Tatuagens Tribais

As Tatuagens

A tatuagem é basicamente o efeito de se depositar e acumular pigmentos que não são solúveis e que são permanentes na pele e fazer com que essa tinta forme um desenho, um escrito, ou alguma forma, que fica definitiva e eternamente sob uma camada da pele que é chamada “subcutânea”.

Atualmente, depois de várias evoluções e do aprimoramento de muitas tecnologias e expansão de conhecimento, todo o processo ficou mais moderno, e a introdução desses pigmentos na pele é feito com uma maquininha que contem agulhas e que são apropriadas para isso. Porém, ainda existem algumas técnicas mais clássicas e até mesmo primitivas, que geralmente carregam um estilo mais espiritual e/ou religioso, que no lugar de agulhas, são utilizadas outras ferramentas para a aplicação da tinta, como pedações de bambu, por exemplo.

Um dos primeiros registros de uma tatuagem foi encontrado no ano de 1991, em um cadáver que estava congelado, de um indivíduo que viva na idade do cobre. Nos seus restos morais foi possível observar algumas linhas em várias partes do corpo, como costas, tornozelos, pés, punhos e joelhos, e a hipótese que foi mais aceita é a de que o pigmento lá encontrado era o carvão, e que ele tenha sido depositado através da fricção da substância em cima de cortes que foram realizados na pele.

Tudo isso gerou muita curiosidade e levou a várias pesquisas e estudos, que resultaram em conclusões de que a pessoa que contava com essas tatuagens citadas acima, possivelmente tenha feiro isso para o alívio de determinada dor, ou ainda com algum outro fim vinculado ao tratamento médico, pois ao lado de suas tatuagens era possível observar degenerações ósseas.

Ainda que inicialmente a finalidade das tatuagens tenham sido algo totalmente diferente do que é hoje, com o passar do tempo e com o desenvolvimento do mundo e de todas as tecnologias, as tatuagens passaram a ter outros significados. Por exemplo, os romanos antigos não concordavam nenhum pouco com esse tipo de adorno permanente, pois eles sempre presavam pela pureza da forma humana, e levou muito e muito tempo para que esses povos mudassem toda sua concepção sobre as tatuagens. Antes disso, apenas as pessoas criminosas ou os condenados eram quem podiam realiza-las.

A mudança de ideia dos romanos aconteceu principalmente por causa que os guerreiros bretões eram adeptos a realização de tatuagens, e elas representavam toda sua honra. A partir daí as tatuagens passaram a ser vistas com bons olhos, tornando-se até mesmo um tipo de adereço adorável e admirável, e isso foi se difundindo entre todos os soldados.

Já no período das cruzadas, as tatuagens funcionavam como um meio de identificação dos soldados que pertenciam a Jerusalém. Desse modo, as pessoas que contavam com uma tatuagem de cruz em alguma parte do corpo e que vinham a morrer em batalhas, tinham direito a receber um enterro cristão, e foi assim que a cruz se tornou a primeira tatuagem a ser realmente difundida por todo o mundo.

No Japão, o hábito das tatuagens é algo presente desde o século V antes de Cristo, e ela era utilizada com dois motivos principais: a decoração e o adorno dos corpos, mas também a identificação de criminosos. No país, no ano de 1870, esse tipo de arte acabou sendo proibido por lei, o que levou aos tatuadores sentirem a necessidade de tatuar de modo clandestino, mas isso foi positivo também, porque se passou a gerar desenhos exclusivos e únicos.

Como foi dito acima, nos dias de hoje as tatuagens – em sua grande maioria – são feitas com o auxílio de uma máquina elétrica devidamente apropriada, que foi criada e idealizada no ano de 1891 por um norte americano, mas que foi e vem sendo aprimorada com o passar do tempo, e com a popularização da mesma, as tatuagens foram ainda mais difundidas, se tornando assim bem mais que um simples desenho, mas uma forma real de expressão e de arte.

Ainda que bastante comum e popular, pessoas tatuadas ainda acabam sendo alvo de preconceito e polêmica, mas isso tem diminuído cada vez mais, fazendo com que as tatuagens não signifiquem apenas o isolamento de um grupo, mas sim uma manifestação particular e individual.

Tatuagens Tribais 

Como já foi apresentado acima, a história das tatuagens vem desde os primórdios, onde os homens e as mulheres desejaram fazer desenhos em suas peles visando liberdade de expressão e de crenças e o objeto central sempre foi representar tudo isso, além de toda a liberdade que foi conquistada e do valor das pessoas que desejam expô-las.

Com as tatuagens tribais isso não é diferente, já que elas representam crenças e valores de um determinado grupo, e que as pessoas começaram a aderir, mesmo não fazendo necessariamente parte dele. Esse tipo de tatuagem conta com uma história milenar e já foram amplamente utilizadas nos mais diversos períodos da humanidade e pelas mais variadas civilizações.

É possível observar tamanha variedade de grupos e de civilizações que já as utilizaram, quando se descobre que já foram encontradas diversas múmias de mais de cinco mil anos, utilizando tatuagens tribais em seu corpo. As tribos mais conhecidas que carregavam esse estilo de desenho são as Borneo, os Maori, os Celta, os Hawaii, os Haida e os Timucua, entre várias outras.

Essas tatuagens podem ter os mais diversos significados, mas em geral, na época, elas serviam como modo de representar a qual posição social uma pessoa da tribo pertencia, assim como os militares, que ganham novas insígnias de acordo com seus atos de coragem. Os desenhos tribais também podiam simbolizar riqueza, e eles podiam ser mais simples ou ainda muito elaborados, sendo que o traçado perfeito desses desenhos era de extrema importância em uma batalha, já que aquele que contava com uma tatuagem mais impecável, possuía vantagens.

Nos dias de hoje, as tatuagens tribais contam com o significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que o apelo visual não é o principal, como era no início. As pessoas que fazem esse tipo de tatuagem podem também apenas querer ficar com um desenho esteticamente agradável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tatuagens

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.