Jogo de Queimada: Uma Forma Divertida de Se Exercitar

Queimada, jogo do mata, cemitério, carimbada ou dodgeball é um esporte que é conhecido na maior parte do mundo. Não se tem qualquer notícia de competições oficiais deste esporte no Brasil, ele é praticado com frequência nas escolas, sendo considerado como uma brincadeira infantil.

Saiba Como Funciona

Saiba Como Funciona

Nos Estados Unidos podemos encontrar algumas ligas de competições de queimada ou de dodgeball em uma de suas variantes, sendo a mais parecida com a nossa queimada é o prisonball.

O Dodgeball não é um esporte muito praticado no Brasil, mas é conhecido aqui como a “Queimada Maluca”, onde é usada mais de uma bola e não há um lugar para as pessoas que já foram eliminadas ficarem.

Formação do Jogo de Queimada

Para podermos praticar este esporte é necessário apenas uma simples bola que pode ser pequena, deixando ainda mais difícil o propósito do jogo ou uma bola média, que pode ser feita de borracha ou de couro também.

O local também é bem simples porque é necessário apenas uma área retangular que precisa ser dividida em dois e em cada campo um local que será o morto, cemitério ou a cadeia, que é para onde vão os participantes que já foram atingidos. Neste local cada um fica no campo do seu adversário. Quando é realizado este esporte em uma quadra de vôlei eles usam a marcações e o final da quadra o morto.

Esta marcação é necessária nesse esporte para que cada um fique em seu campo e nenhum jogador pode ultrapassar a linha que vai para o campo de seu adversário, se isso acontecer quem ultrapassar terá que entregar a bola para o outro time.

Jogadores

A única restrição quanto ao número de jogadores que deve compor os times é que eles devem estar em números iguais para que não haja desvantagem de nenhum dos lados, mas em alguns países há uma delimitação do número de integrantes de cada time. Os jogadores devem ter o chamado “espírito esportivo”, pois é um jogo que pode ser tornar um pouco mais violento, pois o objetivo é acertar algum jogador do time adversário e em algumas vezes essa tentativa pode ser muito forte ou ir em uma trajetória não desejada como o rosto, podendo assim machucar a pessoa, mas com o bom senso este jogo deve terminar com tudo sob controle.

Regras

As regras para a prática deste jogo são bem simples. O jogo começa com dois times, cada um em seu campo, sendo que um time não pode ultrapassar o campo do outro. Um integrante de cada time deve ficar no “morto”, a linha no fundo do campo, para que a equipe possa jogar a bola de um lado para o outro. Mas este morto que foi escolhido não pode queimar os adversários. Quando a primeira pessoa é queimada o morto escolhido volta para o time e a partir daí o morto pode queimar e os participantes que forem queimados vão indo para o morto.

Este jogo acaba quando todos os participantes são queimados. Os participantes só são queimados quando a bola bate na pessoa e cai no chão, se a bola bater em alguém e a própria pessoas salvá-la, ou outra pessoa salvar, ninguém é queimado. Mesmo este sendo um jogo bem simples e pratico, para jogá-lo é necessária muita rapidez e habilidade com as mãos para poder arremessar a bola.

Competições de Queimada

Oficialmente não encontramos nenhum jogo de queimada, mas em escolas, ou em qualquer outro lugar podem ser montados campeonatos com times que disputaram o título. No Livro dos Recordes podemos encontrar diversas vezes que as pessoas tentaram quebrar o recorde de queimada com mais integrantes já realizada. O último recorde foi realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, contendo 4979 integrantes. Veja o vídeo deste jogo: http://vimeo.com/36163377#at=0.

Origem do Jogo Queimada

Este é um jogo bastante simples que começou a ser praticado há muito tempo atrás no Egito antigo, entre 2130 e 1983 a.C. Pode-se dizer que o Egito não é um grande recriador de esportes realizados com bolas, mas a queimada é um jogo que acabou sendo criado por eles. A bola que eles usavam era bem diferente da que usamos agora, ela era solida e revestida com couro e também outro matérias.

Neste tempo, apenas nos jogos realizados por mulheres que era usada a bola, a bola só começou a ser usada em jogos por homens a partir do Reino Novo entre 1550 e 1070 a.C.

Queimada

Queimada

Este jogo no início era praticado por adultos e não por crianças, como é mais comum nos dias de hoje. Mas ainda sim podemos encontrar vários grupos experientes que são adeptos deste jogo, que adoram e que sonham em ver este jogo como uma modalidade oficial. Como antes este era um esporte de mulher, ainda hoje podemos encontrar um pouco de preconceito por parte dos homens com este jogo. Eles afirmam ser uma prática para mulheres e não para homens, mas isso não tem nada a ver, pois muitos homens praticam, gostam, apoiam e recomendam este esporte tão divertido.

Nos dias de hoje, algumas pessoas só praticam este jogo como uma preparação para outros tipos de modalidades esportivas. Isso é devido à varias regras que podemos encontrar e com o esforço físico que deve ser realizado nos arremessos de bolas e corridas atrás da mesma. Ainda hoje, em praticamente todas as escolas do Brasil nas aulas de Educação física as crianças podem praticar este esporte e cada dia aprender um pouco mais dele e se interessam ainda mais ou acabam se preparar para outras modalidades esportivas que são mais interessantes para aquelas pessoas.

Queimada: Uma Ótima Opção Para Gincanas e Eventos Recreativos

Como já foi dito, a queimada é bastante popular em escolas e é uma ótima opção para incentivar alunos que não têm tanta aptidão para esportes como o vôlei e o handebol, por exemplo. A maioria das crianças tem agilidade para correr e desviar da bola. Por isso, esse jogo é excelente para a autoestima das crianças que não se deram bem em outras modalidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divertido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário