As Logomarcas Mais Famosas do Mundo

A arte gráfica sempre nos impressiona, mostrando cada dia mais uma verdadeira revolução, principalmente relacionados à imagem de uma empresa ou órgão público. Esses são os que mais solicitam a construção de uma logomarca ou logotipo, para serem usados como forma de promoverem os seus serviços. As companhias que buscam as empresas especializadas em arte gráfica sempre pedem inovação. Para isso, as logomarcas devem ser bonitas e ter uma pegada forte para que sejam reconhecidas facilmente. E é sobre esse assunto que vamos abordar nesse artigo. Confira conosco uma seleção de logomarcas que têm uma concepção bonita e elegante, que certamente você conhece e já viu em algum anúncio publicitário. Então, vamos lá?

As Logomarcas Mais Famosas do Mundo

As Logomarcas Mais Famosas do Mundo

As Logomarcas Mais Famosas do Mundo

Veja algumas das logomarcas que mais fazem sucesso no Brasil e também no planeta.

Nestlé

A logomarca da companhia alimentícia é composta de pássaros em um ninho. Essa identificação comercial é adotada pela empresa desde os primórdios de sua fundação, algo em torno do ano de 1875. Ela é muito lembrada pela população, associando com produtos destinados à alimentação. A única profunda alteração que ocorreu na marca foi a extração de um filhote de passarinho no ninho, passando de 3 para 2. Isso em 1985, que significou reduções na empresa.

Apple

A Apple não poderia passar despercebida, já que a grande empresa tecnológica que inovou ao lançar o smartphone para uso doméstico, já que o mesmo era somente para executivos, também tem uma marca forte. A maçã com um pedaço extraído se tornou febre para os entusiastas da companhia. Em todos os seus produtos, a logomarca é estampada, no iPhone,  iPad, iMac, enfim. Há quem diga que Steve Jobs escolheu “Apple” para ser a nomenclatura da empresa pelos seguintes motivos:

  • *”Apple” inicia-se com a letra A, que é a primeira letra do alfabeto, ou seja, sempre na frente das empresas rivais;
  • *Pela audácia de se relacionar uma fruta com objetos eletrônicos e com tecnologia de ponta;
  • *Pelo fato de a maçã ser uma fruta saudável.

Temos que concordar que Jobs e Steve Wozniak foram bastante inovadores e diferentes, por escolherem um nome incomum para uma empresa de eletrônicos.

Apple

Apple

Rede Globo

Uma bola grande, recortada por um retângulo que havia outra bola, um pouco menor. É assim a descrição da logomarca adotada pela Rede Globo, uma das maiores redes de televisão do planeta.  Carioca, a emissora consagrou o seu logotipo entre a população brasileira, tendo diversas versões. A atual, por exemplo, é totalmente diferente das adotadas anteriormente. A bola ganhou cores platinadas; O fundo colorido, que representa o arco-íris, antes formados por pequenos triângulos, foram retirados e trocados por linhas. Hans Donner, o designer gráfico responsável pela logomarca, argumenta que a bola maior representa o mundo, o retângulo uma tela de televisão, e a bola menor no retângulo o próprio mundo, ou seja, como se o mundo fosse transmitido pela tela da TV.

Imagem de Amostra do You Tube

Volkswagen

A grande montadora de automóveis de origem alemã, é reconhecida no mundo todo através de sua identificação visual. A logomarca representa o ‘v’ e o ‘w’ que estão presentes em seu nome. Associada a muitos sucessos lançados por ela, como o besouro ‘’Fusca’’, o popular ‘’Gol’’ e o ‘’Fox’’, por exemplo, a Volkswagen pouco mudou em sua logomarca, alterando apenas cores. Os Mamonas Assassinas, por exemplo, estamparam na capa de seu disco a logomarca da companhia automobilística, só que de cabeça para baixo.

Playboy

Um coelho com uma gravata de borboleta. Os homens reconhecem e muito bem a logomarca da Playboy. A empresa especializada em fotos de mulheres nuas, fundadas por Hugh Hefner, utiliza o animal pelo fato de o mesmo fazer sexo sem intenção de procriar sua espécie, mas sim por puro prazer. A sua orelha sempre em pé e a gravata indicam que o mascote da empresa é dotado de elegância e está sempre atento.

Nike

A famosa marca de produtos para vestuário tem uma identidade visual modesta, sem nenhuma extravagância, aliás. Somente um risco com uma curvatura, que parece mostrar a letra C. Quando foi criada, isso em 1972, o preço pago pelo desenho era bastante curioso, apenas 35 dólares. Criado por Carolyn Davidson, uma estudante na época, a logomarca vale, segundo uma estimativa do ano 2000, mais de 8 bilhões de dólares.

Comitê Olímpico Mundial

Relacionado sempre às Olimpíadas, a logomarca do Comitê Olímpico Mundial são vários círculos coloridos interligados. Isso significa a junção de todos os continentes da terra, ou seja, a ligação dos povos no esporte.

Comitê Olímpico Mundial

Comitê Olímpico Mundial

Carrefour

O hipermercado francês que têm filiais pelo mundo inteiro, apresenta pra o público uma identidade visual bastante peculiar. Uma seta vermelha de um lado e outra seta de cor azul do outro. O que muitas pessoas não percebem é que no meio está formado a letra C, de Carrefour. Apesar de curiosa, a marca estabeleceu sua logo no planeta.

Goodyear

Um pé com asas. Essa é a logo da Goodyear, a famosa marca de pneus. Ela foi inspirada em uma estátua de Mercúrio, um deus romano, que Frank Seiberling, o fundador da companhia, possuía em sua residência.

Partido Comunista

A logomarca que ilustra a entidade do Partido Comunista é praticamente uma mensagem. Uma foice e um martelo unidos. Isso tem como significado a junção dos trabalhadores que atuam nas lavouras e dos trabalhadores que atuam na cidade na luta contra os capitalistas e imperialistas, que eram considerados inimigos. A União Soviética era um exemplo de sociedade comunista.

Shell

A companhia atuante em combustível e outros derivados do petróleo tem uma logomarca que não tem nenhuma relação com o seu trabalho: Ela é uma concha, onde tinha de monte em uma loja de antiguidades que o pai do fundador da empresa mantinha em Londres. Aliás, sua nomenclatura também não tem nada a ver com o seu propósito.

Lacoste

A empresa de vestuário também é bastante reconhecida no mundo, tanto pela qualidade das suas peças tanto na escolha de seu logotipo: um crocodilo. Apresentamos aí algumas empresas cujas logomarcas são bastante conhecidas.

Por Francisco Prado

Lacoste

Lacoste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>