas promovida pela Tabacaria Estrela de Nazaré, entre 1906 e 1907.
Alguns anos mais tarde, desenvolveram o sistema de figurinhas impressas da Eucalol, técnica que ficou no mercado até 1965 e a popularidade das coleções de cromos, com bonitas estampas e seu incrível colorido faziam com que as crianças e adultos se fascinassem pela coleção. Em 1934 realmente houve a primeira explosão das coleções, quando o lançamento simultâneo de cinco álbuns promoveu uma febre entre os colecionadores. Nessa época podemos citar A holandesa, Azas da vitória e balas futebol como as mais populares e que mais fizeram sucesso.

Uma atividade sadia

O impacto positivo que a coleção de figurinhas proporcionou entre as crianças e adultos foi de tamanho positivismo que nem mesmo o criador da idéia deve ter pensado que aquelas figurinhas iriam se tornar tão lúdicas, úteis e simpáticas, pois além de se tornar uma diversão para a criança de querer encher o seu álbum, mantinha as crianças ocupadas quando faziam brincadeiras de troca e ainda tinha o caráter lúdico, pois todo álbum tem uma história e essa história é aprendida enquanto a criança se interessa em saber o que falta para completar a coleção ou até mesmo pelas figurinhas que ela está colando na sua coleção.

Aprender

Conhecidíssimos

A partir do fim da Segunda Grande Guerra, o mundo não tinha muita coisa do que se orgulhar e, como a televisão ainda era coisa de gente rica, o que sobrava para a infância da época eram os jornaleiros, que tinham os inesquecíveis heróis de quadrinhos e as figurinhas.
Um dos mais famosos álbuns que existiram no Brasil foi o publicado pela Balas Ruth, onde crianças, adultos e adolescentes compravam milhares de balas e retiravam a figurinha dentro do papel e aí era um verdadeiro comércio, digno do que se repetiria por muitas vezes durante tantos anos, quando um álbum virava mania.
Os álbuns de futebol também fizeram imenso sucesso desde que começaram a aparecer, na década de quarenta. Tanto os de campeonatos nacionais, hoje já não tão mais populares quanto os de Copas do Mundo fazem verdadeiras manias e loucuras para a alegria da marmanjada e da meninada do país.

Balas Ruth

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.