A Carreira de Fábio Porchat

Fábio Portchat é hoje uma das figuras mais conhecidas na televisão. Ator global, figura presente em diversos stand up comedys, um dos criadores do portal online Porta dos Fundos é uma figura hilária quando se fala em comédia. Mas Fábio percorreu muitos obstáculos para poder chegar até onde chegou: ser uma figura conhecida nas ruas.

Nasce uma Estrela

Para quem pensa que Fábio Porchat é um dos grandes comediantes do Brasil, saiba que ele pode até parecer grande, mas ainda tem muito a oferecer. Fábio não tem apenas 30 anos, pois nasceu em 1 de julho de 1983.

Mesmo Fábio afirmando que não queria ser comediante desde o começo, ele lutou bastante para isso. Seu começo de carreira foi já na faculdade, quando no Rio de Janeiro começou a cursar artes cênicas. Mas foi no programa do Jô já na Globo que ele começou mesmo a ser uma estrela e desenvolver seu talento.

O Começo foi em Jô Soares

Dizem as más línguas que Fábio Porchat era apenas um desconhecido em 2002, quando estava implorando para mostrar seu talento. Contudo, sua escolha de qual porta bater foi bem inteligente. Fábio pediu para mostrar um número com apenas 18 anos, sendo um completo desconhecido. Jô, talvez um dos maiores visionários da TV, sempre apostou em novos talentos e deu espaço para o jovem loiro mostrar seu talento.

O vídeo mostra a primeira apresentação de Porchat na TV. No programa, o comediante encena um pouco de Os Normais, programa de extremo sucesso na época indo ao ar semanalmente. Depois de sua apresentação inédita e sem muito ensaio, Fábio Porchat foi chamado para fazer testes para a Globo, entrando no elenco global logo em seguida.

Indo Para o Zorra Total

Com talento ainda novo e muito a ser explorado, os diretores descobriram um bom local para Fábio Porchat começar: o programa Zorra Total. Em 2002 o loiro paulista mas crescido em terras cariocas começou a explorar a sua capacidade de fazer risadas no programa de sábado tanto como ator como roteirista. Foi atendente de bar, mulher, dona de casa, esposo e diversos outros personagens tanto em quadros fixos como ajudando no quadro dos amigos comediantes.

Em 2004 o ator começou a ser chamado para mostrar seu talento na escrita. Mostrando que sabia o que fazia rir, começou e escrever quadros para o Zorra Total, rendendo-lhe outros convites bacanas também para roteiro em breve. Até 2013  o ator está no elenco principal do programa.

Fábio vai Para os Palcos e faz ao Vivo

Os comediantes com certeza fazem mais sucesso no ao vivo. E isso Fábio Porchat faz muito bem. Depois de se consolidar na televisão, o ator seguiu o caminho inverso e resolveu depois do gravado explorar a sua capacidade do ao vivo e colocado lado a lado com a TV projetos no palco.

Suas principais peças foram Infraturas, uma comédia, Olho de Boneca, uma comédia dramática, Elas Morrem no Fim, Calabouço, Velha é a Mãe e O Crítico, grande sucesso e vencedor de diversos prêmios, como o Prêmio do Júri Popular no Salão Carioca de Humor.

Um dos seus grandes projetos no palco foi Comédia ao Vivo, um stand up comedy com diversos convidados de sucesso. O projeto estava no ar por diversos meses em palcos de São Paulo, com algumas migrações para outros palcos do Brasil.

Fábio dá uma Canjinha em A Grande Família

Com tanto talento para dá e vender, Fábio fez uma participação pequena em algumas temporadas de A Grande Família. Mas o pessoal curtiu tanto que ele acabou migrando para o elenco permanente, e agora faz parte tanto da produção como roteirista assistente (alguns episódios são dele, outros não) como no elenco principal. A parceria deve durar ainda mais, basta o programa ficar no ar.

Os trabalhos de roteiro de Porchat também são bem aproveitados em outros programas globais. Um deles é o Esquenta, criando quadros de humor. O outro é o Zorra Total, no qual mesmo atuando pouco ainda escreve. Também trabalha escrevendo projetos pessoais e roteiros para filmes, alguns curtas já produzidos e até ganhadores de prêmios.

No Cinema

Como todo bom comediante, Fábio Porchat vai para o cinema com grandes produções. A mais recente, O Concurso, conta a história de quatro amigos concorrendo a um concurso para juiz federal e tentam roubar a prova para conseguir uma boa colocação. Outros filmes com o ator no elenco são Meu Passado Me Condena, Vai que dá certo, Teste de elenco, Chico Xavier, O lobinho nunca mente e outros em participações pequenas.

O Projeto Porta dos Fundos 

Talvez o projeto de maior sucesso de Fábio Porchat seja o projeto Porta dos Fundos. Criado apenas para a plataforma virtual, o canal de vídeos foi idealizado conjuntamente por Antônio Tabet, Gregório Duvivier e Ian SBF com uma produtora de vídeos para internet. A ideia é fazer humor ironizando temas do cotidiano de forma livre, bem solta, mostrando a forma correta de rir das coisas sem pensar na antiga censura da televisão.

O casal produz cerca de dois vídeos por semana, sempre postados às segundas e quintas as 11h da manhã. Os temas vão desde guerras épicas a uma senha esquecida do Facebook aberto no computador da namorada. O canal, completando um ano em 2013, é um enorme sucesso e rendeu ao elenco dois projetos grandes de marketing: o Fiat Líder da fabricante de carros Fiat e comercial para o Spolleto. Houve também comerciais para a Visa para a copa de grande sucesso.

Uma das perguntas constantes ao elenco é se é possível o programa se tornar televisionado. Para este questionamento, os criadores do portal respondem de forma bem irônica, com o vídeo Porta dos fundos na TV: http://www.youtube.com/watch?v=zvyFNjxTy-E. Com a censura obrigada para um programa ir ao ar, talvez toda a graça das piadas fossem embora, já que Porta dos Fundos é politicamente incorreto e esta é a grande graça do programa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comediantes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário