Moda Anos 30

Década de 30

Passa a euforia dos loucos anos 20. A crise de 1929 reflete também na moda. Os ricos, os milionários perdem o poder aquisitivo e o luxo e glamour da moda dos anos 20 passa por um amadurecimento na década de 30. As mulheres reencontram a sua feminilidade em trajes mais sensuais e as costas passam a serem mostradas para valorizar a silhueta deste novo tempo. Muitos apostam que foram os trajes de banho que valorizaram as costas da mulher e trouxeram aos vestidos este detalhe mais acentuado. Homens e mulheres encontram em seus ídolos do cinema estilos e característica de vestir e viver. Chanel continua fazendo moda na década de 30 e seu estilo se firma dividindo agora as passarelas da moda com roupas para desfile de estilistas de outras nacionalidades inclusive um americano que faz sucesso em Paris.

Moda Anos 30

Moda Anos 30

Moda feminina da década de 30

Com a emancipação de uma grande parcela das mulheres na década anterior, na década de 30 estas mulheres investem num estilo de vida mais esportivo, mais despojado, mais saudável. O uso da bicicleta neste período influencia a moda roupa feminina surgindo os shorts e os óculos escuros passam a ser acessório básico para esta mulher que anda de bicicleta, vai à praia e expõe seu corpo aos raios do sol exibindo uma vitalidade e uma alegria que expressa a estética feminina. Os modelos clássicos e confortáveis para a mulher que trabalha duro fazem parte destes tempos de pós crise.

Feminina

Feminina

As saias com fendas para facilitar o deslocamento, os terninhos retos com estilo quase militar são reflexos dos tempos de guerra vividos e que trazem um ar de sobriedade e responsabilidade à nova mulher neste contexto histórico. Mas a mulher não perde sua feminilidade e nas festas usa vestidos longos e sensuais valorizando suas costas que ficam nuas destacando os ombros e valorizando a cintura. Ainda com as revistas francesas como referências de moda, a década de 30 já apresenta produções brasileiras em moda de forma a valorizar o nosso clima e o estilo de vida próprio brasileiro.

História

História

Consequências da década de 30 para a moda no Brasil

Na década de 30 começam os desfiles de moda no Rio de Janeiro com peças criadas por brasileiros. Mena Fiala cria e expõem suas peças em desfiles que abrem a história da moda e beleza da mulher brasileira. Embora a França continue sendo o celeiro da moda mundial as características locais passam a integrar as novas peças atendendo ao apelo de um público que agora já tem referências sociais e culturais próprias que foram despertadas a partir da Semana da Arte Moderna. A Semana de Arte Moderna marcou a história brasileira porque trouxe ao conhecimento de todos grandes vultos em áreas como arquitetura, literatura e pintores que continuam sendo destaques até os dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>