Receitas de Crochê

Fazer crochê é uma arte e um dom que muitas pessoas possuem e com isso fazem peças encantadoras. As Receitas de Crochê são encontradas em muitos lugares, como em revistas específicas e também sites na internet. Hoje em dia ficou muito mais fácil encontrar amostras de bicos em crochê, pois com a modernidade, as facilidades cresceram muito. O crochê, que é bem antigo, conquistou muitas pessoas e hoje em dia é muito difícil quem não possui uma peça lindíssima em casa. O crochê sempre foi muito bonito, mas com os avanços da tecnologia podemos encontrar muitas novidades em materiais de crochê, como linhas de cores variadas e até mesmo mescladas, que deixa o crochê maravilhoso e delicado.

Receitas de Crochê

Receitas de Crochê

Pontos de Crochê:

Correntinha de Crochê (Base para qualquer ponto de crochê):

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Alto:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Baixo:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Baixíssimo:

Imagem de Amostra do You Tube

Meio Ponto Alto:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Alto Duplo:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Segredo:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Parafuso:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Pipoca:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Picô:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Ostra:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Carangueijo:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Diamante:

Imagem de Amostra do You Tube

Ponto Leque:

Imagem de Amostra do You Tube

As receitas de crochê mostram passo a passo todos os pontos e também o material que irá ser usado e as peças podem ser das mais variadas, desde simples biquinhos de pano de prato até toalhas de mesa muito incrementadas. As receitas mágicas de crochê também mostram como fazer boleros de todos os modelos e cores, a explicação é muito detalhada, e com isso a pessoa entende perfeitamente como fazer os pontos e formar o bolero. As receitas de crochê são muito simples e o passo a passo é de uma facilidade incrível. Essas receitas também podem ser encontradas em revistas que podem ser compradas em bancas de jornal ou até mesmo pela internet em um site seguro.

Tapete

Tapete

Muitas revistas que possuem receitas de crochê também fazem assinaturas mensais, e com isso a pessoa não perde nenhum exemplar, pois essas revistas são mensais. Com a assinatura não é preciso ir até a banca comprar, pois ela é entregue em sua casa. São muitas as receitas de crochê que mostra como fazer cachecóis e tocas, principalmente na época de inverno que são muito procurados esses utensílios. Aprendendo a fazer um bonito crochê é possível ganhar muitas cédulas de dinheiro com a venda das peças que não são vendidas muito baratas não, afinal é um trabalho manual e esse tipo de trabalho é muito bem reconhecido por ser delicado e trabalhoso.

Blusa

Blusa

Receitas Básicas de Crochê:

Bico de Crochê:

Imagem de Amostra do You Tube

Crochê em Cascata:

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Emenda de Trabalhos de Crochê:

Imagem de Amostra do You Tube

Fuxico de Crochê:

Imagem de Amostra do You Tube

Barrado de Crochê:

Imagem de Amostra do You Tube

Outra peça que é feita com crochê e que também é encontrada em receitas de crochê são os jogos de banheiro, nos quais são feitos, o tapetinho, a tampa do vaso e o guarda papéis. Essas peças ficam maravilhosas e o passo a passo também é muito fácil de entender. Muitas mulheres independentes possuem em casa amostrar de bicos e peças variadas de crochê que também pode ser usada como receita, pois muitas mulheres que sabem fazer o crochê aprendem pontos novos olhando em peças prontas. As receitas de crochê são sempre atualizadas e sempre estão com alguma novidade seja em ponto ou em ideias para decorar as peças.

Gráficos de Crochê:

Site Pingouin – Receitas de Crochê

Gráficos de Bolsas de Crochê

Gráficos de Barrados e Enfeites em Crochê

Gráficos de Crochê com Flores Irlandesas

Flores de Crochê

Flores de Crochê em Relevo

Trabalhos Artísticos em Crochê

Casaco Trabalhado Feminino – CoatsCrafts

Manta para Bebês em Crochê – CoatsCrafts

Informações Sobre Receitas de Crochê

O crochê é um processo de criação artesanal de tecido através de fios feita com uma agulha que possui um gancho em sua ponta. E daí surgiu o nome “crochet”, que é derivado do francês e significa gancho.

As agulhas podem ser feitas de materiais como metais, madeira ou plástico e são fabricadas de maneira industrial, bem como produzidas por artesãos. Assim como o tricô, o crochê consiste em entrelaçar fios, mas se difere, pois apenas um ponto permanece ativo, já no tricô são dois. Além disso, o crochê tem seu próprio sistema de símbolos para representar os tipos de pontos, usados em livros, sites e revistas especializadas.

Crochê

Crochê

Há uma teoria de que crochê evoluiu de práticas tradicionais na Arábia, América do Sul ou China, mas não há provas concretas antes de sua popularidade na Europa durante o século 19. Independente de sua origem real, o fato é que o crochê é usado tanto em peças de decoração quanto vestuário e há muito tempo vem enchendo os olhos das pessoas.

Aqui você irá aprender a fazer lindas peças em crochê e poderá vendê-las ou também fazer para uso próprio, para decorar sua casa ou incrementar seu visual. Além disso, verá lindas imagens de tudo o que é possível ser feito usando uma linha e a famosa agulha em forma de gancho! Confira receitas simples de crochê, que podem ser feitas tanto por crocheteiras experientes quanto pelas iniciantes.

Artesanato em Crochê

O crochê dá possibilidades infinitas para se fazer artesanato, algumas das peças mais conhecidas são: almofadas, colchas, roupas para mulheres e crianças, enfeites e até mesmo bonecas.

Por exemplo, para fazer as bonecas como as da imagem os elementos usados são simples, e pode-se usar até mesmo restos de linha que se tiver em casa, misturando diferentes cores e tipos.

Bonequinhas de Crochê

Bonequinhas de Crochê

Além da linha, o material usado inclui alguns botões para os olhos, mas se não houver pode ser usada uma linha escura formando um simples círculo, como mostrado na figura.

O crochê, além de nos dar muitas possibilidades, é como uma terapia, você pode crochetar em qualquer lugar, e assim passar o tempo de uma maneira agradável e ainda fazendo lindas peças.

Bonequinho de Crochê

Bonequinho de Crochê

Este outro modelo de boneco é ainda mais fácil de fazer, as pernas são dois tubos que podem ser tecidos em círculo, sem costuras, assim como o pequeno corpo. Basta fazer as partes do corpinho, encher com restos de lã, ou outro material macio e unir. O boneco pode ser usado na decoração de quartos de bebê ou mesmo dar para uma criança brincar. Ao proporcionar diversão a uma criança você estará passando por uma deliciosa terapia.

Acessórios em Crochê

O crochê tem sido usado também para se fazer uma infinidade de acessórios como bolsas, cachecóis, sandálias, sapatilhas, echarpes, xales, colares, pulseiras, enfeites para o cabelo, chapéus, cintos, broches e muito mais! Uma simples peça em crochê pode ajudar a valorizar ainda mais o seu visual.

Roupas de Crochê

Roupas de Crochê

Observe na imagem a cima que uma echarpe feita em um tecido fino ganha muito mais charme com detalhes feitos em crochê. A peça fica ainda mais valorizada e pode ser usada até mesmo em ocasiões mais formais. Esse é um ótimo exemplo que comprova que o crochê pode fazer a diferença em uma grande variedade de peças.

Peças como echarpes e xales são mais comuns de serem vistas feitas em crochê. O que muitos não sabem é que é possível fazer até mesmo calçados em crochê. Claro que não se trata de uma peça comum que estamos acostumados a ver por aí, mas para quem possui um estilo próprio e gosta de inovar, as sapatilhas, sandálias e até mesmo botas de crochê são uma excelente pedida! Observe na imagem a cima que apenas a sola é feita em borracha, todo o restante da bota foi feito em crochê.

Bota de Crochê

Bota de Crochê

Não pense que para por aí, também é possível fazer colares e pulseiras em crochê. Veja na imagem abaixo que a modelo está pronta para uma festa usando um lindo colar preto em crochê. E não pense que por se tratar de uma peça tão bonita ela seja também difícil de ser feita, pelo contrário. Imagine que você está fazendo um caminho de mesa, as flores que formam o colar são apenas o “miolo” da peça. Basta fazê-las unidas ou deixar para montar ao final.

Colares de Crochê

Colares de Crochê

Outra peça de crochê que também é usada por muitas mulheres é o xale. Ele pode ser usado tanto de outono quanto inverno, e além de ser uma peça decorativa ajuda também a aquecer nos dias mais frios. O xale pode ser usado como cachecol ou também para cobrir os ombros. Observe na imagem abaixo como um xale deixa o visual ainda mais bonito. Veja como um simples casaco bege ganhou vida nova quando usado juntamente com a peça.

Xalé

Xalé

Essas peças foram apenas algumas amostras do que você irá aprender a fazer tendo como base este guia. Acompanhe as próximas dicas e veja como fazer, em detalhes, lindas peças em crochê para presentear, usar ou até mesmo vender!

Abreviaturas e Símbolos Comuns no Crochê

Antes de começar a aprender as receitas para fazer lindas peças em crochê, é importante ressaltar que as revistas, sites e livros especializados usam abreviaturas e símbolos para se referir a alguns objetos e ações usadas durante o processo.

Símbolos do Crochê

Símbolos do Crochê

Essas abreviaturas e símbolos podem até assustar as crocheteiras iniciantes, que não conseguem entender o que a receita está querendo dizer. Para acabar com esse problema e mostrar que as receitas de crochê são mais fáceis do que se imagina, iremos mostrar as abreviaturas e os símbolos mais comuns e o seu significado.

Os símbolos podem ser identificados através de uma tabela, como a mostrada ao lado.

  • p. – ponto
  • ag. – agulha
  • carr. – carreira
  • trab. – trabalhe
  • nov. – novelo
  • p.b. – ponto baixo
  • corr. – correntinha
  • p. a. – ponto alto
  • p. bx. – ponto baixíssimo
  • dim. – diminuir
  • laç. – laçada

Pode haver uma variedade maior de abreviaturas, mas depois de entender essas que são as principais ficará mais fácil identificar o significado das demais. Geralmente se trata de uma palavra pela metade, como no caso de “trab. – trabalhe”, por exemplo.

Material Necessário

Para começar a fazer lindas peças em crochê não é preciso de muita coisa, os materiais principais são a agulha própria e o novelo de linha. A agulha deve ser escolhida de acordo com o tipo de linha que se deseja usar. Para linhas finas use agulhas também finas, a mesma regra vale também para as linhas mais grossas, que devem ser usadas com agulhas grossas. As mais grossas costumam ser usadas para o crochê em barbante. Observe abaixo uma imagem que mostra dois dos tipos de agulhas mais usadas e suas medidas.

Material Necessário

Material Necessário

Depois das primeiras instruções, partiremos agora para as receitas. Fique ligada e aprenda a fazer peças incríveis!

Bijuterias em Crochê

O crochê também passou a fazer parte do mundo das bijuterias e agora é possível complementar o look usando peças incríveis e diferentes. As vantagens das bijuterias em crochê é que elas não enferrujam e não causam nenhum tipo de alergia à pele.

Bijuterias em Crochê

Bijuterias em Crochê

Muitas marcas estão se tornando famosas por criarem lindas peças em crochê. E o melhor é que você poderá fazer suas bijuterias de crochê em casa, com um custo baixíssimo. Poderá fazer tanto para uso próprio quanto para vender.

Uma das peças mais usadas na versão crochê é o colar, isso porque o estilo dos colares combina com o efeito que o material produz. Os colares em crochê são despojados e combinam com diversos estilos.

Acessórios em Crochê

Através do crochê também é possível fazer acessórios lindíssimos para compor o look e ficar com um visual incrível! A roupa pode ser básica, mas quando se capricha na hora de escolher um acessório o resultado final com certeza ficará incrível.

Neste tópico você irá aprender a fazer peças lindíssimas em crochê, como: echarpes, bolsas, xales e muito mais! Além disso, ao aprender um ponto para determinada peça você poderá usá-lo e criar seus próprios acessórios.

Acessórios em Crochê

Acessórios em Crochê

O crochê é uma arte que permite que você libere a sua criatividade, inovando nas cores, na aplicação de pedrarias, principalmente quando se trata da criação de acessórios.

Muitas pessoas têm preconceito com os acessórios feitos em crochê, isso porque julgam ser peças que possuem um estilo mais voltado para o hippie. Entretanto, através da imagem da bolsa mostrada acima podemos ver que isso não é verdade, veja como a bolsa possui um estilo clássico e elegante. Basta usar a cor e o tipo de linha certo para criar acessórios em diversos estilos, todos feitos em crochê. Acompanhe a seguir a receita de diversos acessórios.

Peças de Decoração

Não são apenas acessórios de moda que podem ser feitos em crochê, também é possível decorar diversos ambientes da sua casa. Peças como tapetes, cortinas, mantas, almofadas, toalhas de mesa e muito mais!

Peças de Decoração

Peças de Decoração

Com o crochê você irá dar um colorido todo especial para sua casa, mas se preferir poderá escolher linhas em cores mais claras para fazer suas peças decorativas. Além disso, irá encontrar uma ótima distração, pois fazer crochê é uma atividade extremamente agradável. Poderá usar sua criatividade para inovar ou adaptar as receitas, criando assim peças exclusivas.

Decorar a casa com peças em crochê dá ao ambiente um ar caseiro e aconchegante, com cara de casa da vovó. Além de poder decorar toda a sua casa, terá também a oportunidade de vender suas peças e ganhar um dinheiro extra. Acompanhe a seguir receitas incríveis e fáceis para fazer. Portanto, prepare as agulhas e as linhas e mãos à obra!

Considerações Finais Sobre o Guia de Crochê

Depois de ver tantas receitas bonitas e fáceis de fazer você poderá executá-las em casa e então ter lindos acessórios, bijuterias ou peças de decoração para usar, presentear ou vender. Fazer crochê é uma arte extremante agradável e depois que adquirir prática poderá criar suas próprias peças tendo como base nossos diagramas e medidas.

Tapetes em Crochê

Tapetes em Crochê

Passe seu tempo de maneira muito mais agradável e produtiva fazendo crochê. Essa é uma atividade para pessoas de todas as idades que desejam se distrair e ao mesmo tempo produzir peças bonitas e de grande utilidade, tanto decorativa quanto funcional. Solte toda a sua criatividade e deixe que suas mãos executem o trabalho fazendo mantas, almofadas, brincos, pulseiras, cachecóis e diversas outras peças em crochê.

32 comentários

  1. olá, gostaria muito de receber a receita desses ttrabalhos ,desde já agradeço!

  2. Adorei o site, consegui tirar minhas duvidas e agora gostaria muito de receber receitas de bicos e tapetes, desde já muito obrigada.

  3. Elisangela,

    Muito obrigado, excelente sugestão! vamos providenciar os artigos e em breve estarão no ar!

    Att

  4. Confira nosso artigo sobre bicos de crochê. E também sobre receitas de tapetes de crochê

  5. olá!! adorei os trabalhos que encontrei aqui!! tem alguns que eu adoraria fazer mas não tem a receita!!como posso fazer para conseguir as mesmas?!!desde já obrigada pela atenção!!

  6. Adorei, aprendi todos os pontos. Vou começar a fazer. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Ola, td bem? Adorei essesa videos, nunca fiz croche na minha vida más acho lindo e adimiro muito quem faz.Não sei nem colocar a linha na agulha rs rs mas, gostaria muito de aprender, seria possivel aprender só olhando os videos?

  8. Achei bem completo esse post. Só não aprende croche quem não quer!!
    Abraços

  9. eu adoro essa arte,tudo que fala sobre o croche eu tento estudar ler e adquirir

  10. Renata, que trabalho maravilhoso, estou admirada, meus parabéns, esses videos ficaram ótimos estou aprendendo varios ponto, REnata por favor vc poderia me ensinar o ponto segredo , pois eu estou fazendo meu primeiro xale de bebe e não sei fazer o ponto segredo, grata rose

  11. Minha cara colega de croche, sua idéia foi maravilhosa, ponto simples e básico para qualquer pessoa aprender croche, este tipo de trabalho manual e a minha terapia, pena que eu não tenha muito tempo para fazer.

  12. por favor amei esa flor me mande o grafico, gostaria de copiar. Vc esta de parabens seu saite tem lindos desenhos.

  13. Nossa!!!!!que maravilha.Parabéns. bjos

  14. croche é tao chato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. parabens pelo trabalho muito bonito continue fazendo mais para nós abraços!!

  16. olha vc esta de parabens ja sabia alguma coisa mais nao me lembrava mais ..estou tendo alas de choche em barbante…mais só agora vendo o seu trabalho que estou entendendo melhor e tirando todas as minhas duvidas….obrigadooooooooo,,,gra

  17. estou aprendendo agora adorei tenho apenas 16 aninhos e aprendi muito com vcs estão de parabésns e tenho fé que eu aprenderei o mais rapido possivel obrigado

  18. Eu amo crochê e tudo que for relacionado a ele. Trabalho com essa arte… sempre rsrsrs. Dê um pulo na minha lojinha tem uns produtinhos à venda lá.
    lojinhadamona.blogspot.com
    bjos

  19. por favor,
    quero aprender o ponto segredo das flores do algarve.

  20. o crochê e muito legal,eu aprendi a fazer a correntinha com 5 anos e agora tenho 12 e sou craque em crochê.bjosss

  21. nao se aproveita nada

  22. suas receitas de croche sao lindas. eu adoro ver trabalho lindos assim. beijossssssssssss

  23. Gostaria de saber se alguém poderia me enviar a receita do ponto margarida em crochê. Não uma margarida, mas o pontinho margarida, lindo e complicado. Só encontro gráficos. Obrigada.

  24. lindos trabalhos, só falta a receita do ponto margarida, tão lindo e complicado. bjos.

  25. roseli aparecida josé

    adorei suas receitas e os pontos de croche, gostaria de aprender a fazer rebordado , pois, estou fazendo um jogo para o banheiro , e tem que rebordar em volta do desenho que formam 4 losangos. obrigado.

  26. faco croche e o croche me distrai,e uma excelente terapia bjos!!

  27. faco croche e o croche me distrai!!

  28. Adoro crochê sou fã!!!!!!!!!!!!!

  29. adorei as receitas de croche,gostaria de saber como faco para fazer a assinatura da revista.

  30. Comecei a pouco a fazer crochê, gostaria de receber graficos explicativos de tapetes de barbante. Ainda tenho dificuldades para entender bem os graficos das revistas e acreditos que alguns vem com erro. Pois faço o que mostra no grafico e sempre falta pontos.

    tem algum grafico legal para iniciante.

    Desde já agradeço a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>