Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes foi um dramaturgo, poeta e autor espanhol que escreveu o célebre “Don Quixote de la Mancha (Parte 1 em 1605 e parte 2 em 1615).

Origem e vida

Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em 1547 na cidade de Alcalá de Henares, próximo a Madri, Espanha. Foi o quarto de sete filhos nascidos do nobre cirurgião castelhano Don Rodrigo de Cervantes e doña Leonor de Cortinas. Rodrigo foi preso por dívidas em 1551 e isto trouxe vários problemas à família. Depois de estudar filosofia e literatura na Itália, Miguel se alistou como soldado em Nápoles em 1570.

A bordo do navio Marquesa ele perdeu o uso da mão esquerda depois de ser atingido por um tiro de mosquete. Poucos anos depois a galé na qual ele estava retornando para casa foi capturado por piratas e ele foi escravizado junto com muitos outros. Apesar de suas tentativas de fuga somente em 1580 sua família conseguiu pagar o resgate por ele.

Vivendo em Madri, Cervantes teve um caso com Ana de Villafranca, com quem ele teve uma filha, Isabel de Saavedra. Em 1584 ele casou-se com Catalina de Palacios e começou a escrever peças e poesia, incluindo um romance pastoral em verso e prosa chamado “La Galatea”, seu primeiro trabalho publicado.

Quando sua escrita lhe provia um pequeno salário, ele conseguiu um cargo no governo, como coletor de impostos para o exército espanhol. Muitas vezes passou por dificuldades financeiras, sendo até preso por isso.

Dom Quixote e obras

Biografia

Biografia

Publicado quando Cervantes tinha cinqüenta e oito anos, sua aclamada paródia da sociedade espanhola do século 16 explora temas universais da natureza humana. Narra as aventuras de um homem que se inspira em romances de cavalaria para vivê-los (sendo considerado louco pela maioria). Dom Quixote se tornou parte importante da literatura mundial, influenciando de livros a filmes, e moldando arquétipos de personagens em diversas obras até os dias de hoje.

Em 1604, Cervantes e sua esposa e filha viviam em Valladolid mas depois da publicação de Dom Quixote eles se mudaram de volta para Madri. “Novelas ejemplares” (Os romances exemplares de Cervantes) foi publicado em 1613, que incluia histórias de piratas, inspirada pelas próprias experiência de Cervantes.

A segunda parte de Dom Quixote

Livro

Livro

No mesmo ano que foi publicado o livro, ele juntou-se a Terceira Ordem de São Francisco. A segunda parte de Dom Quixote (1615) foi seguida de “Los trabajos de Persiles y Sigismunda” (1616). Miguel de Cervantes morreu em 1616 e foi sepultado (Convento de los Trinitarios) em Madri, Espanha.

Na Espanha encontram-se vários monumentos de sua pessoa, como a estátua de Miguel de Cervantes na Biblioteca Nacional da Espanha (embora não existam retratos pintados do autor, sua descrição é conhecida somente por seus escritos) e há pinturas famosas inspiradas em seu livro Dom Quixote.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.