A Arte Erudita

No mundo cultural há uma grande diversidade de manifestações, tanto das artes populares como eruditas.

A arte erudita se originou no período colonial na Europa, nesse tempo foram iniciados os movimento barroco, neoclassicismo, renascimento.

Arte Erudita

Arte Erudita

Ela é caracterizada por impressões de vanguarda, que são feitas por artistas especiais que pensam além de seu tempo e marcam uma época e nela são usadas técnicas complexas e diferenciadas.

Esse tipo de arte não é feita para o público popular e nem visa o reconhecimento geral, mas busca os museus, casas de arte, os críticos de arte, um grupo de pessoas que possuem um gosto mais refinado pelas manifestações artísticas em geral.

No Brasil temos representantes famosos das artes eruditas, principalmente do barroco e rococó, como Antonio Francisco Lisboa nas esculturas, Aleijadinho, responsável pelas obras nas igrejas de Minas Gerais e nas pinturas. O representante maior é Manuel da Costa Ataíde e muitos outros artistas que também se destacaram no cenário mundial com sua arte erudita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>