Luiza Trajano e o Magazine Luiza

Certamente já ouvimos, e muito, a propaganda do Magazine Luiza, que nos convida a ser feliz. Todos sabemos que o Magazine Luiza é uma das potências brasileiras na comercialização de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mas, poucos sabem a cabeça pensante que está por trás de todo esse sucesso: Luiza Trajano

Quem é Luiza Trajano

Seu nome completo é Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sendo profundamente respeitada como uma empresária brasileira, ganhando destaque por comandar de perto uma rede de lojas de varejo bastante conhecida, o Magazine Luiza e ainda demais empresas que integram a sua holding.

A Trajetória de Luiza Trajano

A trajetória da empresária Luiza Trajano se funde e se confunde com a do Magazine Luiza. É tão interligada que é bastante habitual que se imagine que ela é a Luiza que cedeu seu nome à rede de lojas.

Verdadeiramente o nome de Luiza dado à rede de lojas foi uma homenagem feita a sua tia, de quem a mesma recebeu o nome. A senhora Luiza Trajano Donato, acompanhada de seu marido, o senhor Pelegrino José Donato, unidos fundaram o Magazine Luiza, a partir de uma loja pequena que vendia móveis e eletrodomésticos, com sede em Franca, no interior de São Paulo, adquirida nos anos 50.

O Chamado Para o Trabalho

A jovem Luiza Helena Trajano passou a integrar a equipe de trabalho da Rede de Varejo ainda com 18 anos de idade, bastante nova e com um mundo a frente de seus olhos. Seguiu a risca uma trajetória na empresa, que quase não vemos atualmente, passou, sem medo ou preguiça, por todos os departamentos da empresa até chegar ao posto máximo, a superintendência.

Nessa nova etapa, sua vida já estava totalmente traçada. A única coisa que bastava era uma simples formalização. A mesma veio ainda em 1991, de maneira bastante diferente e inusitada. Através de um bilhete, Luiza Helena Trajano foi informada pela tia de a hora de assumir os negócios havia chegado e, claro, a solicitação foi aceita prontamente.

Luiza Trajano, através de sua visão privilegiada dos negócios conseguiu transformar uma simples rede de lojas situada no interior de São Paulo, em Franca, numa rede totalmente forte e com capacidade para brigar frente a frente com os gigantes do ramo, como Ponto Frio e Casas Bahia.

Ficando Conhecida na Mídia

Luiza obteve grande sucesso em todas as redes sociais, depois de sua participação numa entrevista veiculada através do programa Manhatan Connection, no qual contestou críticas oferecidas pelo apresentador Diogo Mainardi. O apresentador afirmou que o varejo em nosso país passava por uma grande crise, fazendo manipulação de índices reais, especialmente aqueles relacionados à quantidade de inadimplência.

A empresária rebateu as criticas informando que, muito ao contrário, o país estaria vivendo a “década do varejo”, e que posteriormente faria o envio dos dados corretos que contrariavam a informação dada por Mainardi. Depois da entrevista, diversos portais confirmaram os números que a empresária apresentara, o que vinha a desmentir o apresentador.

Homenagens e Premiações Feitas a Luiza Trajano

Ano 2000: Luiza recebeu homenagem durante o evento “Os bens Sucedidos de 2000”, através da Bovespa, tida como a única empresa do varejo, atuando somente com o capital fechado e ainda a primeira mulher a receber este prêmio.

Ano 2001: Recebeu o Prêmio “Antônio Proost Rodovalho”, através da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, sendo ainda a primeira mulher a receber tal premiação.

Ano 2002: Recebeu por meio da Ernst &Young o Prêmio Empreendedor do Ano, na categoria Comércio.

Ano 2003: Recebeu o prêmio por ser a empresa mais admirada participante do ramo de eletroeletrônicos, de acordo com pesquisa realizada pela Revista Carta Capital.

-Recebeu o título de “Líder Empresarial Setorial”, entregue por meio do Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil.

Ano 2004: Recebeu do Conselho Regional de Administração, o CRA, a premiação de Administrador Emérito 2003.

– Foi honrada com a premiação do título dado “As mulheres mais influentes do Brasil”, entregue através da Revista Forbes Brasil e do jornal Gazeta Mercantil. Foram premiadas 26 categorias, e, dentre elas, a de “Indústria e varejo”, na qual a empresária foi premiada.

-Através da Editora Três recebeu o Prêmio Empreendedora do Ano Revista Isto É.

O Magazine Luiza

Falar de Luiza Trajano e deixar de lado o Magazine Luiza, não tem jeito, já que os dois se completam e a história de um faz parte da vida do outro.

O Magazine Luiza surgiu a partir das ideias do casal Dona Luiza Trajano Donato e Seu Pelegrino José Donato, e foi levado a frente especialmente em razão da forma atenciosa e cordial que tratavam seus clientes.

Tudo começou de verdade lá em1957, quando um casal empreendedor, Luiza e Peregrino, resolveram adquirir uma loja pequena no interior de São Paulo, em Franca, chamada inicialmente de “A Cristaleira”, que teve sua inauguração no dia 16 de novembro. Ali começou o que viria a ser um império do varejo brasileiro, o Magazine Luiza.

O nome dado à loja da loja foi escolhido através de um concurso cultural, que foi feito pela rádio local, e ficou Magazine Luiza.

Com o passar dos anos a loja foi recebendo ampliações, que se deu especialmente em razão dos sócios da empresa, o casal Maria Trajano Garcia e Wagner Garcia. A primeira sede administrativa da loja foi erguida também em Franca.

No ano de 1991, ainda sem Luiza Trajano a frente da empresa foi criada a Holding LTD, uma forma de preparar a empresa para um crescimento maior dos negócios. Um pouco a frente Luiza assume os negócios, e, com grande liderança, apresenta uma transformação da gestão anterior, com o foco voltado para o fortalecimento da empresa, deixando-a pronta para enfrentar novos desafios.

Já no ano seguinte, nasce a famosa promoção ‘Só Amanhã’, na qual os consumidores poderiam adquirir produtos a preços bastante convidativos, com valores abaixo do mercado real. E logo as inovações foram surgindo e o Magazine Luiza continua consolidado e respeitado no mercado, mostrando a todo instante que uma empresa só cresce quando todos crescem com ela, por isso foi escolhida em 2003, como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.